Segredos do Mundo Língua geográfica, o que é? Sintomas e como tratá-la

Língua geográfica, o que é? Sintomas e como tratá-la

Glossite migratória ou língua geográfica é uma inflamação inofensiva que afeta a membrana mucosa da língua, causando manchas e lesões. Essa matéria Língua geográfica, o que é? Sintomas e como tratá-la foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A língua geográfica é uma doença inflamatória que afeta a superfície da língua humana. Também chamada de glossite migratória benigna, esta condição pode causar desconforto na língua e aumentar a sensibilidade a certas substâncias, como temperos, sal e até doces.

Desse modo, quando alguém sofre desta condição, a superfície e os lados da língua parecem lisos, com uma cor avermelhada e muitas vezes com bordas ligeiramente levantadas, lembrando um mapa geográfico. Além disso, em alguns casos, a doença não se localiza apenas na língua, mas também em diferentes áreas da boca.

Portanto, se não forem tratados, os sintomas da língua geográfica podem persistir por vários dias ou meses. Na maioria das vezes, pode desaparecer por conta própria, e reaparecer depois. Embora a língua geográfica não seja uma condição séria, é preciso ficar atento ao notar pequenas saliências vermelhas na língua.

Sintomas de língua geográfica

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Muitas vezes, a aparência da língua geográfica é incomum e pode parecer algo grave, no entanto, a condição é completamente benigna. Na verdade, algumas pessoas podem nem perceber que têm a doença até que ela seja notada durante um exame, ou até mesmo uma visita rotineira ao dentista. As características e sintomas comuns de glossite migratória benigna, incluem:

Manchas calvas ou lesões na superfície da língua Descoloração da língua, geralmente manchas brancas Áreas levantadas na língua com uma borda definida As vezes, as lesões podem aparecer em outras áreas da mucosa do corpo, como os lábios.

Causas de glossite migratória benigna

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A causa da língua geográfica é desconhecida e não há como prevenir a doença. Por outro lado, alguns estudos apontam que pode haver uma ligação entre a língua geográfica e a psoríase. Porém, mais pesquisas são necessárias para entender melhor as possíveis conexões. Ademais, estudos de fatores que podem estar associados a um risco aumentado de língua geográfica produziram resultados diversos. Em outras palavras, fatores que provavelmente estão associados a um risco aumentado incluem:

Algumas pessoas com língua geográfica têm histórico familiar do distúrbio, portanto, fatores genéticos herdados podem aumentar o risco. Língua fissurada Causas relacionadas à dieta (sensibilidades alimentares e deficiências nutricionais) Alergias (metais e ambientais) Causas relacionadas a hormônios (uso de anticoncepcionais orais) Condições dermatológicas (psoríase e eczema ) Doenças autoimunes e outras condições inflamatórias Doenças crônicas (diabetes) Distúrbios hereditários (doença granulomatosa crônica)

Tratamento para língua geográfica

Língua geográfica: o que é, sintomas e como tratá-la

Língua geográfica: o que é, sintomas e como tratá-la

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A glossite migratória benigna pode ser passageira ou duradoura. Ou seja, essa condição pode continuar por dias, meses ou anos. Apesar de geralmente se resolver por conta própria, não significa que não há recorrência.
Se a condição for acompanhada por dor ou desconforto persistente, o médico ou dentista pode prescrever:

Analgésicos Enxaguantes bucais com anestésicos Um plano nutricional Anti-inflamatórios Evitar fumar

Por fim, embora a glossite migratória benigna geralmente não exija medicação, aqueles que sentem dor podem se beneficiar do tratamento com esteroides tópicos, anti-histamínicos ou bochechos calmantes. Por isso, se uma mancha vermelha sangra, aumenta de tamanho, desenvolve contornos ou superfície irregulares, causa dor ou persiste por mais de várias semanas, deve-se consultar um médico para descartar uma lesão mais grave, como câncer de língua por exemplo.

Então, gostou de saber mais sobre língua geográfica? Pois, leia a seguir: O que é bicho geográfico? Causas, sintomas e tratamento da infecção

Fontes: Tua Saúde, Colgate, Dr. Drauzio Varella, APS

Fotos: Pinterest

Essa matéria Língua geográfica, o que é? Sintomas e como tratá-la foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas