Segredos do Mundo Maktub – Significado do termo com origem na cultura árabe

Maktub – Significado do termo com origem na cultura árabe

Além de ser um famoso livro do autor Paulo Coelho, maktub é uma palavra árebe que remonta ao sentido de destino e predeterminação. Essa matéria Maktub – Significado do termo com origem na cultura árabe foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Na cultura árabe, Maktub significa algo que já estava escrito ou deveria acontecer. A palavra sinônimo de destino ficou extremamente popular no Brasil a partir do livro de mesmo nome, de Paulo Coelho.

Seu sentido busca expressar eventos ou situações que de alguma forma já estava predestinadas, ou seja, não poderiam ser evitadas. Dessa maneira, o conceito acredita que mesmo que os seres humanos sejam dotados de livre arbítrio, é impossível escapar de algumas situações.

De acordo com os crentes no Islamismo, isso significa aceitar os desejos e vontades de Alá.

Maktub e livre arbítrio

Maktub - o que significa o termo com origem na cultura árabe

Maktub - o que significa o termo com origem na cultura árabe

Segredos do Mundo
Significado Fácil

De forma abrangente, a expressão maktub é utilizada para facilitar o processo de aceitação de processos difíceis durante a vida. Ao compreender que tudo deveria acontecer dessa forma, é possível encarar o episódio como necessário para algum crescimento pessoal.

Por outro lado, isso não significa que cada indivíduo não tem poder sobre suas próprias decisões. Segundo a crença, as escolhas podem ser feitas em vários momentos, mas num âmbito geral o destino já está traçado e mesmo que alguns capítulos da jornada sejam mudados, ele ainda está pairando ao redor.

Sendo assim, não se trata de um conceito que tira peso de decisões individuais, mas sim as insere num cenário amplo em que tudo faz parte da construção de algo que deve acontecer.

Paulo Coelho

Maktub - o que significa o termo com origem na cultura árabe

Maktub - o que significa o termo com origem na cultura árabe

Segredos do Mundo
Enjoei

No Brasil, o autor Paulo Coelho publicou um livro intitulado Maktub, em 1994. O livro reunia uma série de crônicas publicadas pelo autor no jornal Folha de São Paulo, entre os anos de 1993 e 1994.

Além disso, existem parábolas e textos de outros autores, mas todos sobre um mesmo tema: a conspiração do universo (na forma de destino, ou maktub) a nosso favor.

De acordo com o autor, o livro não foi feito para ser encarado como guia de conselhos, e sim como reunião de expressão de várias culturas e filosofias diferentes.

Além de Paulo Coelho, o escritor brasileiro Júlio Cesar de Melo e Souza também publicou um livro de nome Maktub. Em 1935, ele reuniu contos orientais na publicação, assinada sob o pseudônimo Malba Tahan.

Fontes: Significados, Iquilíbrio, Dicionário Popular

Imagens: Significado Fácil, Iñigo Rotaetxe, Enjoei

Essa matéria Maktub – Significado do termo com origem na cultura árabe foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas