Segredos do Mundo Lavar as mãos – Quando e como fazer para manter-se livre de germes

Lavar as mãos – Quando e como fazer para manter-se livre de germes

Lavar as mãos é um dos principais fundamentos da higiene básica e pode evitar a contaminação e a transmissão de uma série de infecções Essa matéria Lavar as mãos – Quando e como fazer para manter-se livre de germes foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O ato de lavar as mãos é negligenciado com alguma frequência no nosso dia-a-dia. Entretanto, fazer a higiene básica das mãos pode ser o suficiente para prevenir uma série de doenças com efeitos graves.

Isso acontece porque micro-organismos podem ser transmitidos entre as pessoas de formas simples e variadas. Entre as principais delas, por exemplo, estão tocar o rosto com as mãos contaminadas, preparar alimentos sem lavar as mãos, tocar em superfícies e objetos sujos ou tossir e espirrar diretamente nas mãos.

Dessa maneira os germes das mãos podem entrar em contato com o corpo e provocar diversas condições. Além de gripes e resfriados comuns, é possível se contagiar com infecções hospitalares e respiratórias, diarreia e vírus mais poderosos, como H1N1 ou COVID-19.

Hábito de higiene básica

Lavar as mãos - como e quando fazer para se manter livre de germes

Lavar as mãos - como e quando fazer para se manter livre de germes

Segredos do Mundo
The Guardian

Segundo estimativas globais, mesmo quando analisamos os costumes de higiene básica em nações mais ricas, apenas cerca de 50% das pessoas lavam as mãos apropriadamente após usar o banheiro.

Ainda que a descoberta que lavar as mãos tenha sido uma das mais importantes da humanidade, ainda hoje metade da população não aderiu ao hábito. No século XIX, por exemplo, a adoção do hábito foi capaz de dobrar a expectativa de vida em alguns países.

Além disso, um estudo realizado em 2006 descobriu que os efeitos da limpeza das mãos têm impacto direto na saúde. Segundo os dados, lavar as mãos com frequência pode reduzir o risco de contaminação de infecções respiratórias de 6% a 44%.

Quando lavar as mãos

Lavar as mãos - como e quando fazer para se manter livre de germes

Lavar as mãos - como e quando fazer para se manter livre de germes

Segredos do Mundo
Philly Voice

As principais situações que exigem uma boa higiene das mãos são aquelas em que você está mais propenso a espalhar ou contrair germes.

As situações que envolvem alimentação, por exemplo, exigem uma boa limpeza das mãos. O ideal é lavar antes, durante e depois de preparar comidas, bem como antes de comer.

Lembre-se sempre de lavar as mãos depois de atividades rotineiras, como ir ao banheiro, cuidar de ferimentos, assoar o nariz ou lidar com lixo.

Também é recomendado lavá-las sempre que entrar em contato com potenciais transmissores de doenças. Depois de tocar em animais, por exemplo, é fundamental. O mesmo vale para após o cuidado de pessoas com doenças que incluam vômito ou diarreia, ou mesmo depois de trocar fraldas (mesmo que o bebê esteja saudável).

Como lavar as mãos

Lavar as mãos - como e quando fazer para se manter livre de germes

Lavar as mãos - como e quando fazer para se manter livre de germes

Segredos do Mundo
healthline

Você realmente sabe como lavar as mãos corretamente? Independente da resposta, vamos reforçar:

Molhe as mãos com água limpa e corrente. Em seguida, desliga a torneira e aplique o sabão; Esfregue as mãos ensaboadas umas nas outras. Não se esqueça de limpar as costas da mão, entre os dedos e sob as unhas; Continue a esfregar cada parte das duas mãos por ao menos 20 segundos para garantir a higiene; Enxague as mãos em água limpa e corrente; Seque as mãos com a ajuda de uma toalha limpa ou ar quente.

Outras recomendações

Lavar as mãos - como e quando fazer para se manter livre de germes

Lavar as mãos - como e quando fazer para se manter livre de germes

Segredos do Mundo
Smart Parents

Tempo: para garantir a higienização das mãos, o ideal é gastar cerca de 20 a 30 segundos no processo. A recomendação também vale para quem vai lavar as mãos com álcool gel. Uma boa dica é cantar a música do Parabéns para você duas vezes enquanto faz a limpeza.

Crianças: se você precisa ajudar uma criança a lavar as mãos, tente oferecer uma torneira que ela possa alcançar. Quando isso não acontecer naturalmente, procure colocar um banquinho para que a criança faça todo o processo sozinha. Existem algumas canções de grupos infantis voltados especialmente para ajudar nesse momento.

Água morna ou fria: a temperatura da água não faz diferença na hora de lavar as mãos. Desde que você siga os passos corretos e não se esqueça de usar sabão, o processo é eficaz para eliminar vírus e germes.

Álcool em gel: apesar de indicado como substituto do sabão para fazer a higiene básica das mãos, o álcool em gel não é completamente eficaz contra todos os tipos de bactérias ou vírus. No entanto, é uma medida altamente eficiente para combater a maioria dos patógenos, especialmente pela conveniência quando se esta fora de casa.

Fontes: Brasil Escola, CDC, Agência Brasil, BBC, Unicef

Imagens: Insider, The Guardian, Philly Voice, healthline, Smart Parents e Ao Vivo de Brasília.

Essa matéria Lavar as mãos – Quando e como fazer para manter-se livre de germes foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas