Segredos do Mundo Por que gatos amassam? 5 explicações para essa mania felina

Por que gatos amassam? 5 explicações para essa mania felina

Amassar ou afofar é um comportamento muito peculiar do gato, que indica que o bichano está se sentindo confortável, seguro e super relaxado. Essa matéria Por que gatos amassam? 5 explicações para essa mania felina foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Se você convive ou já conviveu com um gato, certamente deve saber que estes felinos tem um comportamento muito particular. Mas, você sabe por que gatos amassam? Essa é uma das mais comuns e talvez uma das mais incompreendidas características comportamentais distintas que apenas os gatinhos possuem.

Amassar ou afofar é um ato instintivo que os gatos executam quando estão muito relaxados. Essa teoria é baseada no período de amamentação dos filhotes, ou seja, quando nascem e dependem da mãe para se alimentar, os gatinhos empurram ritmicamente com as patas dianteiras para estimular a liberação de leite.

Portanto, esse hábito pode às vezes se prolongar até a idade adulta, resultando em muitos felinos amassando objetos macios e até mesmo o colo do seu dono, demonstrando estarem felizes e muito satisfeitos.

Além de amassar como forma de demonstrar afeto, um gato pode afofar também para se acalmar, pois pode proporcionar um grande conforto. Mas existem outras razões que os levam a fazer isso. Continue lendo para saber mais.

5 razões pelas quais os gatos amassam

1. Para marcar território

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

Os gatos têm glândulas odoríferas em suas patas. Desse modo, é teorizado que o movimento rítmico de amassar para dentro e para fora ativa as glândulas odoríferas que secretam o cheiro distinto do gato no objeto em questão. Ademais, o cheiro também pode ajudá-los a encontrar coisas que marcaram com seu cheiro quando retornarem à área posteriormente.

2. Gatos afofam a cama para torná-la mais confortável

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

O ato de amassar um gato também costuma ser assemelhado ao hábito do cão de se virar várias vezes antes de se deitar para dormir. Acredita-se que ambos os comportamentos sejam heranças de seus ancestrais caninos e felinos. Assim, a teoria é que, quando os gatos selvagens tinham que dormir no chão, eles afofavam a superfície para deixá-la mais confortável.

3. Durante o cio

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

Quando uma gata entra no cio, ela envia vários sinais para que os gatos machos nas proximidades saibam que ela está pronta para acasalar. Além de miar mais do que o normal, uma gata no cio também costuma amassar mais.

4. Para se alongar

Por que gatos amassam? Entenda essa mania dos felinos

Por que gatos amassam? Entenda essa mania dos felinos

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

Se você já observou a soneca de um gato, sabe que eles dormem em todos os tipos de posições estranhas. Embora sejam mais flexíveis do que os humanos, às vezes os felinos ficam um pouco rígidos após despertar. Como resultado, um dos alongamentos mais sutis que eles podem fazer é amassar. O movimento rítmico das pernas e pés os ajuda a esticar os músculos doloridos e a ficar mais flexíveis.

5. Para demonstrar afeto

Por que gatos amassam? Entenda essa mania dos felinos

Por que gatos amassam? Entenda essa mania dos felinos

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

Como lido no início, afofar é instintivo para os gatos desde a infância, e os ajuda a se desenvolverem. Dessa forma, segundo a teoria, mesmo depois que os gatinhos crescem e começam a comer alimentos sólidos, eles continuam a amassar porque associam isso à comida e ao conforto que recebem da mãe.

Além disso, ao serem separados de suas mães, os gatos transferem o comportamento para os humanos que cuidam deles. Portanto, se o seu gatinho se aconchega em seu colo para tirar uma soneca depois de ‘amassar alguns pãezinhos’, não tenha dúvidas do carinho dele por você!

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o universo dos felinos? Então, clique e confira: Curiosidades sobre gatos – 60 fatos sobre vida e hábitos dos felinos

Fontes: Pet Love, Patas da Casa, Petz, Canal do Pet

Fotos: Pixabay

Essa matéria Por que gatos amassam? 5 explicações para essa mania felina foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas