Humor, o que é? – Humor negro, senso de humor e a importância de rir

Embora seja a primeira coisa que vem à mente, humor não está ligado apenas a piadinhas. Saiba o que o termo significa em suas várias versões.

A princípio, para você, humor é aquilo que sentimos quando vemos um filme de comédia, ou bebemos com os amigos? Bom, você não está de todo errado, mas está tendo uma visão limitada sobre o assunto.

Basicamente, humor é de origem latina, e vem da palavra “humore“. De modo geral, ele significa a disposição do ânimo de uma pessoa de acordo com o seu estado de espírito. Inclusive, é justamente por isso que costumamos afirmar que uma pessoa está de bom ou mau humor.

Enquanto isso, para a psicologia, o humor pode ser relativo à uma atitude agradável que realça o grotesco do comportamento de uma pessoa. Aliás, esse comportamento se caracteriza por ser cômico. Vale destacar que o cômico, contudo, não é sinônimo de piadas maldosas.

De modo geral, a expressão humorística iniciou-se com alguns artistas plásticos, que procuravam expressar críticas sociais, políticas e religiosas através das caricaturas. Basicamente, essas caricaturas eram pinturas cômicas de outras pessoas.

E humor negro, o que é?
Afinal, o que é o humor? E o que significa o humor negro?

Afinal, o que é o humor? E o que significa o humor negro?

Segredos do Mundo
Fonte: Criatives

A priori, o humor negro consiste naquelas “piadas” que têm intuito de ser engraçadas. Porém, de forma errada.

Isso porque o engraçado para essas pessoas, normalmente, é inferiorizar seu interlocutor, ou então desrespeitar, ser anti-ético e cruel. Desse modo, esse tipo de “piada” normalmente predomina elementos absurdos.

Sobretudo, o humor negro geralmente inclui piadas que tendenciam para o lado macabro e grotesco. Até porque focam em aspectos negativos, absurdos e intoleráveis. Como por exemplo, piadas sobre doenças, relacionadas com morte, e de cunho preconceituoso.

Por isso, ele se difere do cômico, da caricatura e das piadas engraçadas.

Anedotas, o que são? – 5 mais hilárias para chorar de rir × O que é o senso de humor?
Afinal, o que é o humor? E o que significa o humor negro?

Afinal, o que é o humor? E o que significa o humor negro?

Segredos do Mundo
Fonte: Super comentário

Sobretudo, o senso de humor é uma qualidade própria de quase todo ser humano. Inclusive, as pessoas que têm essa característica ressaltada, normalmente, são aquelas mais dispostas com a vida, que não se chateiam por qualquer motivo e que sabem ver o lado bom em situações mais difíceis.

Aliás, essas pessoas normalmente costumam rir dos seus próprios problemas e dificuldades. De modo geral, são aquelas pessoas que sabem os momentos e assuntos apropriados para se fazer uma piada ou comentário engraçado.

Vale destacar que o senso de humor é identificado de diversos tipos. Como por exemplo, o senso de humor britânico, que é aquela piada sarcástica e irônica. Além dele, tem também o senso de humor negro, que já explicamos; e outros.

Importância do senso de humor
Afinal, o que é o humor? E o que significa o humor negro?

Afinal, o que é o humor? E o que significa o humor negro?

Segredos do Mundo
Fonte: Universa

Sobretudo, como já foi constatado por alguns especialistas, o senso de humor é algo benéfico à saúde. Basicamente, isso se dá porque as pessoas que não têm essa característica mais alegre são mais propensas a desenvolver estados de stress. E também podem se tornar menos produtivas profissionalmente. Isso, certamente, se mencionar os possíveis problemas físicos.

De modo geral, além de ser ótimo para a saúde, o senso de humor também pode ser o responsável por refrescar e adocicar aqueles momentos mais amargos da vida. Inclusive, o psicanalista Sigmund Freud descobriu que é através desses momentos divertidos do cotidiano é que o inconsciente se expressa.

Ou seja, aqueles momentos gostosos e saborosos da nossa vida normalmente nos ajudam a revelar nossos desejos e nossos sentimentos mais profundos. Então, ria mais, se divirta mais e esqueça dos problemas por algumas horas. Até porque a vida é muito curta para você não saboreá-la da forma que deveria.

Você gosta de rir?
Afinal, o que é o humor? E o que significa o humor negro?

Afinal, o que é o humor? E o que significa o humor negro?

Segredos do Mundo
Fonte: Mini lua

A princípio, se você é aquele tipo de pessoa que não gosta de rir, e que não vê mágica na risada, é preciso mudar essa concepção. Aliás, ousamos dizer que você precisa mudar esse estilo de vida. Até porque o riso pode nos ajudar a ficar mais relaxados, renovados e mais dispostos para enfrentar novos desafios.

Inclusive, sabe aquela gargalhada gostosa que você dá com pessoas queridas? Então, esses momentos podem ser mais relaxantes até mais do que terapias e tarefas realizadas com sucesso. Sobretudo, é importante também sempre manter o equilíbrio.

Pois, você rir e dar gargalhadas de momentos ruins e desagradáveis não é correto. Portanto, mantenha sempre o senso ético e ria de coisas saudáveis.

Você, aliás, já exercitou seu senso de humor hoje? Já deu uma boa gargalhada? Se ainda não, venha conferir mais uma matéria do Segredos do Mundo: Anedotas, o que são? – 5 mais hilárias para chorar de rir

Fontes: Significados, Significados, A mente é maravilhosa 

Imagem de destaque: Bluewin

Essa matéria Humor, o que é? – Humor negro, senso de humor e a importância de rir foi criada pelo site Segredos do Mundo.