Segredos do Mundo O que é Febre? Causas, sintomas e quando buscar ajuda

O que é Febre? Causas, sintomas e quando buscar ajuda

A febre pode não ser apenas um aumento na temperatura corporal. Saiba como identificar, veja causas, sintomas e tratamento para essa condição. Essa matéria O que é Febre? Causas, sintomas e quando buscar ajuda foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A febre é uma temperatura corporal superior ao normal, que varia entre 36,5 e 37,4 graus Celsius. Geralmente é visto como um sintoma de outra doença e não como uma doença em si. Como resultado, a duração da febre pode variar significativamente, ou seja, em alguns casos pode durar algumas horas, enquanto em outras circunstâncias pode durar vários dias. Neste caso, a duração da febre depende da sua causa e de como você se cuida enquanto está doente.

Entre uma longa lista de possibilidades, os gatilhos comuns que desencadeiam a febre incluem: infecções respiratórias, como gripe ou resfriado, bem como infecção de ouvido ou sinusite.

Para explicar, em resumo, o nosso metabolismo funciona melhor quando a temperatura está dentro da faixa normal e geralmente é controlada graças ao “termostato” do seu corpo – uma área na base do cérebro, conhecida como hipotálamo. Contudo, quando o corpo é infectado por uma bactéria, um vírus ou outro germe, ele libera substâncias químicas conhecidas como pirogênios que estimulam o hipotálamo, causando mudanças fisiológicas e resultando na febre.

Sendo assim, uma febre baixa (até 39ºC) pode ser benéfica, pois torna seu corpo um hospedeiro menos favorável para vírus e bactérias (já que eles são sensíveis à temperatura). Além disso, a febre ajuda a estimular o sistema imunológico, tornando-o mais eficaz no combate a esses patógenos.

Tipos de febre

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

A natureza ou o tipo de febre e a duração devem ser considerados, pois há muitos tipos que podem ajudar no diagnóstico preciso.

Febre contínua: acontece quando a temperatura permanece acima do normal durante um período de 24 horas. Dessa forma, este tipo de febre ocorre na pneumonia, febre tifoide, infecção do trato urinário, endocardite infecciosa, brucelose e tifo.

Febre remitente: neste caso, a temperatura permanece acima do normal ao longo do dia e oscila mais de 2° Celsius em 24 horas. Esse tipo é observado em pacientes com febre tifoide e endocardite infecciosa, por exemplo.

Febre de Pel Ebstein: há alternância regular de episódios recorrentes de febre e períodos sem febre. Ou seja, temperatura pode levar 3 dias para subir, permanecer alta por 3 dias e, em seguida, desaparecer.

Febre intermitente: acontece num período de 24 horas e dura apenas algumas horas do dia. O pico pode ocorrer na mesma hora todos os dias, a cada dois dias ou a cada poucos dias, mas normalmente é em um padrão repetitivo.

Febre séptica: este tipo é caracterizado pela temperatura muito alta que não melhora com antitérmicos. Neste caso, o paciente deve buscar ajuda médica imediatamente, para evitar qualquer piora no seu estado de saúde.

Febres periódicas: são febres recorrentes que duram de alguns dias a algumas semanas e são separadas por intervalos sem sintomas. Logo, este padrão de febre pode ser causado por infecções recorrentes, malignidade ou doenças inflamatórias não infecciosas, como por exemplo artrite reumatoide, doença de Crohn e síndrome de Bechet.

O que causa o aumento da temperatura corporal?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

São inúmeras doenças e condições de saúde que tem a febre como sintoma. No entanto, as causas mais comuns são:

Infecções respiratórias virais, como resfriados e gripes Infecções de ouvido Gastroenterite Infecção do trato urinário Pneumonia Meningite

Quais são os sinais e sintomas da febre?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Os sintomas comuns de febre incluem: dores de cabeça leves ou moderadas, batimento cardíaco acelerado, vermelhidão da pele, sudorese excessiva, tremores, bem como perda de apetite e fraqueza generalizada. Por outro lado, como lido acima, a febre geralmente é um sinal de que seu corpo está lutando contra uma doença ou infecção. Ou seja, o aumento da temperatura corporal é simplesmente a maneira natural de seu corpo se defender.

Como cuidar da febre em casa?

A maioria das febres resulta de doenças virais que melhoram sem tratamento. Dessa forma, algumas dicas e cuidados caseiros podem contribuir para você se sentir melhor:

Descansar

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Em primeiro lugar, ao ter febre o ideal é descansar, pois se ignorar esta condição poderá sentir mais estresse, o que provavelmente adiará sua recuperação.

Beber bastante líquido

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

A febre provavelmente causará transpiração excessiva e, se você não repor os líquidos perdidos, corre o risco de ficar desidratado.

Manter a temperatura estável

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Vista roupas leves e evite usar cobertores. Caso contrário, isso pode deixá-lo com muito calor e aumentar ainda mais sua temperatura.

Chá de coentro

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Chá de coentro pode ser bastante eficaz para diminuir a febre. Para esclarecer, as sementes de coentro contêm vitaminas e fito nutrientes que ajudam a estimular o sistema imunológico. Além disso, devido à presença de compostos antibióticos e potentes óleos voláteis, o coentro atua como um eficaz auxiliar natural no combate a uma infecção viral.

Chá de endro

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Além de fortalecer o sistema imunológico e relaxar o corpo, as sementes de endro também são úteis na redução da temperatura corporal. Aliás, devido à presença de flavonoides e monoterpenos, o endro atua como um poderoso agente antimicrobiano para aliviar a febre viral.

Como medir a temperatura corporal?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Você pode medir a temperatura de alguém de forma rápida e fácil usando um termômetro. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que o termômetro esteja limpo e leia as instruções do fabricante primeiro. Para medir a temperatura é bem simples:

Em primeiro lugar, coloque o termômetro diretamente contra a pele sob o braço, abaixo da axila; Em segundo lugar, segure o braço suavemente contra o corpo; E lembre-se de verificar as instruções do fabricante para descobrir quanto tempo você precisa para deixar o termômetro no lugar.

Que tipos de termômetros existem?

Termômetros de ouvido

Os termômetros de ouvido são rápidos e fáceis de usar, mas são caros e podem não ser precisos se o termômetro não for colocado corretamente no ouvido.

Tipo tira

Termômetros do tipo tira, que você segura na testa da pessoa, mas também não são uma maneira precisa de medir a temperatura.

Mercúrio em vidro

Termômetros de mercúrio em vidro são os tipos mais comuns. Entretanto, eles não são mais usados ​​em hospitais e não estão disponíveis para compra, pois, eles podem quebrar, liberando pequenos cacos de vidro e mercúrio (um líquido altamente volátil e tóxico).

Termômetros digitais

São instrumentos usados normalmente em hospitais por serem práticos, rápidos e precisos na medição da temperatura.

Quando a febre é um sintoma preocupante?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Consulte um médico imediatamente se você perceber que está ficando mais doente, se estiver sonolento e sem resposta, parecer desidratado ou não conseguir engolir nenhum líquido. Ou ainda, se estiver vomitando, tiver rigidez no pescoço ou parecer confuso, por exemplo.

Por fim, também é recomendado consultar imediatamente um médico se a febre vier acompanhada de:

Dor de cabeça forte Sensibilidade à luz forte Erupção cutânea incomum Rigidez do pescoço Vômitos Confusão mental Dificuldade para respirar Dor abdominal intensa Convulsão

Então, gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Confira: Qual a temperatura da febre e como controlar o estado febril?

Fontes: Minha Vida, Cuidados pela Vida, Dr. Dráuzio Varella

Fotos: Pexels

Essa matéria O que é Febre? Causas, sintomas e quando buscar ajuda foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas