Micareta – Origem, história e sucesso do famoso evento

A micareta é popularmente conhecido como "Carnaval fora de época" e lota cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Olinda.

Certamente, um dos eventos que mais movimenta pessoas é a micareta. Milhares de pessoas se deslocam no evento, que é conhecido popularmente como “Carnaval fora de época”. Da mesma forma que o Carnaval, a origem também acontece na França. Além disso, ainda temos o termo abadá que surgiu paralelamente ao início da micareta no Brasil.

De fato, o Carnaval é uma das festas mais comemoradas no Brasil. Cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Olinda recebem milhares de visitantes por ano por conta dessa data tão festiva no país.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco da história de origem da micareta, e também do termo abadá, que ficou conhecido por causa do “Carnaval fora de época”.

Origem da micareta Fora do Brasil
Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso

Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso

Segredos do Mundo
Incrível História

Muitas pessoas acreditam que origem do termo é no Brasil. No entanto, ela surgiu na França. Mais precisamente no século XV. Além disso, ele ocorria no período do meio da quaresma, que é o período religioso de abstenção de vícios e prazeres carnais. Dessa forma, o termo vem de “mi-carême”, que significa “meio da Quaresma”.

Portanto, as micaretas antecediam o período da Páscoa, um feriado religioso conhecido em diversos lugares. E, além disso, a quaresma é o período que antecede a mesma data. Algumas igrejas cristãs, como a católica e a ortodoxa, se abstêm de diversas práticas, como comer carne vermelha, em razão da comemoração da Páscoa.

No entanto, na metade do período, ocorria a micareta. E, ainda mais, é possível que sua primeira ocorrência tenha sido no século XV.

Origem no Brasil
Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso

Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso

Segredos do Mundo
Blog Por Simas

No Brasil, a primeira micareta ocorreu já no século XX. Mais precisamente na cidade de Jacobina, na Bahia. Sendo assim, foi lá onde os festeiros teriam levado a animação por todo o estado, passando pela cidade de Feira de Santana onde a folia teria se solidificado. No entanto, existe uma discórdia entre as cidades de Jacobina e Feira de Santana sobre qual teria realizado a primeira Micareta.

Na década de 1950, os baianos inventaram o primeiro trio elétrico, que era um carro alegórico que conduzia uma banda durante os festejos do carnaval.

Já no ano de 1989, a cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, criou a primeira grande micareta fora da Bahia, acabando por fortalecer a ideia do carnaval fora de época. Desta forma, as micaretas foram se espalhando pelo Brasil, de acordo com a aceitação encontrada em cada região.

Purpurina – O que é, como usar na maquiagem e diferença para o glitter × Abadá
Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso

Micareta - Conheça a origem desse evento tão famoso

Segredos do Mundo
Quero Abadá

Hoje em dia, para participar da micareta, as pessoas desembolsam uma quantia considerável para adquirir o famoso “abadá”. Essa roupa, que permite o ingresso do folião, tem origem na cultura africana. Dessa forma, nos cultos religiosos afro-brasileiros, o abadá designava uma túnica utilizada na celebração de determinados rituais. Posteriormente, foi reutilizada para nomear a roupa de capoeiristas. No ano de 1993, a Banda Eva popularizou o termo quando apelidou a roupa do seu bloco com esse nome.

Então, gostou da matéria? Dessa forma, confira a matéria a seguir: Purpurina – O que é, como usar na maquiagem e diferença para o glitter.

Fontes: História do Mundo; Incrível História.

Imagem de Destaque: Me Salte.

Essa matéria Micareta – Origem, história e sucesso do famoso evento foi criada pelo site Segredos do Mundo.