Segredos do Mundo Ibogaína – o que é, quais seus efeitos e por que é proibida no Brasil

Ibogaína – o que é, quais seus efeitos e por que é proibida no Brasil

Você já ouviu falar sobre o principio ativo chamado Ibogaína? Nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ele. O post Ibogaína – o que é, quais seus efeitos e por que é proibida no Brasil apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Você já ouviu falar em Iboga? Basicamente é uma planta africana, muito usada em rituais espirituais na África e na América Central. Nela, podemos encontrar um principio ativo chamado Ibogaína.

Primeiramente, a planta que possui Ibogaína pode ser encontrado em alguns países como Camarões, Gabão, Congo, Angola e Guiné Equatorial. Além disso, sua venda é proibida no Brasil.

A Iboga é usada para desintoxicar o corpo e a mente, ajudando no tratamento contra o uso das drogas. Apesar disso ela é capaz de produzir grandes alucinações.

Apesar de ser proibida no Brasil, a Anvisa autoriza sua compra após comprovação de receita médica. Também é preciso que sejam apresentados laudo médico e termo de responsabilidade firmado por médico e pelo paciente, tornando possível o tratamento com a planta em clínicas particulares.

Utilidade da Ibogaína
O que é Ibogaína, quais os efeitos e porque é proibida no Brasil

O que é Ibogaína, quais os efeitos e porque é proibida no Brasil

Segredos do Mundo

Inicialmente, não existe comprovação científica de que a ibogaína possa funcionar. Ainda assim ela pode ser usada para ajudar a reduzir os sintomas de dependência de drogas como crack, cocaína, heroína, morfina e outras, e ainda elimina completamente a vontade de usar drogas

Além disso, nos países africanos essa planta também pode ser usada em caso de fadiga, febre, cansaço, dor de estômago, diarreia, problemas do fígado, impotência sexual e contra a AIDS. Porém, é necessário mais estudos que possam comprovar sua eficácia e dose de segurança. Por isso ainda não é liberada no Brasil.

Sigmund Freud, quem foi? 9 fatos curiosos sobre o pai da psicanálise × Porque a Ibogaína é proibida no Brasil?
O que é Ibogaína, quais os efeitos e porque é proibida no Brasil

O que é Ibogaína, quais os efeitos e porque é proibida no Brasil

Segredos do Mundo

A ibogaína e a própria planta chamada Iboga não podem ser vendidas no Brasil e em vários outros países. Como já foi dito, isso ocorre porque não existem comprovações científicas da sua eficácia e segurança em humanos. Além disso, a planta é tóxica, tem um grande efeito alucinógeno e pode levar a doenças psiquiátricas porque atua diretamente no sistema nervoso central.

Inicialmente há estudos que indicam que um tratamento de 4 dias com o chá de Iboga foi suficiente para eliminar a dependência química. Apesar disso, já está comprovado que doses elevadas podem causar efeitos colaterais desagradáveis como febre, batimento cardíaco acelerado e morte.

Por fim, para que ela fosse liberada aqui, seria necessário mais estudos para evidenciar o benefício, a forma de atuação e a dose segura para que a Iboga possa ser utilizada para fins medicinais.

Efeitos da Ibogaína
O que é Ibogaína, quais os efeitos e porque é proibida no Brasil

O que é Ibogaína, quais os efeitos e porque é proibida no Brasil

Segredos do Mundo

Primeiramente, a ibogaína pertence à família dos alucinógenos. Ao comer a planta Iboga ou tomar o seu chá, seguindo suas instruções de uso, pode haver uma purificação do corpo e da mente. Segundo relatos existem muitas pessoas que podem achar que estão saindo do seu corpo.

Seu consumo provoca visões e acredita-se que seja possível encontrar-se com espíritos. Apesar disso, ela também pode desencadear quadros psiquiátricos graves, induz ao coma, e pode causar a morte.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Ora-pro-nóbis, conheça a planta que contém 25% de proteína!

Fonte: Tua Saúde

Imagens: Iboga Fatos Desconhecidos Capital Remoções Bella Clinic

O post Ibogaína – o que é, quais seus efeitos e por que é proibida no Brasil apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Últimas