Segredos do Mundo Melhorar a memória – Truques através da alimentação e bons hábitos

Melhorar a memória – Truques através da alimentação e bons hábitos

Melhorar a memória não é coisa de outro mundo. Há técnicas e até alimentos bos para a memória para inserir na sua rotina. Essa matéria Melhorar a memória – Truques através da alimentação e bons hábitos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Ter uma boa memória significa que os neurotransmissores desempenham bem seu papel. Especialmente a acetilcolina e dopamina, que agem nas lembranças do cérebro e emoções. Sendo assim, melhorar a memória é possível adotando hábitos de vida saudáveis e escolhendo alimentos bons para a memória.

Além disso, é importante ter em mente que pequenos esquecimentos são comuns. No entanto, a partir dos 60 anos eles se tornam mais comuns. De acordo com especialistas, a memória não é uma função isolada do cérebro e o indivíduo não apresenta uma única memória, e sim várias, distribuídas em regiões cerebrais distintas.

Sendo assim, melhorar a memória envolve mudar hábitos. Além disso, há truques e técnicas que podem ser colocados em prática caso queira ser uma pessoa menos esquecida.

Truques e técnicas para melhorar a memória

 Associar o que se quer lembrar a uma imagem

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

Apesar de parecer um truque para memória relativamente simples, essa prática exige bastante treino. Trata-se de tentar associar o que se quer lembrar a uma imagem. Isso porque, nosso cérebro lida melhor com imagens do que com informação abstrata.

Desse modo, para lembrar uma sequência, por exemplo, é possível criar uma imagem para cada elemento. Em seguida, basta criar uma pequena narrativa envolvendo cada uma das imagens criadas. Dessa maneira, torna-se mais fácil decorar algo, por exemplo.

Armazenar as informações em diferentes partes do cérebro

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Segredos do Mundo

Além disso, uma boa técnica é armazenar as informações em diferentes partes do cérebro. Desse modo, para melhorar a memória, um bom jeito é associar as imagens criadas a locais em que já estivemos. Assim, ao tentar recordar algo, é mais fácil resgatar a informação que já está na cabeça.

Por isso, além de criar as cenas, pode ser interessante ambientar essas cenas de modo que sejam mais facilmente lembradas. Sendo assim, uma boa dica é tentar deixar essa imagem o mais esdruxula ou maluca possível. A final, é mais fácil lembrar de situações inusitadas.

Fazer exercícios mentais

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

Outro bom exercício para a memória é fazer exercícios mentais, como: usar baralhos, fazer palavras cruzadas, aprender novos idiomas, montar quebra-cabeças. Isso porque, tais atividades exercitam o intelecto e impactam positivamente na memória. A atividade deve ser escolhida de acordo com as preferências pessoais de cada um.

Fazer exercícios físicos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

É fato que os exercícios físicos fazem bem para o corpo. Mas, o que pouco se sabe é que eles também fazem bem para o cérebro e a memória. De acordo com especialistas, os exercícios são importantes porque melhoram a função cardiovascular, aumentam o fluxo sanguíneo do cérebro, promovem crescimento dos neurônios e aumentam as conexões da região do hipocampo, responsável pela memória.

Segundo estudos, pessoas que praticam atividade física regularmente têm 38% menos risco de baixa nas funções cognitivas. Por isso, ter uma rotina saudável é bom para o corpo e a mente.

Ter vida social

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Seleções

Além de uma vida saudável, a memória também pode ser beneficiada por relações sociais ativas. Conforme revelam estudos,  pessoas com relações sociais mais ricas têm desempenho cognitivo melhor do que aquelas de pouca vida social.

Além disso, é importante que a vida social seja ainda mais estimulada durante a terceira idade. Isso porque, os idosos tendem a se isolar mais e evitar sair de casa, o que pode prejudicar a memória.

Cultivar o bom humor

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Seleções

Além disso, o bom humor é muito importante para um melhor funcionamento do cérebro. Desse modo, manter momentos de lazer em meio à rotina também ajuda a não esquecer tanto.

Como melhorar a memória ao estudar

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Segredos do Mundo

Para quem estuda, melhorar a memória é essencial. Isso porque, trabalhos acadêmicos e escolares exigem assimilar informações e ser capaz de recuperá-las posteriormente. Desse modo, há algumas técnicas para aproveitar melhor os momentos de estudo:

Concentração

É comum precisar retomar partes do texto por não estar prestando atenção. Isso porque, o excesso de estímulos pode atrapalhar a concentração. Por isso, é difícil absorver e lembrar o que foi lido.

Ambiente tranquilo

Além disso, é importante buscar um ambiente tranquilo e sem interrupções para estudar. Outros aspectos que ajudar a melhorar a memória ao estudar são: postura e luminosidade do ambiente.

Anote informações

Outra dica é anotar informações relevantes em um papel. Mas, não precisa escrever tudo, e sim os principais tópicos a serem lembrados. Usar caneta marca texto para grifar partes importantes também ajuda.

Alimentos bons para a memória

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Beleza e Saúde

Uma alimentação deficiente pode ter impactos negativos na memória. Um dos nutrientes necessários para um cérebro mais ativo e que se lembra melhor das coisas é o ômega 3. Assim, alimentos bons para a memória costumam ser ricos nessa e outras substâncias.

Alguns deles são:

quinoa; linhaça; salmão; morango; tomate; uva; chás verde, branco e vermelho; ovo

Leia também essa matéria: Olho inchado, quais as causas? Sintomas e tratamento

Fonte: Exame, Hospital Oswaldo Cruz

Imagens: Freepik, Seleções Mapa Mental

Essa matéria Melhorar a memória – Truques através da alimentação e bons hábitos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas