Segredos do Mundo Pirâmides do Egito Antigo – Tudo sobre o grandioso complexo egípcio

Pirâmides do Egito Antigo – Tudo sobre o grandioso complexo egípcio

As pirâmides do Egito Antigo atraem a atenção de turistas do mundo todo, pois se trata de uma construção grandiosa e ao mesmo tempo cercada por mistérios. Essa matéria Pirâmides do Egito Antigo – Tudo sobre o grandioso complexo egípcio foi criada pelo site Segredos do Mundo.

As pirâmides egípcias sempre foram fonte de fascinação para o ser humano, graças a sua beleza e grandiosidade arquitetônica. No entanto, sua origem desperta discursos marcados pelo misticismo, na tentativa de encontrar respostas sobre como foi construída a complexa engenharia que são as pirâmides do Egito Antigo. Ademais, são técnicas bastante desenvolvidas, com o uso da matemática para cálculos precisos que foram usados na construção há mais de 4500 anos.

Segundo historiadores e arqueólogos, após estudos e pesquisas, chegaram à conclusão de que cada bloco de pedra lapidado para ser utilizado pesava em torno de 2 toneladas. Com isso, os egípcios desenvolveram mecanismos para facilitar o transporte das rochas e outras matérias-primas utilizadas na construção.

Além disso, os camponeses eram recrutados durante a época da seca do rio Nilo para ajudarem nas obras das pirâmides, que duraram cerca de 30 anos. Enfim, durante esse período, vários trabalhadores sofriam acidentes fatais.

Logo, as pirâmides foram construídas para servirem de túmulo para os faraós, além de guardar toda sua riqueza quando morressem. Por isso, o interior das pirâmides eram verdadeiros labirintos, abrigando câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes, galerias e passagens falsas. Pois os faraós queriam proteger sua riqueza.

Dessa forma, os trabalhadores que sobreviviam ao final da construção eram assassinados. Pois, eles sabiam dos códigos e segredos das armadilhas que eram elaboradas na parte interna da construção.

Enfim, mesmo nos dias de hoje, as grandiosas construções são envolvidas por mistérios que despertam a curiosidade das pessoas sobre sua real origem. Inclusive, alguns especulam sobre intervenções sobrenaturais durante o processo de construção das pirâmides do Egito Antigo.

Pirâmides do Egito Antigo: o que são

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Aventuras na História

Basicamente, as pirâmides do Egito Antigo são túmulos, construídas com gigantescos blocos de pedra, cuja finalidade era abrigar os corpos dos faraós. Naquela época, os faraós eram considerados como a personificação da divindade, escolhidos para serem os mediadores entre os deuses egípcios e os humanos.

Dessa forma, os egípcios acreditavam que após a morte física, o espírito do faraó (Ka), permanecia no corpo, portanto necessitava de cuidados especiais. Por isso, os corpos eram mumificados, tratados com óleos e cuidadosamente envoltos em faixas, para evitar o desgaste do tempo dentro das pirâmides do Egito Antigo.

Portanto, o faraó era enterrado com tudo o que ele pudesse necessitar depois da morte, como alimentos, sua riqueza e até mesmo móveis. Além disso, os familiares, sacerdotes e altos funcionários também eram sepultados junto ao faraó.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Aventuras na História

Ademais, existem cerca de 123 pirâmides catalogadas, apesar que as mais conhecidas são, Quéops, Quéfren e Miquerinos, localizadas na península de Gizé. Onde há uma esfinge, ser mitológico com corpo de leão e cabeça de um faraó, cuja função é ser a guardiã da construção arquitetônica.

Construídas durante um período em que o Egito ostentava uma civilização rica e poderosa. Segundo historiadores, as edificações começaram no Antigo Império (2.686 a 2.181 a.C.) e perduraram até o século IV d.C. Contudo, o auge das construções é destacado entre os períodos da Terceira e Sexta Dinastia (por volta do ano de 2.325 a.C).

Enfim, devido a sua beleza e grandiosidade, as pirâmides atraem turistas do mundo todo. Apesar de que muitas pessoas não sabem que as pirâmides não se restringem apenas às três famosas, são centenas que fazem parte desses impressionantes monumentos históricos.

Pirâmides do Egito Antigo: teorias sobre sua origem

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Renovação

De acordo com evidências arqueológicas, acreditava-se que os antigos egípcios usavam trenós de madeira para transportar os blocos de calcário e granito, o que não devia ter sido muito fácil. Pois, o peso dos blocos faria com que o trenó afundasse na areia, o que provavelmente inviabilizaria a tarefa.

Então, com estudos recentes, os pesquisadores propõem uma nova explicação para como o trenó era usado. Partindo do exemplo da construção de um castelo de areia na praia, enquanto a areia seca pode ser empurrada facilmente, já molhada ela é maleável, mas rígida.

Dessa forma, a proporção correta de água para areia seria entre 2% e 5% do volume de areia. Onde gotículas de água criariam pontes capilares aos grãos de areia. O que tornaria a superfície mais lisa, consequentemente, reduzindo em 50% a força necessária para puxar os trenós pela areia.

Enfim, em uma pintura no túmulo do faraó Djehutihotep, mostra os trabalhadores movendo uma estátua em um trenó. Enquanto enormes filas de trabalhadores puxam pesadas cordas presas na estátua. Uma figura no topo do trenó está derramando o que parece ser água no chão à sua frente.

Portanto, o uso dessa técnica para reduzir o atrito faz todo o sentido, por isso o rio Nilo era tão importante para as construções. Apesar de que não há como afirmar que os egípcios fizeram isso durante a construção das pirâmides. Por fim, para erguer os blocos de rocha, os egípcios utilizavam rampas internas e externas às pirâmides, o que possibilitava alcançar grandes alturas.

Atualmente, as pirâmides do Egito simbolizam o glorioso passado de uma das mais notáveis civilizações da Antiguidade. Além do enriquecimento, poder, fé e inteligência do povo egípcio.

Quem arquitetou as pirâmides do Egito?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Aventuras na História

Antes da construção da primeira pirâmide, no início da Primeira Dinastia (2950 a.C.), as tumbas (chamadas de mastabas) eram esculpidas em rochas. Ademais, tinham a forma piramidal, parecida com quadrados empilhados, porém, não eram muito altas. Então, foi a partir de 2630 a.C. durante a Terceira Dinastia, que o rei Djoser arquitetou a primeira pirâmide do Egito.

De acordo com pesquisadores, a forma das pirâmides foi escolhida pelos egípcios como uma maneira de facilitar a ascensão do faraó aos céus. Pois, eles acreditavam que o faraó seria acolhido por Rá, divindade mais poderosa da mitologia egípcia. Em suma, a pirâmide de Djoser exibe seis degraus de pedra (medindo entre 9 e 11 metros cada um), somando 62 metros de altura, era considerada o túmulo mais alto da época. Além disso, a pirâmide foi cercada de santuários e templos para que o soberano Djoser pudesse desfrutar na sua vida após a morte.

Enfim, a pirâmide arquitetada pelo rei Djoser estabeleceu um novo parâmetro para os enterros reais. Da mesma forma, o rei Sneferu (2631 a.C e 2589 a.C.) também viveu o bastante para coordenar a criação de seu próprio túmulo. O construindo nas mesmas dimensões da pirâmide de Djoser.

Cada pirâmide construída recebia o nome do faraó que seria sepultado ali, e cada uma representa a grandeza do faraó para o povo e para os deuses. Por isso, a pirâmide do Egito mais antiga é a Pirâmide de Djoser. Também conhecida como Pirâmide de Sacará (devido à localização) ou Pirâmide dos Degraus (devido ao seu formato). E está localizada a cerca 32 km da região central da capital egípcia.

As pirâmides do Egito Antigo mais famosas

As pirâmides do Egito Antigo formam a Necrópole de Gizé, localizadas nos arredores da cidade do Cairo, capital egípcia. Em suma, todo o complexo é formado pelas três maiores pirâmides, as famosas Quéops, Quéfren e Miquerinos e mais seis menores. Juntamente com a milenar Esfinge de Gizé, são consideradas como Patrimônio Mundial da Unesco.

Pirâmide de Quéops

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Vida no Egito

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, é considerada como a maior e mais pesada construção feita pelo homem. Em suma, o maior túmulo do mundo possui 230 metros de largura na base e 140 metros de altura. Contendo cerca de 2,3 milhões de rochas de 2 toneladas cada, podendo ser contemplada a quilómetros de distância com o brilho da luz solar.

Além disso, entre as Sete Maravilhas do Mundo, a Pirâmide de Quéops é a mais antiga e a única a permanecer em sua grande parte intacta. Ademais, foi construída por volta de 2584 a.C. para servir de mausoléu do Quéops, também conhecido como Khufu. Segundo historiadores, cerca de 100 mil homens trabalharam na construção de Quéops que levou 20 anos para ser finalizada.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Super Abril

Além da grande pirâmide, outras três menores foram construídas em alinhamento ao túmulo de Quéops. Cuja finalidade era abrigar os corpos das rainhas, como Hetepherés, mãe de Quéops, e funcionários do rei. No entanto, o corpo do faraó nunca foi encontrado no local, segundo teorias o sarcófago tenha sido roubado. Já outros acreditam que seu corpo nunca teria sido colocado dentro da pirâmide.

Pirâmide de Quéfren

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Resumo Escolar

A segunda maior entre as pirâmides do Egito Antigo é a pirâmide construída para abrigar o corpo do faraó Quéfren, filho do faraó Quéops. Que por respeito ao seu pai, fez sua pirâmide 10 metros mais baixa que a dele, tendo 216 metros na base e 130 metros de altura. Ademais, ao lado da pirâmide Quéfren está a Esfinge de Gizé com 200 metros de comprimento e 74 metros de altura, considerada a maior do mundo.

Pirâmide de Miquerinos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Memphis Tours

Entre as pirâmides do Egito mais famosas, a Pirâmide de Miquerinos é a menor, com 66 metros de altura e 109 metros de base, foi construída para abrigar o corpo do filho do faraó Quéfren. Ademais, foi construída por volta de 2532 a.C. e 2503 a.C.

No entanto, um governante egípcio durante o século XII, mandou que desmontassem a pirâmide. Por isso, hoje é possível ver uma lacuna ao lado norte da pirâmide.

Por fim, apesar da arquitetura trabalhada, cheia de câmaras, corredores íngremes e falsas passagens para despistar ladrões, não foi suficiente para impedir que os tesouros fossem saqueados.

Esfinge de Gizé

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Super Abril

Segundo os costumes egípcios, a Esfinge representa uma guardiã dos históricos monumentos do Egito. Em suma, feita em bloco de pedra, medindo 20 metros de altura, a esfinge representa a figura mítica com corpo de leão e cabeça humana. Inclusive, muitos acreditam que a cabeça é a do faraó Quéops.

Enfim, a imagem da esfinge simboliza a crença dos egípcios antigos, que eram politeístas e ao mesmo tempo com caráter antropozoomórfico. Por isso, os deuses egípcios apresentavam características animais misturadas com as características humanas.

Fim da Era de construção das Pirâmides do Egito Antigo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Pinterest

Ao longo da Quinta e Sexta Dinastia, a construção de pirâmides do Egito foram se encerrando, pois, o poder e a riqueza dos reis faraós foram diminuindo. Dessa forma, o último dos grandes construtores foi o faraó Pepi II (2278 a.C. a 2184 a.C.), segundo soberano da Sexta Dinastia. Enfim, após sua morte, o Egito entrou em colapso. No entanto, na 12ª Dinastia, a construção de pirâmides foi retomada, porém, sem a grandiosidade das anteriores.

Mesmo após milénios de sua construção, as pirâmides estão entre os maiores mistérios da engenharia, o que desperta a curiosidade e fascínio nas pessoas. Segundo historiadores, durante as construções, os egípcios faziam os cálculos matemáticos baseados em suas crenças religiosas. Portanto, era o que determinava a altura e largura que as edificações teriam.

Quanto a mão de obra utilizada, era tanto de escravos quanto de trabalhadores livres. Da mesma forma, eram empregados inúmeros artesãos e pintores que fabricavam os objetos que seriam colocados na pirâmide e que serviria para a vida após a morte do faraó.

Curiosidades sobre as pirâmides do Egito Antigo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Aventuras na História Pesquisadores encontrarem uma vala com 400 corpos de pessoas desnutridas perto de uma das pirâmides, em 2010. O que indica que pessoas humildes também queriam partilhar da glória do faraó. A expressão “obra faraônica” está relacionada com a grandeza da construção das pirâmides do Egito. Até o século XIV, a Pirâmide de Quéops era o prédio mais alto do planeta, perdendo o título para a Catedral de Lincoln, na Inglaterra. Ao todo são 123 pirâmides do Egito catalogadas, porém, poucas se encontram em bom estado de conservação. O formato das pirâmides simboliza a ascensão dos faraós ao céu A pirâmide mais antiga do Egito é a do faraó Djoser. Quéops é a mais antiga e única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que se encontra preservada até os dias de hoje. A grandiosidade e o luxo dos túmulos das pirâmides representam a importância política e religiosa que o corpo ali sepultado representou para a civilização. Estudos recentes revelaram que na Pirâmide de Quéops, a pedra mais leve pesa 500 kg, enquanto que a mais pesada pesa 6 toneladas. A antiga civilização egípcia possuía conhecimentos matemáticos muito avançados para a época. Por isso, na pirâmide do Egito, a Quéops, há erros de desnivelamento de apenas 15 milímetros na base de 230 metros.

Pirâmides do Egito

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Freepik

Enfim, a construção das pirâmides do Egito Antigo, com sua arquitetura grandiosa e impressionante, continua chamando a atenção de turistas do mundo todo. Além de todo o mistério sobre a origem dessas construções, onde muitos acreditam que tenham sido construídas por extraterrestres.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Esfinge de Gizé – História do famoso monumento sem nariz. 

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Promo Seguros, Viva Decora,  Com Brasen, Instituto de Engenharia

Imagens: Super Abril, Aventuras na História, Renovação, Vida no Egito, Resumo Escolar, Pinterest

Essa matéria Pirâmides do Egito Antigo – Tudo sobre o grandioso complexo egípcio foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas