Segredos do Mundo Jaguar, o que é? Origem, características e curiosidades

Jaguar, o que é? Origem, características e curiosidades

O jaguar é considerado o maior felino do continente americano, ainda que seu tamanho físico varie de acordo com a localização geográfica. Essa matéria Jaguar, o que é? Origem, características e curiosidades foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Em primeiro lugar, jaguar é uma adaptação da palavra tupi ya’wara, cuja designação está associada popularmente à onça-pintada. Basicamente, essa expressão em tupi não se adaptou tão bem na língua portuguesa dentro do Brasil. Portanto, ainda que em Portugal e outros países utilizem da expressão jaguar para designar esse animal, é comum encontrá-lo sobre a nomenclatura de onça.

Nesse sentido, o jaguar é considerado o maior felino do continente americano, ainda que seu tamanho físico varie de acordo com a localização geográfica. No geral, é caracterizado pelo padrão da pelagem, pois apresenta grandes rosetas negras com pequenas pintas no centro. Apesar disso, ainda existem espécies com pelagem totalmente negra, cujas manchas são mais difíceis de visualizar.

Além disso, o jaguar costuma ser um animal popular devido à fabricante de veículos britânica. Desse modo, a logomarca envolve a figura do animal saltando, o que popularizou a ideia de potência e velocidade nos veículos, pois criou-se uma associação com as características desse felino.

Jaguar, o que é? Origem, características e curiosidades

Jaguar, o que é? Origem, características e curiosidades

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

Características gerais do jaguar

Primeiramente, o jaguar costuma ser considerado o terceiro maior felino do mundo, pois pode pesar mais de 100kg e chega a medir 2,75m em alguns casos. Entretanto, está atrás do tigre (Panthera tigris) e do leão (Panthera leo). Nesse sentido, é um mamífero carnívoro da família Felidae, encontrado principalmente nas Américas.

Apesar da semelhança com o leopardo, estima-se que esse animal  seja biologicamente mais próximo do leão, quando se pensa em evolução das espécies. No que diz respeito ao seu habitat, os jaguares costumam se encontrar em ambientes de florestas tropicais, mas que não ultrapassam os 12000m de altitude.

Para além das características morfológicas, o jaguar costuma ser uma espécie noturna e solitária. Além disso, encontra-se no topo da cadeia alimentar, podendo se alimentar de qualquer animal que seja capaz de capturar. Como consequência, faz parte da manutenção de ecossistemas, e o fato de estar em risco de extinção significa um perigo para alguns sistemas biológicos.

Ainda levando em conta seus hábitos alimentares, esse felino apresenta uma mordida poderosa, sendo capaz de perfurar até cascos de tartaruga. Apesar disso, costumam fugir dos seres humanos e somente atacam quando seus filhotes estão em perigo. Ademais, alimentam-se majoritariamente de grandes herbívoros.

Normalmente, os jaguares vivem cerca de 30 anos, o que está bem acima da média em relação a outros felinos. Por fim, seus hábitos reprodutivos envolvem as fêmeas, que alcançam a maturidade sexual com cerca de dois anos de idade. Em contrapartida, os machos somente o alcançam entre os 3 e 4 anos.

Nesse sentido,  estima-se que os nascimentos podem ocorrer durante todo o ano, quando a cópula é constante. Porém, costumam acontecer majoritariamente no verão, e cada fêmea pode gerar até quatro filhotes.

Risco de extinção

Atualmente, o jaguar faz parte da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, porém, essa espécie enquadra-se na categoria de quase ameaçada. Em outras palavras, isso é um indicativo de que no futuro pode ser que o felino entre em perigo de extinção.

Em resumo, a situação de risco dos jaguares tem relação com a exploração do seu habitat natural pelo ser humano. Como consequência, essas espécies têm transitado em regiões rurais onde há presença humana, causando acidentes domésticos enquanto procura por alimento.

Além disso, a caça predatória tem atuado na diminuição do número de animais encontrados na natureza. Ainda que seja considerada ilegal, a depredação do habitat natural ddessa espécie, por meio da degradação de terras para agricultura e pastagem, por exemplo, representam grandes ameaças para a existência desse animal.

Jaguar, o que é? Origem, características e curiosidades

Jaguar, o que é? Origem, características e curiosidades

Segredos do Mundo
Fotografia de um jaguar melânico, também conhecido como pantera negra – Fonte: Pixabay

Curiosidades sobre o jaguar

Normalmente, a principal dúvida sobre o jaguar está relacionada à diferença entre essa espécie e a pantera. Em resumo, a ciência explica que ambas designação referem-se ao mesmo animal. Entretanto, pantera costuma ser o nome do animal que apresenta apenas uma variação na pelagem, como consequência da alta concentração de melanina.

Desse modo, somente a nomenclatura e as características ficas diferencia essas espécies. No geral, compartilham os mesmos hábitos, mas a pantera negra representa somente 6% da população total de jaguares. Ademais, existem animais albinos dentro dessa mesma espécie, porém costumam ser mais raras.

Além disso, esse animal é visto como o Guardião da Floresta em algumas culturas, em especial nas comunidades indígenas originárias. Assim como o leão é visto como o rei da floresta, o jaguar aparenta ser o responsável pela transformação da vida na natureza.

Nesse sentido, antropólogos acreditam que essa denominação surja não só das culturas tradicionais, pois parecem estar associadas ao papel biológico desse animal no meio ambiente. Como citado anteriormente, o jaguar é um predador de topo de cadeia, o que o transforma em um importante regulador das populações de algumas espécies de presas.

Por fim, estima-se que essa espécie pode ficar até uma semana sem comer, dependendo das condições em que se encontra. Porém, ainda é capaz de devorar até 20kg de carne em um único dia.

E aí, gostou de conhecer sobre o jaguar? Então leia sobre Bicho-folha, o que é? Origem, espécie e características.

Fontes: Aventuras na História | Zoo | Jaguar Brasil | Segredos do Mundo

Imagens: Pixabay

Essa matéria Jaguar, o que é? Origem, características e curiosidades foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas