Segredos do Mundo Pessoas mais ricas do mundo, quais são? Como o cálculo é feito

Pessoas mais ricas do mundo, quais são? Como o cálculo é feito

Você já parou para pensar quem são as pessoas mais ricas do mundo, cuja fortuna está na casa dos bilhões? Essa matéria Pessoas mais ricas do mundo, quais são? Como o cálculo é feito foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Provavelmente você já teve a curiosidade de saber quais são as pessoas mais ricas do mundo. A princípio, os primeiros lugares do ranking são ocupados por homens com bilhões de dólares de fortuna. Por exemplo, o americano Jeff Bezos, que possui uma fortuna estimada de 191 bilhões de dólares, no ano de 2021. Assim sendo, ele ocupa o primeiro lugar do ranking.

Ademais, o cálculo é feito através da Forbes, que utiliza um método complexo com várias etapas. Desse modo, os profissionais buscam informações necessárias para realizar o cálculo. Por exemplo, a quantidade de imóveis, animais, veículos, obras de arte, dinheiro, ouro, entre outras coisas. Por outro lado, a Bloomberg se baseia no patrimônio líquido de cada pessoa. Ou seja, o que ela tem menos o que ela deve.

Em suma, as pessoas mais ricas do mundo fazem parte do setor da tecnologia. Entretanto, também existem diversas pessoas que arrecadam os seus bilhões de fortuna no mercado financeiro, comércio de roupas ou nas telecomunicações. Curiosamente, a maior parte desses empresários ricaços não concluíram o ensino superior.

Pessoas mais ricas do mundo: Como é calculado?

1 – Forbes

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Coral Capital

A Forbes utiliza uma metodologia complexa que envolve várias etapas para calcular as pessoas mais ricas do mundo. A princípio, são cerca de 50 jornalistas e investigadores de 20 países. Ademais, eles passam o ano arrecadando informações sobre os ricos e descobrindo nomes que não estão na lista. Em síntese, as informações coletadas são uma soma de tudo que pertence a essas pessoas. Por exemplo:

Imóveis Veículos de qualquer tipo Animais Obras de arte Dinheiro Ouro em espécie Participação em negócios ou ações em empresas.

Portanto, para juntar e relacionar todas as informações é necessário muitas pesquisas em documentos públicos e pedir informações para instituições privadas. Além disso, devem também conversar com pessoas próximas ou falar pessoalmente com os bilionários.

2 – Bloomberg

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Coral Capital

Por outro lado, a Bloomberg é baseada no patrimônio líquido de cada pessoa. Isto é, o que ela tem menos o que ela deve. Ademais, essa análise tem a soma de valores de posses assim como a da Forbes. Entretanto, ela é mais baseada no desempenho da pessoa no mundo de negócios. Pois, a atualização da lista ocorre logo após o fechamento da bolsa de Nova York.

Pessoas mais ricas do mundo: Qualquer um entra na lista?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Amazonas Atual

Não são todas as pessoas que podem fazer parte da lista de pessoas mais ricas do mundo. Por exemplo, membros de famílias reais, líderes de ditaduras e regimes autoritários. Pois, o seu acúmulo de riquezas funcionam de forma diferente. Por outro lado, doações para a caridade, mesmo sendo por uma entidade filantrópica que leve o nome da pessoa, não são contados, pois foram repassados.

As pessoas mais ricas do mundo

1 – Jeff Bezos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Veja

O americano Jeff Preston Bezos fundou a Amazon, maior loja de varejo online, quando tinha 30 anos, na garagem da casa que vivia em Seattle. Ademais, o empreendedor adquiriu seu diploma de engenharia elétrica e de ciências da computação em 1986, pela Universidade de Princeton. A princípio, ele iniciou sua fortuna no setor da tecnologia, mas atualmente possui o jornal The Washington Post. Além disso, possui também a companhia aeroespacial Blue Origin.

Por outro lado, o empreendedor investiu também em empresas de sucesso, como o Google e Uber. E, curiosamente, durante a crise econômica gerada pela pandemia, a Amazon contratou, entre março e abril de 2020, mais de 175 mil funcionários. Portanto, na lista de pessoas mais ricas do mundo, Jeff Bezos encontra-se em primeiro lugar.

Fortuna estimada em 2021: 191 bilhões de dólares. Área da fortuna: e-commerce (Amazon). Formação: engenharia elétrica e ciências da computação (Universidade de Princeton). País de origem: Estados Unidos

2 – Elon Musk

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Veja

Em segundo lugar do ranking de pessoas mais ricas do mundo, está Elon Musk. Elon Musk nasceu em Pretória, na África do Sul, e imigrou para os Estados Unidos com 17 anos, fundando a sua primeira empresa. Logo, a empresa fundada foi a Zip2 Corporation, que fornecia conteúdos para diversos jornais online. Em seguida, vendeu a sua criação para a Compaq, e fundou a X.com, empresa voltada para pagamentos e transferências, que originou o PayPal.

Ademais, com o dinheiro da venda do PayPal para o eBay, Elon Musk conseguiu fundar três empresas de sucesso: Tesla, SpaceX e Solar City. Vale ressaltar que, a Tesla foi a empresa pioneira na venda de carros elétricos. Além disso, a SpaceX foi a primeira a vender um voo comercial para a Lua. Mas também, foi pioneira com a primeira iniciativa privada a mandar para o espaço o seu próprio foguete.

Por outro lado, a Solar City é uma empresa voltada para a fabricação de painéis solares. No início de Janeiro de 2021, Musk ultrapassou a fortuna de Bezos, ficando no primeiro lugar do ranking. Porém, ele permaneceu no posto apenas 40 dias, voltando a ser ultrapassado por Bezos.

Fortuna estimada em 2021: 190 bilhões de dólares. Área da fortuna: tecnológica (Tesla, SpaceX). Formação: física e economia (Queen’s University e Universidade da Pensilvânia). País de origem: África do Sul.

3 – Bernard Arnault

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Forbes

A princípio, a família do empresário francês Bernard Arnault é dona de mais de 70 marcas. Por exemplo, a Sephora, Dom Pérignon, Louis Vuitton, Christian Dior e a Tiffany&Co. Ademais, Bernard estudou na Ecole Polytechnique, e viveu nos EUA onde trabalhou no mercado imobiliário antes de regressar para a França. Atualmente, ele é o CEO da LVMH, o maior grupo francês especializado em produtos de luxo.

Em suma, esse grupo apresenta marcas de alta costura, empresas de joias, cosméticos e bebidas. Além disso, quatro dos cinco filhos de Bernard trabalham no grupo. Sendo eles: Frédéric, Delphone, Antoine e Alexandre.

Fortuna estimada em 2021: 154.8 bilhões de dólares. Área da fortuna: moda e varejo Formação: engenharia (École Polytechnique). País de origem: França.

4 – Pessoas mais ricas do mundo: Bill Gates

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Veja

Bill Gates, um americano, possui o patrimônio líquido de 98 bilhões de dólares, ocupando o 4º lugar das pessoas mais ricas do mundo. Em síntese, esse gênio da informática desenvolveu seu primeiro software aos 13 anos.

Ademais, ele iniciou o curso de informática na Universidade de Harvard, porém ele nunca concluiu o ensino superior. Pois, decidiu se dedicar totalmente a Microsoft, juntamente com seu amigo Paul G.Allen. Além disso, Bill Gates e sua esposa, Melinda Gates, são filantropos da maior fundação privada do mundo, a Bill & Melinda Gates Foundation.

Fortuna estimada em 2021: 124 bilhões de dólares Área da fortuna: tecnológica (Microsoft). Formação: não concluiu os cursos superiores de matemática e direito na Universidade de Harvard. País de origem: Estados Unidos.

5 – Mark Zuckerberg

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Forbes

O Mark Zuckerberg foi o fundador da maior rede social do mundo, o Facebook. Atualmente, ele também é detentor de outras redes, como o Instagram, WhatsApp, e a startup Oculus VR. Em resumo, o seu império de popularidade se iniciou em 2004, quando estudava ciências da computação em Harvard. Pois, ele havia começado a desenvolver a rede social no alojamento da faculdade, ao lado de colegas.

Entretanto, ele nunca chegou ao final do seu curso, mas o projeto desenvolvido fez sucesso dentro do campus. Em seguida, foi sendo passado para outras universidades até se tornar mundialmente conhecido. Por isso, ele ocupa o 5º lugar do ranking de pessoas mais ricas do mundo.

Fortuna estimada em 2021: 98.9 bilhões de dólares Área da fortuna: tecnológica (Facebook). Formação: não concluiu o curso de ciências da computação em Harvard. País de origem: Estados Unidos.

6 – Zhong Shanshan

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
CNN

Na lista das pessoas mais ricas do mundo, em 6º lugar encontra-se Zhong Shanshan, nascido em Hangzhou. Ademais, ele foi obrigado a deixar a escola durante a Revolução. Em suma, o jovem trabalhou como operário da construção civil. Mas também, como repórter de jornal e agente de venda de bebidas. No entanto, Zhong abriu seu próprio negócio, que fez a sua carreira empresarial decolar. Atualmente, preside a Nongfu Spring, empresa que vende água engarrafada, e teve as ações listadas em setembro de 2020.

Fortuna estimada em 2021: 94.6 bilhões de dólares. Área da fortuna: bebidas e produtos farmacêuticos (Nongfu Spring e Beijing Wantai Biological Pharmacy). Formação: não concluiu a escola primária. País de origem: China.

7 – Warren Buffett

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Forbes

Warren Edward Buffett, um americano, realizou toda a sua fortuna no mercado financeiro, ocupando o 7º lugar das pessoas mais ricas do mundo. Destarte, é reconhecido como um dos maiores investidores do mundo.

Ademais, o filho de um congressista norte-americano está a frente da companhia Berkshire Hathaway. Logo, possui mais de 60 empresas diversificadas, como a Duracell e a cadeia de restaurantes Dairy Queen. Apesar de possuir uma capacidade enorme para negócios, ele foi rejeitado pela Harvard Business School. Então fez o seu mestrado em economia pela Universidade de Columbia.

Fortuna estimada em 2021: 91 bilhões de dólares. Área da fortuna: mercado financeiro. Formação: economia (Universidade de Columbia). País de origem: Estados Unidos.

8 – Pessoas mais ricas do mundo: Larry Page

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Veja

Larry Page, um engenheiro de computação, encontra-se em 8º lugar da lista de pessoas mais ricas do mundo. Assim sendo, ele foi o criador de um motor de buscas mais famoso do mundo, o Google. No entanto, seu sucesso maior advém de plataformas como o Youtube, Gmail, e o sistema operacional Android. A princípio, ele recebeu incentivos desde criança, pois seus pais são programadores professores da Universidade de Michigan.

Fortuna estimada em 2021: 90 bilhões de dólares. Área da fortuna: tecnológica (Google). Formação: ciências da computação (Universidade de Michigan e Universidade de Stanford). País de origem: Estados Unidos.

9 – Sergey Brin

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Forbes

Sergey Brin nasceu na Rússia, mas se mudou aos seis anos com a família para os Estados Unidos. Ademais, quando estava fazendo o doutorado, Sergey conheceu Larry Page no campus da faculdade e, juntos, desenvolveram o projeto do Google. Entretanto, ele nunca finalizou o seu doutorado, pois os dois programadores decidiram focar apenas no buscador.

Fortuna estimada em 2021: 88,1 bilhões de dólares. Área da fortuna: tecnológica (Google). Formação: ciências da computação (Universidade de Maryland e Universidade de Stanford). País de origem: Rússia.

10 – Pessoas mais ricas do mundo: Larry Elison

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Forbes

Lawrence Joseph Ellison, um nova-iorquino, ocupa o 10° lugar no ranking de pessoas mais ricas do mundo. Ademais, ele foi o fundador da Oracle Corporation, em 1977. Em síntese, é uma empresa enorme no mundo dos softwares, hardwares e no comércio de banco de dados. Por outro lado, o bilionário chegou a frequentar a Universidade de Illinois entre 1962 e 1964, mas largou o curso após a morte da mãe adotiva.

Em seguida, frequentou a Universidade de Chicago em 1966, mas logo desistiu. Assim sendo, trabalhou na área da informática por treze anos. Posteriormente, lançou a Oracle, que logo se popularizou.

Fortuna estimada em 2021: 87 bilhões de dólares. Área da fortuna: tecnológica (Oracle). Formação: não terminou o curso superior de medicina na Universidade de Illinois e na Universidade de Chicago. País de origem: Estados Unidos.

11 – Steve Ballmer

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Veja

O antigo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, esteve a frente da companhia entre 2000 e 2014. E, ele ocupa o 11º lugar das pessoas mais ricas do mundo. Ademais, em 1977 Steve se formou em matemática e economia. Posteriormente, após três anos, entrou na Microsoft através do amigo Bill Gates, que conheceu em Harvard.

Além disso, na empresa recém-criada Ballmer foi o empregado número 30 e cresceu juntamente com a companhia. Por outro lado, ele esteve por trás de grandes aquisições da Microsoft, como o Skype. Atualmente, ele possui 52,7 bilhões líquidos.

Fortuna estimada em 2021: 81.4 bilhões de dólares. Área onde fez fortuna: tecnológica (Microsoft). Formação: bacharelado em matemática e economia (Universidade de Harvard). País de origem: Estados Unidos.

12 – Pessoas mais ricas do mundo: Mukesh Ambani

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Forbes

Mukesh Ambani nasceu no Iémen e trabalhou como frentista em um posto de gasolina. Assim sendo, devido à situação política complicada do país, a sua família mudou para Bombaim. Então, fundou com o primo a Reliance Commercial Corporation.

Em suma, a empresa era voltada para infraestrutura, telecomunicações, refino de petróleo e fibras de poliéster. Assim, o empresário foi o criador da maior refinaria de petróleo, além de ter ampliado a capacidade de produção da Reliance de forma geral. Hoje em dia, o bilionário é presidente e diretor administrativo do conglomerado Reliance Industries Limited.

Fortuna estimada em 2021: 79.1 bilhões de dólares. Área da fortuna: variada – petróleo, gás, telecomunicações e varejo (Reliance Industries Limited). Formação: engenharia química (University of Bombaim) e mestrado em administração de empresas (Stanford University). País de origem: Índia.

Enfim, se você gostou de saber quais as pessoas mais ricas do mundo, também vai gostar de saber quem são os mais ricos da ficção. Portanto, leia também: 15 personagens mais ricos da ficção de todos os tempos.

Fontes: E Biografia, Tecmundo 

Imagens: Fashion Bubbles, Coral Capital, Amazonas Atual, Veja, Forbes, CNN

Essa matéria Pessoas mais ricas do mundo, quais são? Como o cálculo é feito foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas