Segredos do Mundo Ordem e Progresso – qual a origem, o autor e o real significado do termo

Ordem e Progresso – qual a origem, o autor e o real significado do termo

A bandeira do Brasil carrega o termo Ordem e Progresso e o Segredos do Mundo vai te contar como surgiu a expressão e o que significa. O post Ordem e Progresso – qual a origem, o autor e o real significado do termo apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Nos últimos anos o Brasil está vivendo uma das crises políticas mais intensas da sua história. Consequentemente, o povo é afetado diretamente por uma economia em queda e uma cisão de opiniões e ideologias. Ou seja, a sociedade está completamente dividida em uma dicotomia clara: esquerda e direita. Em meio deste cenário, a bandeira ainda balança ao vento, com “Ordem e Progresso” no centro.

Ordem e Progresso é a frase que se encontra na bandeira nacional. Além disso, desde a origem da bandeira como a conhecemos, esse lema está lá. A expressão vem junto de vários outros simbolismos.  O verde representa as florestas, o amarelo é a demonstração das riquezas e o azul com estrelas o céu à noite no país.

Significado de Ordem e Progresso
Ordem e Progresso, qual a origem e real significado do termo

Ordem e Progresso, qual a origem e real significado do termo

Segredos do Mundo

Primeiramente a frase na bandeira possui um significado. A palavra ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É certamente a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional.

Já a palavra progresso dentro desta expressão significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem.

Tomar banho, com que frequência é saudável se lavar? × Origem de Ordem e Progresso
Ordem e Progresso, qual a origem e real significado do termo

Ordem e Progresso, qual a origem e real significado do termo

Segredos do Mundo

A frase “Ordem e Progresso” vem da corrente filosófica positivismo, bem popular na época. A expressão auxiliou no processo da proclamação. Consequentemente ela foi homenageada na bandeira brasileira.

O lema foi adaptado da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base. O Progresso por fim”. Ela foi escrita pelo principal teórico e representante da corrente, o francês Auguste Comte.

Quem fez a adaptação foi o filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes. Ele era muito simpático as ideias de Comte sobre o domínio das ciências pelo homem.

A essência da expressão era propor a evolução da sociedade de forma organizada. Posteriormente acabou por assumir um caráter de busca pela fraternidade e evolução da nação.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Bandeira do Brasil, qual o verdadeiro significado de suas cores?

Fonte: HiperCultura Significados

Imagens: MS Diário Sua Voz Ativa Todo Estudo

O post Ordem e Progresso – qual a origem, o autor e o real significado do termo apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Últimas