Segredos do Mundo Letra Y, qual a origem? Afinal, é uma consoante ou uma vogal?

Letra Y, qual a origem? Afinal, é uma consoante ou uma vogal?

A letra Y foi incorporada ao alfabeto português após a reforma ortográfica, no entanto, especialistas ainda não entraram em consenso sobre a classificação. Essa matéria Letra Y, qual a origem? Afinal, é uma consoante ou uma vogal? foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Após o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, a letra ‘Y’ foi incorporada ao alfabeto, juntamente com as letras ‘K’ e ‘W’. No entanto, o que diz respeito sobre sua classificação gera dúvidas até mesmo em especialistas. Afinal, a letra Y é uma consoante ou uma vogal? Em suma, as vogais e consoantes são denominadas de fonemas, ou seja, unidade mínima da língua. Dessa forma, ao serem articulados pela boca, os fonemas formam as palavras.

Ademais, um fonema é considerado uma vogal quando seu som é emitido com livre passagem do ar pela boca, agora quando há algum obstáculo a essa passagem ou uma interrupção do ar, trata-se de uma consoante. Dessa forma, especialistas chegaram a conclusão de que a classificação das letras como vogal, semivogal ou consoante está relacionado com a análise dos fonemas que representam. Portanto, a letra K sempre será uma consoante, enquanto que a letra W vai depender da pronúncia da palavra, por isso pode ser tanto uma vogal, como uma consoante.

Por fim, a letra Y representa uma vogal, já que foi traduzida do alfabeto grego como ‘i’ e permanece com esse som nas palavras que é utilizada. Apesar de que, em certas palavras, a letra Y pode representar uma semivogal, por exemplo, na palavra aportuguesada de origem inglesa ‘layout’. Portanto, o que define se uma letra é vogal, semivogal ou consoante será o som que ela representa.

Origem da letra Y

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
English Live

A origem da letra Y provém do alfabeto fenício, sendo adotada posteriormente pelos gregos. Dessa forma, a letra recebeu o nome de ‘upsilon’, sendo que seu som era o mesmo da letra U, portanto, era considerada como uma vogal. Ademais, algum tempo depois, a letra Y também foi adotada no alfabeto latino, que foi quando sua pronúncia mudou para o mesmo som da letra ‘i’.

Inicialmente, nas línguas de origem europeia a letra Y não fazia parte do alfabeto português. No entanto, após a reforma ortográfica, a letra foi adicionada ao alfabeto português oficialmente. Entretanto, a letra Y é mais utilizada em nomes próprios ou em palavras de origem estrangeira.

Consoante ou vogal?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Youtube

Para alguns especialistas a letra Y seria considerada como uma consoante na língua portuguesa. Pois ela funciona como uma semivogal, já que, assim como as consoantes, não forma uma sílaba sozinha. Então, como a semivogal é mais próxima de uma consoante do que de uma vogal, sua classificação seria como consoante.

Entretanto, há especialistas que discordam com essa classificação, pois eles consideram apenas a pronúncia da letra Y. Ou seja, como ela representa o som da vogal ‘i’, o Y deve ser classificado como vogal.

No entanto, com uma análise mais detalhada, a classificação da letra Y dependerá de como ela aparece na sílaba, ou seja, a letra será classificada como:

Vogal – quando for à base da sílaba, por exemplo, chantilly. Semivogal – quando estiver apoiada em uma vogal, por exemplo, motoboy. Ditongo oral decrescente – por exemplo, na palavra byte, onde é pronunciada como ‘AI’. Ademais, há algumas raras exceções em que a letra Y pode representar o grafema ‘J’, por exemplo, em nomes estrangeiros, aonde o Y vem seguido da letra A, ‘Yaci’ (Jaci).

Em suma, para chegar a classificação correta da letra , é preciso levar em consideração o som que ela representa. Portanto, fazer uma análise fonética detalhada em cada palavra é essencial ao invés de apenas classificá-la como vogal ou consoante. Apesar de que, muitos especialistas ainda não entraram em um consenso sobre a classificação correta da letra Y no alfabeto.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Idiomas mais antigos do mundo – Quais são, origens e curiosidades.

Fontes: Escola Educação, Brasil Escola, Só Português

Imagens: Youtube, English Live, Elo7

Essa matéria Letra Y, qual a origem? Afinal, é uma consoante ou uma vogal? foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas