Segredos do Mundo Martin Goodman – Conheça a história de um dos criadores da Marvel

Martin Goodman – Conheça a história de um dos criadores da Marvel

O nome de Stan Lee é o mais conhecido quando se fala em Marvel, mas na verdade, o primeiro criador da empresa foi Martin Goodman. Essa matéria Martin Goodman – Conheça a história de um dos criadores da Marvel foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Nem só de Stan Lee vive a Marvel, isso porque a empresa também tinha outro fundador, Martin Goodman. Ele era um editor americano que em 1939 dirigia a sua própria editora, a Red Circle. Aliás, ela publicava revistas de contos chamada pulps, suas histórias eram sobre ficção-científica, aventura e temas similares.

Nessa mesma época, os gibis da DC Comics faziam grande sucesso. Histórias como Batman e Superman estavam em alta e por isso, Martin Goodman decidiu entrar para o ramo. Seu novo selo era a Timely e para produzir suas primeiras histórias, ele foi atrás do Funnies Inc. Um estúdio com bons desenhistas, porém sem capital.

O primeiro gibi lançado se chamou Marvel Comics, em novembro de 1939.  Além disso, a primeira edição trouxe 5 heróis, sendo três deles inéditos: Tocha Humana, Namor – o Príncipe Submarino, Anjo, Masked Rider,  e Ka-Zar. Posteriormente, devido ao sucesso, Martin lançou o famoso Capitão América.

Martin Goodman e Stan Lee

Stan Lee

Stan Lee

Segredos do Mundo
Stan Lee – Veja

Foi Joe Simon, editor, roteirista e desenhista, e Jack Kirby, arte finalista, quem criou o herói Capitão América. Seu sucesso foi tão grande que sua HQ teve uma circulação de quase um milhão de cópias. E por isso, o nome da Timely passou a se tornar muito conhecida.

Contudo, no final de 1941, Simon deixou a empresa. Goodman acabou contratando o primo de sua esposa para o cargo, Stanley Martin Lieber. A princípio ele entrou como auxiliar geral de escritório e escrevia para a editora como Stan Lee, editor provisório dos gibis. Essa função de Lee se manteve durante anos.

Apesar do grande sucesso, as HQs acabaram perdendo a força por causa do final da 2ª Guerra Mundial. Goodman não tinha a intenção de desistir da sua empresa. Portanto, começou a escrever histórias de outros gêneros. Por exemplo: terror, policial, western e até romance. As histórias venderam tanto quando as dos heróis.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pulp Artists

Na década de 50, as histórias de Martin Goodman faziam tanto sucesso que por fim ele conseguiu comprar sua própria distribuidora de revistas. Ela se chamava Atlas News Company, entretanto, até o final de 51, seu novo nome era Atlas Comics.

Entretanto, em 1957, novamente as vendas caíram. Para tentar reduzir o prejuízo, Martin decidiu vender a Atlas Comics. Por fim, a American News Corp (ANC) passou a fazer a distribuição dos gibis, que chegaram a ter mais de 75 títulos em comercialização.

Galactus, quem é? História do devorador de mundos da Marvel

×

O desenvolvimento da Marvel

Martin Goodman - Conheça a história de um dos criadores da Marvel

Martin Goodman - Conheça a história de um dos criadores da Marvel

Segredos do Mundo
Primeiro herói da Marvel, Tocha Humana

Surpreendentemente, mais uma vez a empresa passou por dificuldades. Isso porque a lei antitruste fez como que a atualmente distribuidora cessasse seus negócios. Goodman precisou demitir vários funcionários e cancelar a grande maioria dos seus títulos. De 75, o volume mensal caiu para 8.

Então a distribuidora as histórias passou a ser a Independent News, uma empresa que era subsidiária da Nacional, distribuidora da DC. Por fim, em maio de 61, Goodman trocou o nome da editora para Marvel Comics e logo todas as HQs passaram a ter o selo de MC na capa.

Foi Stan Lee, editor da Marvel, quem propôs a criação de novos heróis. Ele queria competir com a DC que publicava diversas histórias sobre o gênero e fazia muito sucesso. Portanto, Martin e Stan Lee decidiram criar uma nova revista naquele mesmo ano, com novos heróis. Surgia então o Quarteto Fantástico.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Aliexpress

Com o sucesso do grupo, outros heróis foram criados. Hulk, Thor, Homem-Formiga, Homem-Aranha, X-Men, Homem-de-Ferro, Vingadores, Demolidor e todos aqueles outros muito conhecidos. Em 68 a Marvel foi vendida para a Perfect Film e a Chemical Corporation.

Novamente com outro distribuidor, a editora passou a lançar diversos títulos. Martin Goodman foi editor da Marvel até 1972. Quando saiu da empresa, ele ainda tentou lançar uma nova editora, entretanto, acabou fracassando. 3 anos depois ele decidiu se aposentar e foi morar na Flórida. Por fim, faleceu com 82 anos.

Um pouco da história de Martin

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Ifunny

O nome real de Martin era Moe Goodman. Seus pais Isaac Goodman e Anna Gleichenhaus tiveram 13 filhos, sendo Martin o mais velho entre eles. Isaac e Anna eram judeus imigrantes que se conheceram nos Estados Unidos após se mudarem de suas cidades.

A família então vivia em Nova York, se mudando constantemente de casa. Martin passou a juventude viajando por todo o país no período da Grande Depressão. Entretanto, ele não possuía uma casa. Em 1929 Louis Silberkleit, na época gerente de circulação da Oriental Distributing Corp, contratou Martin para seu departamento.

Apesar de Goodman ter conseguido se tornar gerente de circulação, a Oriental acabou falindo em 1932. Marting, juntamente com Luis e outros investidores se tornaram proprietários de outra empresa. Além disso, ele também se tornou editor da Newsstand Publications Inc.

Enfim, gostou da história? Em seguida, que tal saber sobre o outro editor? Leia: Stan Lee, quem foi? História e carreira do criador da Marvel Comics

Imagens: Aminoapps, Aliexpress, Veja, Ifunny, Aminoapps, Pulpartists

Fontes: Guiadosquadrinhos, Obarquinhocultural

Essa matéria Martin Goodman – Conheça a história de um dos criadores da Marvel foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas