Segredos do Mundo Melancia quadrada – Origem dessa fruta e como ela é feita

Melancia quadrada – Origem dessa fruta e como ela é feita

A melancia quadrada é uma fruta desenvolvida através de uma técnica criada por agricultores japoneses há mais de 30 anos. Essa matéria Melancia quadrada – Origem dessa fruta e como ela é feita foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O costume de modificar o formato de alguns alimentos não é recente. Por exemplo, a melancia quadrada, é uma técnica que vem sendo utilizada pelos japoneses há mais de 30 anos. No entanto, apenas nos últimos 10 anos que ela vem sendo divulgada. Em suma, a produção desse formato de fruta foi iniciada por agricultores da região de Shikoku.

Ademais, tudo começou quando os agricultores japoneses perceberam que em muitos lugares do Japão, a melancia não era comercializada. Isso, devido ao seu formato arredondado e grande. Que tornava difícil seu armazenamento. Pois, não tinham espaço suficiente para a fruta. Enfim, a ideia agradou a pessoas em diversas partes do mundo.

Entretanto, a busca pelo aperfeiçoamento da técnica acabou fazendo com que o sabor doce da melancia fosse perdido. Dessa forma, a melancia quadrada se tornou mais um objeto de decoração, do que uma fruta para consumo. Já que possui uma durabilidade de aproximadamente um ano e meio.

Melancia quadrada: o que é

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Youtube

Ao contrário do que muitos acreditam a melancia quadrada não é um produto transgênico. Ou seja, ela não foi criada por meio de experimentos químicos para alterar sua constituição. Na verdade, a fruta com esse formato foi desenvolvida por Takashi Yamashita, um agricultor japonês. E ele criou através de um processo bem simples.

Em suma, Takashi plantou uma semente de melancia redonda em uma caixa quadrada de vidro. Dessa forma, à medida que a melancia ia crescendo e se desenvolvendo, ela ia adquirindo a forma quadrada do vidro. Portanto, a semente utilizada para o desenvolvimento da melancia quadrada ainda é a semente de uma melancia redonda. Sem nenhuma mutação genética.

Apesar da aparência, tanto da casca, quanto no seu interior serem a mesma. Há uma diferença entre a melancia redonda e a quadrada. Por exemplo, na melancia quadrada o sabor perdeu o doce característico da fruta. No entanto, não é considerada de toda ruim.

Motivo de sua criação

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Veja

O principal motivo para o desenvolvimento e criação da melancia quadrada foi para facilitar o armazenamento. Pois, a melancia convencional é uma fruta arredondada e grande. Portanto, não há a possibilidade de serem guardadas empilhadas uma em cima da outra. Sem que elas desmoronem.

Dessa forma, os mercados vendiam poucas unidades da fruta e, enquanto que em outros estabelecimentos nem aceitavam trabalhar com ela. Pois, além de ser difícil de armazenar, ocupava muito espaço. Então, os agricultores pensaram em uma forma de modificar a forma da melancia tradicional, de forma que ela poderia ser armazenada empilhada sem o risco de cair. E, assim permitir que a fruta fosse produzida e comercializada em quantidades maiores.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Pinterest

Apesar desse problema do mercado japonês não ser o mesmo de outros países, a aparência inovadora da melancia quadrada chamou bastante a atenção. Dessa forma despertando o interesse de outros países. Mas, o sabor não é o mesmo que da melancia convencional, que se aproxima ao gosto do pepino. Portanto, as pessoas começaram a adquirir a melancia quadrada para ser utilizada como objeto de decoração.

Por fim, por ser uma fruta resultado de uma forma de produção específica do Japão, o custo da melancia quadrada para a importação é muito alto. Podendo custar 13 mil ienes (moeda japonesa). Já nos Estados Unidos, por exemplo, elas são vendidas por 90 dólares, sendo que a melancia tradicional custa em média 10 dólares. Normalmente, a fruta é vendida em lojas de departamento e em supermercados caros de Tóquio e Osaka.

Outros formatos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Wix

Devido ao sucesso da melancia quadrada, outros formatos foram testados, como a melancia com o formato de pirâmide, por exemplo. Mas, o que tem feito bastante sucesso é a melancia em forma de coração. Inclusive, foi bastante vendida no Day (Dia dos Namorados no Japão) e Dia das Mães.

Em suma, a melancia de coração foi criada pelos agricultores Hiroshi Kimura e sua esposa. Após três anos de tentativas. Enfim, o casal que vive em uma fazenda em Kumamoto, dizem que a melancia de coração tem um simbolismo especial. De acordo com o casal, simboliza a paixão pela agricultura e o afeto que um tem pelo outro. Mas, assim como a quadrada, o preço é bem alto, podendo chegar a cerca de R$334 reais.

Melancia quadrada no Brasil

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Pinterest

No ano de 2007, a melancia quadrada começou a ser produzida no Brasil, no estado do Ceará, em Icapuí. Em suma, os agricultores resolveram apostar na produção da fruta nesse formato inovador. No entanto, a melancia brasileira além de ser quadrada, também não possuía sementes.

Enfim, a tentativa de produção superou a expectativa dos agricultores. Dessa forma, a produção passou a ser vendida para o mercado europeu. Sendo vendida por USR$ 50 dólares cada.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Benefícios da melancia – Como consumir, efeitos positivos e mitos.

Fontes: Top Biologia, R7, Eu Sem Fronteiras 

Imagens: Youtube, Wikipedia, Veja, Wix, Pinterest

Essa matéria Melancia quadrada – Origem dessa fruta e como ela é feita foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas