Segredos do Mundo Novelas – História do formato e evolução da produção no Brasil

Novelas – História do formato e evolução da produção no Brasil

Inspiradas pelos formatos de folhetim do século XIX, as novelas ganharam o povo brasileiro e mesclam entretenimento e discussões sociais. Essa matéria Novelas – História do formato e evolução da produção no Brasil foi criada pelo site Segredos do Mundo.

As novelas são histórias contadas em capítulos exibidos diariamente na TV (com exceção dos domingos) e duração de alguns meses. No Brasil, o gênero é o mais popular na rede de TV aberta, com exibições que chegam a se repetir após alguns anos.

Com frequência, as novelas brasileiras são exportadas e também alcançam sucesso em outros países. Locais como Chile, Espanha, Portugal e Rússia, por exemplo, estão entre os principais consumidores das produções brasileiras.

Além do Brasil, outros países tem a novela como produto importante. Países como México, Venezuela, Colômbia e Portugal também se destacam por produzirem novelas conceituadas.

História das novelas

Novelas - história do formato e evolução da produção no Brasil

Novelas - história do formato e evolução da produção no Brasil

Segredos do Mundo
Migalhas

A novela como conhecemos hoje tem sua forma primitiva ainda na Idade Média, no século XI. Entretanto, só a partir do Renascimento a forma de contar história ganhou mais força. Na época, os textos de Giovanni Boccaccio reuniam cem novelas contadas por dez autores refugiados da Peste Negra.

Durante o século XIX, surgiu o conceito de folhetim, que influenciaria as novelas. Eles eram escritos em periódicos e divididos em capítulos. Por outro lado, algumas histórias não eram publicadas diariamente, mas semanalmente.

O gênero acabou ganhando força entre eleitores brasileiros. O formato influenciou as obras e costumes da época, deixando as elites femininas e tornando-se popular entre toda a sociedade.

Produções brasileiras

Novelas - história do formato e evolução da produção no Brasil

Novelas - história do formato e evolução da produção no Brasil

Segredos do Mundo
Observatório da TV

As novelas brasileiras têm origem ainda no teatro, na década de 30. A produção de radioteatro teve início nessa época, quando Em busca da felicidade foi desenvolvida. A radionovela, no entanto, só foi ao ar no dia 1º de junho de 1940.

O impacto da produção foi tão grande que as ruas ficavam vazias durante a transmissão da novela nos rádios. A principal novidade era a rica sonoplastia, que trazia sons importantes para definição das cenas.

A primeira telenovela só estreou em 21 de dezembro de 1951. Sua Vida me Pertence foi ao ar pela TV Tupi, com vinte capítulos de 15 minutos de duração. No elenco, Vida Alves, Walter Forster, Lia de Aguiar, Dionísio de Azevedo e Lima Duarte.

A primeira novela diária começou a ser exibida em 9 de setembro de 1963. A produção já estava no ar desde julho do mesmo ano, mas ainda não era transmitida todos os dias. Além disso, foi a primeira vez em que Tarcísio Meira e Glória Menezes formaram um casal romântico na TV.

Novelas e atualidades

Novelas - história do formato e evolução da produção no Brasil

Novelas - história do formato e evolução da produção no Brasil

Segredos do Mundo
Patrícia Kogut

Em tempos mais recentes, as novelas têm sido utilizadas como palcos para debates de temas de responsabilidade social. Em 1995, por exemplo, Glória Perez inseriu a questão de crianças desaparecidas na trama.

Outras novelas também se dedicaram a discutir temas importantes e polêmicos. O Clone (2001) debateu uso de drogas; Laços de Família (2000), transplante de medula óssea; A Próxima Vítima (1995), relações homossexuais; etc.

Dessa maneira, as novelas tem servido para discutir questões sociais e promover debates sociais. Além disso, é claro, se sustentam como um dos principais produtos da indústria cultural brasileira e funcionam como válvula de escape para os telespectadores.

Fontes: Info Escola, UFRGS

Imagens: New York Post, Patrícia Kogut, Observatório da TV, Migalhas

Essa matéria Novelas – História do formato e evolução da produção no Brasil foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas