Segredos do Mundo Picada de lacraia – Como identificar e formas de prevenção

Picada de lacraia – Como identificar e formas de prevenção

Muita gente que já viu uma lacraia ou centopeia de perto, se assusta só de imaginar a picada e os efeitos do veneno liberado pelo inseto. Essa matéria Picada de lacraia – Como identificar e formas de prevenção foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Centopeias ou lacraias são insetos longos e cheio de ‘perninhas’, ou seja, com muitos segmentos corporais. Cada segmento possui um par de pernas.

Embora seu nome possa significar 100 pernas, essas criaturas na verdade têm entre 15 e 177 pares de pernas. Centopeias são artrópodes de corpo achatado e segmentado, que pode variar de cinza a amarelo acastanhado.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Cada um de seus segmentos corporais contém um par de pernas. Elas se movem muito rapidamente, mas têm visão ruim, então usam o tato e o olfato para encontrar suas presas.

Além disso, as lacraias ou centopeias são mais ativas à noite. Elas gostam de viver em lugares quentes e úmidos, e são consideradas benéficas porque ajudam a controlar as pragas domésticas, como baratas, traças e formigas.

A lacraia ou centopeia é venenosa?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A resposta é sim. Quando uma centopeia pica uma pessoa, ela injeta seu veneno na pele. A produção do veneno ocorre em uma glândula na perna do inseto. Desse modo, elas injetam veneno em suas presas para se proteger e se defender.

Por conseguinte, para estudar o veneno das centopeias, pesquisadores isolaram mais de 500 componentes do veneno. Eles descobriram que os componentes são formados por substâncias químicas como a serotonina e a histamina, por exemplo. Além disso, os pesquisadores ressaltaram que esses componentes não costumam causar efeitos neurológicos em seres humanos.

Principais tipos de lacraia

Existem aproximadamente 3 mil espécies catalogadas de centopeias em todo o mundo. As principais delas são as lacraias domésticas e as lacraias gigantes e venenosas do deserto.

Lacraias domésticas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

As centopeias domésticas têm corpos longos e achatados, geralmente em tons marrom-amarelado com três listras escuras ao longo da parte superior do corpo com um sombreado mais claro entre elas. Esses insetos têm olhos grandes e 15 segmentos de membros onde cada um apresenta um par de pernas. As pernas deste tipo de centopeia são longas e semelhantes a fios, com faixas pretas e brancas. Nas fêmeas, o último par de pernas é mais do que o dobro do comprimento do corpo.

Lacraias venenosas e centopeias do deserto

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Quem tem medo de lacraia, certamente não pode se deparar com uma centopeia do gênero Scolopendra. Para explicar, as centopeias desse grupo são grandes, variando de dez a trinta centímetros de comprimento. Seu corpo têm vários tons de vermelho, preto com vestígios de verde e outras variações de cor. Esse tipo de centopeia têm 20 pares de patas alaranjadas com um conjunto de patas traseiras usadas para segurar a presa e injetar veneno.

Elas tem vários nomes como centopeia gigante do deserto, centopeia vietnamita e centopeia gigante da Amazônia, por exemplo. Desse modo, essas lacraias podem ser agressivas e causar uma picada bastante dolorosa do que as variedades menores e mais comuns.

Por conseguinte, o veneno dessas centopeias causam dor e queimação que pode se espalhar pelo membro e persistir por vários dias. Além disso, essas ‘superlacraias’ vivem principalmente em países tropicais e em zonas de clima mais quente como o deserto

Como acontece a picada de lacraia?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Embora as pessoas usem o termo “mordida”, a lacraia na verdade não usa o aparelho bucal para romper a pele do predador. Dessa forma, quando uma centopeia se sente ameaçada, ela fura a pele de sua presa com as pontas em forma de pinça das pernas mais próximas da cabeça, que são chamadas de forcípulas. Inclusive, a picada pode assemelhar-se ao formato de um V devido ao posicionamento das pernas da centopeia.

Uma picada de lacraia pode causar dor, inchaço e vermelhidão no local. Contudo, na maioria dos casos, os sintomas desaparecem em 48 horas. Em alguns casos, problemas mais sérios podem ocorrer. Para esclarecer, nos casos mais graves pode acontecer infecção e lesão do tecido e pele no local da picada, além de reação alérgica. Alguns dos sintomas de uma reação grave incluem:

Edema facial Urticária generalizada e erupção cutânea na pele Desconforto no peito Perda de consciência ou capacidade de resposta Pressão arterial extremamente baixa

O que fazer ao ser picado por uma centopeia?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

O tratamento da picada de lacraia inclui lavar a ferida. Além disso, compressas frias também podem ser colocadas no local da picada. Se necessário, um anestésico ou outro medicamento pode ser administrado para aliviar a dor, o inchaço e a coceira. Todavia, em casos mais sérios, a injeção antitetânica e antibióticos também podem ser administrados para prevenir uma infecção. Abaixo, um passo a passo do que fazer ao ser picado por uma lacraia:

1. Em primeiro lugar, aplique uma compressa fria no local da picada por cerca de 15 minutos. Isso ajuda a aliviar a dor, o inchaço e a coceira. Use uma toalha úmida fria ou gelo enrolado em uma toalha. Nunca coloque gelo diretamente na pele. Use sempre compressas frias, pois em certos casos, compressas quentes podem piorar os sintomas.

2. Em segundo lugar, verifique diariamente se há sinais de infecção no local da picada;

3. Procure atendimento médico imediatamente se notar sinais de reação alérgica ou infecção no local da picada.

Como evitar o aparecimento de lacraias?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Existem várias maneiras bastante eficazes para eliminar centopeias dentro de casa. Algumas delas são:

Evitar fendas e rachaduras em paredes e portas; Evitar lugares úmidos como por exemplo lixo velho acumulado no quintal; Limpar ralos, canos, calhas e caixas de esgoto; Colocar armadilhas feitas de fita adesiva nos cantos das salas onde as centopeias normalmente atacam outros insetos. Por fim, caso apareça uma grande quantidade destes insetos, você pode recorrer a inseticidas, ou em último caso, a um dedetizador.

Você quer saber mais sobre centopeias? Então, confira a seguir: Centopeia – Características, tipos diferentes e risco do veneno

Fontes: Hipercultura, Em tempo, GAZ

Fotos: Pinterest

Essa matéria Picada de lacraia – Como identificar e formas de prevenção foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas