Segredos do Mundo O que é adenoide? Sintomas e quando é necessário removê-la

O que é adenoide? Sintomas e quando é necessário removê-la

A adenoide é um conjunto de tecido linfoide e parte do sistema imunológico. Todavia, sua remoção pode reduzir a frequência de algumas infecções. Essa matéria O que é adenoide? Sintomas e quando é necessário removê-la foi criada pelo site Segredos do Mundo.

As adenoides são um conjunto de tecido semelhante às amígdalas e fazem parte do sistema imunológico. Desse modo, elas ficam pendurados na parte superior atrás da cavidade nasal. Além disso, elas ficam maiores depois que o bebê nasce, mas geralmente param de crescer entre as idades de 3 e 7 anos.

Portanto, assim como as amígdalas, as adenoides ajudam a defender o corpo de infecções. Eles prendem bactérias e vírus que são introduzidos pela boca e nariz. Ademais, elas contêm células e anticorpos do sistema imunológico que ajudam a prevenir infecções na garganta e nos pulmões.

Embora a adenoide possa ajudar a prevenir infecções, este tecido não é considerado uma parte importante do corpo humano. Em outras palavras, o corpo possui outros meios para prevenir doenças e combater bactérias e vírus.

Problemas e sintomas associados a adenoide

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Adenoides inchadas ou aumentadas são comuns em crianças. Assim, as principais causas destas anomalias incluem: infecções por vírus ou bactérias (depois que a infecção desaparece, o inchaço costuma diminuir, mas às vezes a adenoide permanece aumentada) e alergias. No entanto, nem sempre a adenoide inchada causa sintomas ou problemas. Todavia, em casos de adenoides aumentadas excessivamente ou hipertrofiadas, é possível notar alguns sinais como:

Ronco Pausa na respiração durante o sono Respiração tensa ou ruidosa Sono agitado Respiração mais pela boca do que pelo nariz Mau hálito ou lábios secos e rachados resultantes da respiração pela boca Dificuldade para engolir Voz anasalada Nariz escorrendo de forma persistente Infecções de ouvido frequentes Resfriados e gripes frequentes Glândulas inchadas no pescoço Alterações dentárias

Diagnóstico e tratamento

O que é adenoide? Sintomas e quando é necessário removê-la

O que é adenoide? Sintomas e quando é necessário removê-la

Segredos do Mundo
Fonte: Audioderma

O diagnóstico inclui exame físico para avaliar a situação do tecido adenoide, bem como exame de sangue para verificar se há infecção. Na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário, ou seja, frequentemente os sintomas são leves, mas podem aumentar durante um resfriado ou infecção na garganta.

As adenoides normalmente encolhem gradualmente no final da infância e geralmente quase desaparecem na adolescência. Portanto, os sintomas tendem a desaparecer com o tempo. Contudo se os sintomas forem graves, o médico pode considerar a remoção das adenoides.

Adenoidectomia

O que é adenoide? Sintomas e quando é necessário removê-la

O que é adenoide? Sintomas e quando é necessário removê-la

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Apesar de sua função benéfica como parte do sistema imunológico, as infecções crônicas da garganta fazem com que os tecidos das adenoides aumentem de tamanho. Isso pode levar ao bloqueio das vias respiratórias, o que pode levar à apneia do sono, infecções de ouvido e outros problemas que podem aumentar nosso risco de perda de audição e doenças crônicas, como hipertensão.

Portanto, na maioria dos casos, a cirurgia de adenoide é recomendada se houver infecções de ouvido ou garganta mais de cinco vezes por ano.

Se gostou deste conteúdo, clique e veja a seguir: Aumentar a imunidade – Dicas naturais para melhorar as defesas do corpo

Fontes: Minha Vida, Tua Saúde

Fotos: Audioderma, Pinterest

Essa matéria O que é adenoide? Sintomas e quando é necessário removê-la foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas