Segredos do Mundo Iguanas – Origem, reprodução, hábitos e como vivem

Iguanas – Origem, reprodução, hábitos e como vivem

As iguanas são répteis facilmente encontrados nas Américas. No Brasil elas vivem em todos os biomas, ou seja, estão em todo país.

Tem tornado-se cada vez mais comum ver iguanas como animais de estimação. Muitos buscam por elas por serem diferentes e não necessitarem de tanta atenção como um cachorro, por exemplo. Mas a verdade é que as iguanas, mesmo não precisando de tanto carinho, necessitam de um ambiente adequado e muita dedicação para se manterem saudáveis.

As iguanas são répteis de sangue-frio. A temperatura do seu corpo é regulada a partir da temperatura do ambiente. Ou seja, se as condições do ambiente não estiverem de acordo com o seu corpo, seu metabolismo não vai funcionar de forma correta. As iguanas brasileiras se adaptam melhor a um clima quente, assim como o do país.

Apesar de serem animais bem simples, elas precisam de um local adequado para viver, semelhante ao seu habitat natural. É necessário que seu terreno tenha muita luz e um clima quente. Porque as iguanas são animais diurnos e precisam do calor para manter sua temperatura corporal. E também ter sua alimentação correta, com frutas, folhas e verduras. Como será que vivem esses animais em seu verdadeiro habitat?

Origem das iguanas

Iguanas - Qual seu habitat natural, qual sua origem e como vivem?

Iguanas - Qual seu habitat natural, qual sua origem e como vivem?

Segredos do Mundo
Tripadvisor

As iguanas são lagartos. Fazem parte da ordem Squamata e pertencem a família Iguanidae. Essa família pode ser encontrada em todas as Américas, em quase todas ilhas oceânicas que estão ligadas ao continente, ilhas do centro-oeste do Pacífico e Madagascar.

Os animais que fazem parte dessa família têm a língua carnosa e um grande número de escamas irregulares na cabeça. Eles podem ser encontrados em todos os biomas brasileiros. Isso porque conseguem viver em diferentes habitats e micro-habitats. Esses lagartos podem ser encontrados vivendo em árvores, no chão, próximo d’água e sobre rochas.

Alguns acreditam que esse animal não fica muito grande, mas eles podem chegar a ter até 1,80 metros de comprimento e pesar 6kg quando atingem a fase adulta. Quando jovens, as iguanas são verdes e costumam possuir entre cinco e seis faixas mais escuras no corpo e várias na cauda. Ao passo que, quando ficam adultas, sua cor é mais escura, quase marrom, podendo até ficar cinza. Além disso elas possuem uma crista que vai da nuca até a ponta da cauda. Possui escamas pequenas e irregulares no dorso e no flanco, enquanto as que ficam sob a abertura do ouvido são grandes e redondas. As ventrais são um pouco maiores que as dorsais e são lisas.

Animais de sangue frio – 23 espécies que mantêm a temperatura baixa

×

Reprodução
Iguanas - Qual seu habitat natural, qual sua origem e como vivem?

Iguanas - Qual seu habitat natural, qual sua origem e como vivem?

Segredos do Mundo

PixabayÉ com dois ou três anos que esses animais atingem a maturidade sexual. Diferentemente de outros animais, os lagartos fêmeas também disputam pelo macho dominante. Isso porque esses animais só conseguem copular uma vez ao dia. Os machos também disputam entre si para conseguir chegar até às fêmeas.

Quando grávidas, as fêmeas se deslocam para as margens do rio. Lá elas fazem buracos para criar seus ninhos e formar suas colônias. Esses animais conseguem botar de 9 a 71 ovos. A reprodução ocorre em uma única estação do ano, ou seja, é sazonal. Portanto na maioria dos locais onde é possível encontrar a espécie a desova acontece no início da seca.

Hábitos

Iguanas - Qual seu habitat natural, qual sua origem e como vivem?

Iguanas - Qual seu habitat natural, qual sua origem e como vivem?

Segredos do Mundo
Farm and Dairy

As iguanas vivem a maior parte da sua vida em árvores e sobre as águas. É possível encontrar alguns no chão, mas em sua maioria são fêmeas que estão construindo o seu ninho. Elas são animais diurnas e herbívoras. Podem se alimentar de folhas, flores, brotos e frutos. Assim como outros lagartos, elas ficam no sol para conseguir manter uma temperatura corporal mais alta, com efeito de facilitar sua digestão.

Os machos são animais territorialistas e sempre buscam por um território maior. Isso porque quanto maior o seu espaço, mais fêmeas ele terá acesso, assim como maior número de recursos para sobreviver. As iguanas interagem entre si por:

Sinais visuais Secreções químicas produzidas pelas glândulas femorais Embates físicos entre indivíduos do mesmo sexo.

Ao se sentir ameaçado, essa espécie é capaz de usar a sua cauda contra o predador como um chicote. Ele também morde para tentar se defender.

Gostou da matéria? Que tal ficar ainda mais por dentro do mundo animal? Em sequência leia: Curiosidades sobre animais – 42 fatos que você ainda não sabia

Imagens: Noticiasaominuto, Pixabay, Tripadvisor, Farmanddairy

Fontes: Infoescola, Petz, saudeabril

Essa matéria Iguanas – Origem, reprodução, hábitos e como vivem foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas