Segredos do Mundo O que é ASMR – Sucesso no YouTube e vídeos mais vistos

O que é ASMR – Sucesso no YouTube e vídeos mais vistos

Os vídeos ASMR tem ganhado cada vez mais adeptos em sites de vídeo na internet, graças às sensações de prazer e relaxamento que oferecem Essa matéria O que é ASMR – Sucesso no YouTube e vídeos mais vistos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A pergunta “o que é ASMR?” pode ter passado na cabeça de muita gente recentemente, graças à popularização do formato na internet. Em sites como YouTube e Twitch, por exemplo, existem canais especializados em vídeos do tipo.

Em resumo, ASMR é a sigla em inglês para Autonomous Sensory Meridian Response, ou seja, que uma resposta meridional sensorial autônoma. Mas para a maioria das pessoas, essa tradução pode ainda não dizer nada e a dúvida permanece: o que é ASMR?

Sendo assim, vamos conferir um pouco da explicação e alguns produtores de conteúdo especializados na área.

O que é ASMR?

O que é ASMR - os sons prazerosos que conquistaram o YouTube

O que é ASMR - os sons prazerosos que conquistaram o YouTube

Segredos do Mundo
Beatriz Bulhões/Medium

Assim como já foi dito, o ASMR consiste numa resposta sensorial autônoma. Isso significa que é uma sensação provocada pelo corpo a partir de um estímulo externo que, nos casos do conteúdo ASMR, costuma vir de sons. Em alguns casos o prazer é comparado a um orgasmo mental.

Em algumas situações, o conteúdo ainda pode ser acompanhado de prazeres visuais, como estourar plástico-bolha, fazer uma refeição ou cortar objetos variados. Entre os principais conteúdos de ASRM estão os sussurros e os sons nítidos (como bater ou arranhar objetos específicos).

De acordo com uma pesquisa da Universidade Swansea, o ASMR pode ser classificado num ranking de tipos favoritos entre admiradores:

75% – Sussurros 69% – Atenção pessoal 64% – Sons nítidos (bater as unhas em objetos, arranhar, etc.) 53% – Sons vagarosos 36% – Sons repetitivos 13% – Sorriso 3% – Barulho de avião 2% – Barulho de aspirador de pó 2% – Risada

ASMR: saiba o que é e confira 11 vídeos que te darão orgasmo mental

×

Sucesso

O que é ASMR - os sons prazerosos que conquistaram o YouTube

O que é ASMR - os sons prazerosos que conquistaram o YouTube

Segredos do Mundo
The Hindu

Sobretudo, a explicação para o sucesso do ASMR pode estar na ciência por trás dos estímulos. Ainda existem poucas pesquisas sobre o tema, mas segundo um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, já existem algumas respostas.

O estudo monitorou reações de voluntários durante a exibição de vídeos ASMR e percebeu o relaxamento dos espectadores. Durante a realização do estudo, as frequências cardíacas dos voluntários foram reduzidas, bem como seus pensamentos positivos foram motivados.

Os efeitos, por exemplo, também estão presentes em práticas populares de redução do estresse, assim como praticar o mindfulness ou ouvir músicas.

Por outro lado, ainda não é um consenso que o ASMR possa trazer benefícios a todos espectadores. Isso porque, o tipo de estímulo pode funcionar diferente em cada pessoa, dependendo da sensibilidade de percepção dos sons.

ASMR no YouTube

Sweet Carol

Carol é uma youtuber com um conteúdo diversificado, com vlogs e bate-papos, mas o seu foco é mesmo em vídeos ASMR. Em suas produções, tenta inspirar e relaxar os espectadores, para que possam se sentir mais leves.

ASMR lá nas alturas

O canal Lá Nas Alturas é apresentado por Ana Gutierrez, que defende o ASMR como uma ferramenta terapêutica. Sendo assim, ela foca em práticas de relaxamento para trazer medição e autoconhecimento ao público.

Além de produtora de conteúdo, ela tem especialização em Saúde e Medicina Integrativa pela Universidade de Minnesota (USA) e certificações em técnicas diversas, assim como meditação focada em imaginação guiada, reiki, mindfulness, thai yoga, massagem e aconselhamento em bem-estar.

Agora Sou Linda

Comandado por Juliana Motta, o Agora Sou Linda também trata de maquiagens e dicas de beleza. Entretanto, boa parte dos vídeos da youtuber envolve conteúdo em ASMR, ideais para quem quer uma sessão de relaxamento.

Bella Sant ASMR

Bella tem um outro canal, no qual compartilha vlogs e curiosidades sobre sua própria vida. Entretanto seus conteúdos de ASMR chamaram tanta atenção que ela dedicou um novo canal completo para o tema.

Alquimia do Sono ASMR

Além disso, o canal Alquimia do Sono é comandado pela Jéssica, que visa trazer sensações de relaxamento e melhorias do sono para os espectadores. No canal, são postados vídeos com ASMR guiado para meditação e até mesmo para induzir a hora do sono.

Sara Mendes

Sara Mendes se dedica a preencher o seu canal com vários tipos de conteúdos. Assim como outros canais, o seu também inclui vídeos variados de vlogs e dicas diversas, mas aposta no ASMR para ajudar a relaxar os espectadores.

Nildo Lemos ASMR

Natural de Morrinhos, Goiás, Nildo é mais um dos produtores dedicados ao ASMR. Por fim, em seu canal, visa oferecer opções de meditação e relaxamento por meio dos estímulos sonoros.

Fontes: Canal Tech, tecnoblog, tecnoblog, Minha Vida

Imagens: The Hindu, Beatriz Bulhões/Medium, reverb

Essa matéria O que é ASMR – Sucesso no YouTube e vídeos mais vistos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas