Segredos do Mundo Pederneira, o que é? Origem, características e como usar

Pederneira, o que é? Origem, características e como usar

A pederneira é uma ferramenta usada para produzir faíscas e fazer fogo, utilizada principalmente em atividades ao ar livre. Essa matéria Pederneira, o que é? Origem, características e como usar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A pederneira é uma ferramenta usada para produzir faíscas e fazer fogo, composta por uma rocha dura chamada Silex. A princípio, a pederneira tem uma aparência semelhante a um grande isqueiro. No entanto, sua composição e modo de uso diferem esse equipamento de seus similares.

Quando em atrito com um metal, a pederneira produz uma grande quantidade de faísca. Por essa característica, o material torna-se uma ferramenta indispensável para campistas, praticantes de trilha e esportes radicais.

O principal diferencial deste equipamento é que ele funciona em qualquer situação, seja durante condições análogas do clima ou até mesmo quando o mecanismo está molhado. Além disso, a pederneira também não depende de fluídos de ignição, como é o caso do isqueiro.

Imagem em foco de uma ferramenta pederneira

Imagem em foco de uma ferramenta pederneira

Segredos do Mundo
Modelo da ferramenta pederneira – Fonte: Macamp

Características

O Sílex é a base de grande parte das pederneiras, sendo uma rocha sedimentar composta por opala e caledônia. Com tonalidade escura, essa rocha é constituída de quartzo criptocristalino. Portanto, é um material duro e de elevada densidade.

Com origem datando a pré-história, o Sílex é conhecido como a primeira matéria prima do mundo. Além da pederneira, seu uso é popular em peças antigas de artilharia e isqueiros.

É essa rocha que permite com que a pederneira produza faísca quando em contato com o ferro. Esse fenômeno químico que acontece no atrito entre essas substâncias chama-se pirômaco.

Ademais, existem pederneiras que são feitas com metais ricos em magnésio. A popularidade e fácil acesso ao magnésio faz com que a comercialização de pederneiras desse material seja mais ecônomica.

Em alguns casos, as pederneiras compostas por magnésio são mais eficientes e confiáveis. No entanto, a qualidade desse equipamento depende da fabricação e manutenção no uso.

Pederneira, o que é? Origem, características e como usar

Pederneira, o que é? Origem, características e como usar

Segredos do Mundo
Arma de pederneira – Fonte: Firearms Brasil

Origem da pederneira

Essa ferramenta tem sua origem datada em diferentes momentos da história da indústria armamentista. Estudos apontam para o surgimento de armas com o mecanismo da pederneira no ano de 1540, no sul da Alemanha.

A princípio, acredita-se que a pederneira integrou o sistema de ignição de armas da época por ter uma combustão mais confiável. Além disso, a produção de armas com esse mecanismo era mais barato e simples.

Eventualmente, outros sistemas de ignição tomaram o espaço da pederneira. No entanto, pesquisas apontam que as armas com essa ferramenta estiveram presentes na corte do Rei Luís XII, da França, por volta de 1610.

Com a popularização do mecanismo na Europa, as armas com pederneira alcançaram diferentes reinados. O mais conhecido é a chamada Pistola da Rainha Anne, rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda entre 1702 e 1707.

Além disso, sua introdução também remonta o reinado de Guilherme III na Inglaterra e na Irlanda. Apesar disso, antes de ser adaptada para uma ferramenta para camping e esportes radicais, o mecanismo da pederneira fez parte da evolução das armas no mundo.

Como usar

Para iniciar uma fogueira ou foco de fogo com a pederneira é necessário um conjunto de folhas secas, ou outros materiais disponíveis de fácil inflamação.  Em seguida, utilize o riscador que acompanha a pederneira ou faça atrito com o fio falso de uma faca.

Feito isso, direcione a pederneira perto do conjunto de materiais inflamáveis. Posteriormente, exerça pressão para que surjam faíscas e o fogo se inicie.

Ademais, alimente o fogo com gravetos e folhas quando possível para manter a chama acesa.

Cuidados no uso da pederneira

É importante ter atenção no controle do fogo, pois as faíscas da ignição são geradas em altas temperaturas. Chegando a 3 mil graus Celsius, é possível iniciar incêndios de grandes proporções caso os procedimentos não sejam realizados com segurança e a técnica correta.

Antes de utilizar a pederneira, analise os arredores do ambiente onde o fogo será iniciado e, se possível, faça uma limpeza. Dessa forma, pode-se evitar danos e riscos aos envolvidos.

Ademais, o uso desse mecanismo envolve prática e conhecimento técnico. Como toda ferramenta, é necessário cuidado tanto no manuseio quanto em sua manutenção.

Gostou de conhecer essa ferramenta? Então leia sobre a Calculadora Científica, o que é? Como usar e principais funções.

Fontes: Sobrevivencialismo | CMO | Macamp | Camuflagem Airsoft | Firearms Brasil |

Imagens: Macamp | Firearms Brasil

Essa matéria Pederneira, o que é? Origem, características e como usar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas