Segredos do Mundo O que é astigmatismo – Causas, sintomas e principais tratamentos

O que é astigmatismo – Causas, sintomas e principais tratamentos

O astigmatismo é uma condição causada pela deformação da córnea ou da lente ocular e gera visão dupla ou borrada, independente da distância Essa matéria O que é astigmatismo – Causas, sintomas e principais tratamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O astigmatismo é uma condição de visão causada por uma alteração na curvatura dos olhos. Quando a córnea ou lente não apresenta simetria, os pacientes podem perceber um efeito de visão distorcida ou barrada.

Geralmente, a condição acontece de forma hereditária, mas também pode estar associada a outros problemas de refração na visão, como miopia ou hipermetropia.

Assim como essas outras condições, o astigmatismo também pode piorar com o passar do tempo.

Causas

O que é astigmatismo - causas, sintomas e principais tratamentos

O que é astigmatismo - causas, sintomas e principais tratamentos

Segredos do Mundo
visão

O olho com visão perfeita conta com uma córnea com superfície simetricamente curva. Esse formato permite que a luz refratada seja sempre recebida da mesma maneira, gerando imagens completamente focadas e bem definidas.

Por outro lado, quando existe uma curva da córnea acentuada para alguma direção, essa refração é afetada e o foco fica desigual. É assim então, que surge o astigmatismo, gerando imagens borradas.

A condição pode estar presente desde o nascimento do paciente, mas também pode se desenvolver por efeitos de lesões, doenças ou cirurgias.

Apesar da crença popular, ler em ambientes com pouca luz ou sentar muito próximo à televisão não agrava a condição. No entanto, hábitos de coçar o olho com frequência podem gerar ou piorar quadros de astigmatismo.

É comum que o astigmatismo seja percebido em combinação com outras condições de visão, como miopia e hipermetropia.

Tipos de astigmatismo

O que é astigmatismo - causas, sintomas e principais tratamentos

O que é astigmatismo - causas, sintomas e principais tratamentos

Segredos do Mundo
Núcleo Avançado

De acordo com a estrutura assimétrica: O astigmatismo corneal é o tipo mais comum da condição, e ocorre quando a córnea apresenta formato irregular assimétrico. Já o astigmatismo lenticular é semelhante ao corneal, mas caracterizado pelo formato irregular das lentes.

De acordo com os meridianos principais: nos casos de astigmatismo regular, os meridianos principais são perpendiculares, podendo também haver desenvolvimento do olho com forma mais oval. Para corrigir esse tipo de deformação, é preciso utilizar lentes cilíndricas.

Já o astigmatismo irregular é definido pela irregularidade percebida nas curvaturas dos meridianos. Uma vez que apresenta curvaturas muito desiguais, não pode ser corrigido pelo uso de lentes.

Sintomas

O que é astigmatismo - causas, sintomas e principais tratamentos

O que é astigmatismo - causas, sintomas e principais tratamentos

Segredos do Mundo
All About Vision

O sintoma mais perceptível de astigmatismo é a visão borrada, ou visão dupla. A condição pode ser mais acentuada em momentos de leitura, especialmente com letras pequenas, e durante a noite.

Além disso, diferente de miopia e hipermetropia, o astigmatismo afeta a capacidade e enxergar tanto de perto como de longe. Outros sintomas frequentes são o surgimento de dores de cabeça, olhos cansados e tensão frequente nos olhos.

É importante ficar atento ao surgimento dos sintomas e crianças, que podem não saber distinguir a visão normal da visão borrada causada pela condição. Sendo assim, é fundamental manter um bom controle da visão, a partir de visitas a oftalmologistas e exames regulares.

Tratamentos para astigmatismo

O que é astigmatismo - causas, sintomas e principais tratamentos

O que é astigmatismo - causas, sintomas e principais tratamentos

Segredos do Mundo
Más Visión

Os tratamentos para o astigmatismo consistem basicamente no uso de óculos, lentes de contato, anel intra estromal ou procedimentos cirúrgicos.

As lentes ajudam a compensar a forma irregular do olho e, quando de contato, podem ser utilizadas em formas variadas: lentes de contato rígidas, moles, de uso prolongado, descartáveis, gás permeáveis ou bifocais.

Já os tratamentos cirúrgicos, corrigem a superfície do olho e eliminam o problema. Os principais métodos são as cirurgias LASIK, LASEK e PRK.

A LASIK consiste em fazer um corte circular na córnea, utilizando um laser sem calor para esculpir a nova forma.

A LASEK dobra uma parte da córnea para trás, deixando olho menos vulnerável a danos ou lesões e é indicada em casos de córnea mais fina ou exposição frequente do olho a danos (como na prática de esportes, por exemplo).

Já a PRK consiste na retirada da camada de proteção exterior da córnea, para então aplicar o laser capaz de alterar a curvatura do órgão.

Fontes: Lenscope, Minha Vida, Cooper Vision, BiologiaNet

Imagens: Más Visión, All About Vision, Núcleo Avançado, visão, Lasik MD

Essa matéria O que é astigmatismo – Causas, sintomas e principais tratamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas