Segredos do Mundo Peixe mais rápido do mundo, qual é? Lista de outros peixes rápidos

Peixe mais rápido do mundo, qual é? Lista de outros peixes rápidos

O peixe mais rápido do mundo pode atingir velocidades superiores as do jaguar, um dos animais mais rápidos do mundo. Essa matéria Peixe mais rápido do mundo, qual é? Lista de outros peixes rápidos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Imagine um animal que pode chegar a até 129 quilômetros por hora. Além disso, ele pode passar até mesmo do guepardo, um dos animais mais rápidos do mundo. Trata-se do peixe mais rápido do mundo, o marlin-negro (Istiompax indica) . Além desse nome, ele também pode ser chamado de peixe-vela, peixe-espada ou agulhão vela.

De modo geral, o marin-negro é encontrado em águas rasas de oceanos tropicais. Desse modo, é possível avistar o peixe mais rápido do mundo nas bordas de recifes de águas profundas em lugares como Panamá, Costa Rica e Austrália.

Além disso, o marlin-negro também chama muita atenção por seu tamanho e coloração. Isso porque, esse animal pode atingir os 7 metros de comprimento e tem o corpo composto por escamas verdes e azuladas. No mais, esse espécime atinge também cerca de 100 quilos.

Conheça o marlin-negro, o peixe mais rápido do mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Greensavers

O corpo do marlin-negro é composto por um lado dorsal (superior) azul-escuro, uma barriga branco-prateada e listras verticais azuis desbotadas dos lados. Sendo assim,  primeira barbatana dorsal é enegrecida a azul escura, enquanto as outras barbatanas são castanhas escuras.

No caso do peixe mais rápido do mundo ser macho, ele pode atingir um comprimento de 4,65 metros e 750 quilos. No entanto, as fêmeas são bem maiores. Além disso, esta espécie tem uma mandíbula superior distinta, alongada, em forma de espada.

O marlin-negro também trata-se do único peixe com barbatanas não retráteis. Sua alimentação é composta, sobretudo, por atum e cavala que também entram para a lista de peixes mais rápidos do mundo. A cadeia alimentar atinge velocidades impressionantes as vezes!

De acordo com biólogos, a “espada” na ponta do nariz do marlin-negro seria uma espécie de sistema de refrigeração e aquecimento. Isso porque, essa parte do corpo é composta por uma enorme quantidade de vasos sanguíneos. Inclusive, é muito comum que a vela seja a primeira parte do corpo a ser avistada quando o peixe mais rápido do mundo aparece na superfície.

Outros peixes mais rápidos do mundo

Peixe-voador

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Megacurioso

Apesar do nome peixe-voador, esse termo se refere a uma família com cerca de 70 espécies de animais. Sendo assim, os mais rápidos são aqueles que possuem 4 barbatanas que funcionam como uma espécie de asas para panar. Eles podem ser encontrados em águas subtropicais do Atlântico e do Pacífico e chegam a até 56 quilômetros por hora.

Ubarana-focinho-de-rato

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pesca nordeste

Também conhecido como peixe-osso, essa espécie pode chegar a 64 quilômetros por hora. Como o nome sugere, ele possui muitos ossos em sua carne, o que faz com que não seja usado na alimentação.

Tubarão-azul

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Sputnik Brasil

Este é o tubarão mais rápido do mundo, podendo atingir 69 quilômetros por hora. Além disso, essa espécie gosta de águas mais frias, por isso chega a fazer grandes migrações em busca da temperatura ideal.

Atum-rabilho

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Invertalha

De modo geral, essa espécie é encontrada nas margens leste e oeste do Oceano Atlântico e também no Mar Mediterrâneo. Além disso, esses pequenos peixes cheios de gordura podem chegar a 70 quilômetros por hora. Como dito anteriormente, constituem a alimentação do marlin-negro.

Tubarão-mako

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Megacurioso

Mais um tubarão para a lista de peixes mais rápidos do mundo. Ele pode chegar a até 74 quilômetros por hora, mas está ameaçado do extinção por causa da pesca predatória.

Cavala-wahoo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pesca e Cia

Apesar de ser encontrado em quase todo o mundo, a cavala habita sobretudo mares tropicais e subtropicais. ALém disso, atinge até 78 quilômetros por hora e costuma nada sozinha ou em trios.

Marlin-listrado

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Megacurioso

Já o martin-listrado pode atingir 80 quilômetros por hora. Trata-se de um peixe bastante apreciado na pesca esportiva, sendo encontrado em regiões tropicais e temperadas dos Oceanos Índico e Pacífico.

Conheça mais sobre o mundo animal: Vira-lata caramelo – Origem da raça que se tornou símbolo nacional

Fonte: Megacurioso, BioOrbis, GreenSavers

Imagens: Youtube, Pesca Nordeste, Pesca e Cia, Megacurioso, GreenSavers

Essa matéria Peixe mais rápido do mundo, qual é? Lista de outros peixes rápidos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas