Segredos do Mundo Memória de peixe – Origem e significado da expressão

Memória de peixe – Origem e significado da expressão

Existe um mito de que os peixes têm memória curta e por isso dizemos que algumas pessoas têm memória de peixe. Mas o que está por trás disso? Essa matéria Memória de peixe – Origem e significado da expressão foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Certamente, você já se perguntou se os peixes são ou não capazes de lembrar das coisas como os humanos ou porquê dizemos que as pessoas de memória curta têm ‘memória de peixe’. Apesar de existirem muitas pesquisas sobre a memória dos peixes, há um mito de que esses animais só conseguem se lembrar por alguns segundos.

Todavia, diversos pesquisadores demonstraram que, uma vez que eles são ensinados a realizar uma determinada tarefa em resposta a uma estímulo, o peixinho dourado, por exemplo, vai se lembrar da tarefa por dias e até meses.

Outro exemplo da memória do peixe é a maneira como o salmão usa o que é conhecido como impressão olfativa. Para esclarecer, ele usa o olfato para retornar ao mesmo riacho em que nasceu, durante a época de acasalamento.

Em outras palavras, os peixes têm memórias muito boas. Além disso, essas descobertas desafiam o mito e o estereótipo destes animais serem esquecidos, uma ideia reforçada por filmes como Procurando Nemo, cujos personagens incluem um peixe distraído chamado Dory.

Estudos sobre a memória de peixe

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Os peixes são um grupo bastante diversificado de animais. Portanto, no Brasil, existe uma grande variedade de peixes que possuem comportamentos e características distintas. No entanto, todos eles mostram um comportamento que indica que aprendem e se lembram de experiências.

Por exemplo, uma pesquisa também mostrou que os peixes podem se lembrar de serem capturados e, muitas vezes, fogem de iscas e equipamentos em que foram anteriormente capturados. Esta pesquisa também mostra que se os peixes capturados durante uma pesca esportiva, são mais propensos a serem capturados novamente. Em resumo, isso ocorre porque todo o processo de ser pego não foi traumático o suficiente para que a experiência realmente ficasse gravada na memória do peixe.

Memória de peixe: o que significa esta expressão?

Memória de peixe: o que significa esta expressão?

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Também é verdade que alguns peixes são capturados com muito mais frequência do que outros, o que sugere que esses peixes ‘ficam felizes’ em serem capturados em troca de comida extra.

Em termos científicos. a pesquisa mostrou que esses animais reproduzem um comportamento denominado de ‘efeito desesperado’. Isto é, os peixes costumam repetir estes comportamentos porque é uma forma de obter mais comida.

A memória do cirurgião-patela

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

O cirurgião-patela (Paracanthurus Hepatus) é um peixe impressionante e bastante conhecido devido ao personagem do famoso filme ‘Procurando Nemo’ e ‘Procurando Dory’. Dory no filme tem perda de memória de curto prazo, talvez uma referência ao mito de que os peixes têm apenas três segundos de memória.

Como lido acima, os peixes têm uma memória muito boa. Além disso, espécies como o cirurgião-patela podem aprender uma variedade de coisas, usando luz e cores e até mesmo sons, e ainda associar certos sinais aos alimentos. Existem 80 espécies diferentes desse tipo, e normalmente são encontrados em recifes dos oceanos. Quando são mais jovens, vivem em grupos, porém costumam se isolar à medida que envelhecem. Eles se alimentam de zooplâncton e algas. Esses peixes são caracterizados por seus espinhos afiados “semelhantes a bisturi” (daí o nome “cirurgião-patela”). Ele também tem esses espinhos afiados de cada lado, pela base de suas caudas e que são geralmente retraídos.

Em conclusão, a memória é um aspecto importante tanto para humanos quanto para animais. No caso dos peixes, a memória é uma ferramenta necessária para a sobrevivência. Sobretudo, quando se trata de se lembrar de alimentação ou até mesmo de predadores no oceano e fora dele.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira : Melhorar a memória – Truques através da alimentação e bons hábitos

Fontes: Na onda do peixe, Notícias ao minuto, BBC

Fotos: Pinterest

Essa matéria Memória de peixe – Origem e significado da expressão foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas