Segredos do Mundo Maior palavra da língua portuguesa – Pronúncia e significado

Maior palavra da língua portuguesa – Pronúncia e significado

Conheça a maior palavra da língua portuguesa e saiba quais são as palavras mais longas do mundo, além de seus respectivos significados. Essa matéria Maior palavra da língua portuguesa – Pronúncia e significado foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Atualmente, o mais recente dicionário da língua portuguesa, o Houaiss, lista 400 mil palavras, sendo o idioma com mais de 270 milhões de falantes em todo mundo. Desse modo, a maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico e tem 46 letras.

Ela descreve o indivíduo que tem uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Além disso, outras palavras longas da língua portuguesa são anticonstitucionalíssimamente , que significa “de uma forma muito inconstitucional” e otorrinolaringologista , que significa médico de ouvido, nariz e garganta.

Como surgiu a língua portuguesa?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

O português é uma língua românica. Assim, o português gradualmente evoluiu do latim depois que foi introduzido em Portugal pelos colonos e soldados romanos por volta de 200 a.C. De acordo com alguns estudiosos, a forma escrita da língua remonta ao século 12 d.C.

Ademais, veio do galego-português, que foi falado pela primeira vez no noroeste da Península Ibérica. Ele então se espalhou para o sul e se dividiu. Só em 1290, no entanto, quando o rei Dom Dinis de Portugal a declarou a língua oficial de Portugal, é qual mantém o título até os dias de hoje.

Por outro lado, o português foi fortemente influenciado pelo árabe. Nesse sentido, a Espanha esteve sob o domínio mouro de 700 a 1500 d.C, e isso afetou profundamente os portugueses também. Como resultado, centenas de palavras em português vêm do árabe. Muitas dessas palavras derivadas do árabe começam com “al”, como álcool (do árabe al-kuḥul); alface (do árabe al-ḫass) e almofada (do árabe al-miḫaddah).

Evolução da língua portuguesa no Brasil

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Para esclarecer, até 1990, Brasil e Portugal tinham convenções ortográficas diferentes. O Brasil declarou sua independência de Portugal em 1822 e, portanto, existe como um estado soberano há quase 200 anos. Como tal, a sua língua evoluiu para ser bastante diferente da portuguesa. Dado que outras colônias portuguesas se tornaram independentes mais recentemente, o português que é falado nessas colônias tende a ser mais próximo da variedade europeia do que do brasileiro.

Assim, tanto o português brasileiro como o português europeu desenvolveram sistemas de escrita separados depois que o Brasil declarou sua independência de Portugal. Para melhor organizar e unificar a língua, os dois países assinaram o Acordo Ortográfico de 1990, que estabelecia uma ortografia única para os dois países.

Maiores palavras da língua portuguesa e de outros idiomas

Maior palavra da língua portuguesa: pronúncia e significado

Maior palavra da língua portuguesa: pronúncia e significado

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, a maior palavra do mundo de forma abreviada é Methionylthreonylthreonylglutaminylarginyl…isoleucine possui 189.819 letras e leva pelo menos três horas para ser pronunciada. Por se tratar de um termo técnico científico para descrever uma enzima chamada Titina, ele é rodeado por discussões se é mesmo uma palavra ou não.

Africano

Tweedehandsemotorverkoopsmannevakbondstakingsvergaderingsameroeperstoespraakskrywers-persverklaringuitreikingsmediakonferensieaankondiging é a palavra mais longa em africano. Desse modo, ela possui 136 letras e significa o anúncio de uma entrevista coletiva à imprensa em um comunicado à imprensa sobre o discurso do convocador em uma reunião de greve do sindicato de uma concessionária de automóveis usados.

Ojibwe

Em terceiro lugar aparece uma palavra do Ojibwe – língua indígena falada no Canadá e nos Estados Unidos. Contendo 66 letras, miinibaashkiminasiganibiitoosijiganibadagwiingweshiganibakwezhigan é um termo muito descritivo para o que em português chamamos de torta de mirtilos.

Finlandês

A palavra mais longa aceita do finlandês tem 61 letras! lentokonesuihkuturbiinimoottoriapumekaanikkoaliupseerioppilas significa estudante oficial não comissionado mecânico auxiliar de motor de turbina a jato de avião.

Coreano

A palavra mais longa em coreano é 청자 양인 각연 당초 상감 모란문 은 구 대접 . São blocos de 17 sílabas que possui 46 letras. Dessa maneira, ela descreve uma espécie de tigela de cerâmica produzida artesanalmente.

Português

Assim como no idioma coreano, a palavra mais longa da língua portuguesa possui 46 letras e como lido acima, trata-se da pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, registrada pela primeira vez no dicionário Houaiss em 2001. Pronúncia e divisão silábica: pneu-moul-tra-mi-cros-co-pi-cos-si-li-co-vul-ca-no-co-ni-ó-ti-co.

Alemão

O alemão é conhecido por ter palavras muito longas. Dessa maneira, a palavra alemã mais amplamente aceita é donaudampfschifffahrtsgesellschaftskapitän, que possui 42 letras e aparentemente significa capitão da companhia de navios a vapor do Danúbio.

Búlgaro

A palavra mais longa em búlgaro tem 39 letras e é Непротивоконституционствувателствувайте. Sua tradução significa ‘não agir contra a constituição’.

Agora que você já sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa, clique e leia: Expressões regionais – Ditados e gírias típicas de cada região do Brasil

Fontes: Norma Culta, BBC, Maiores e melhores

Fotos: Pinterest

Essa matéria Maior palavra da língua portuguesa – Pronúncia e significado foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas