Segredos do Mundo Postura correta, como alcançar? Importância e consequências da má postura

Postura correta, como alcançar? Importância e consequências da má postura

É muito importante manter uma postura correta no dia a dia, pois, ajuda a manter a saúde da coluna vertebral, além de evitar dores. Essa matéria Postura correta, como alcançar? Importância e consequências da má postura foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Manter uma postura correta no dia a dia é de extrema importância. Pois, contribui para que a coluna vertebral se mantenha saudável e sem desvios. Entretanto, nem sempre é fácil manter a postura correta. Inicialmente, é causado até um desconforto antes que seu corpo se acostume.

Ademais, posturas incorretas causam diversas consequências para o organismo. Por exemplo, os ossos não se alinham corretamente, ocasionando tensões musculares, fadiga, dores ou até mesmo problemas graves na coluna vertebral.

Logo, é preciso criar hábitos e realizar exercícios que contribuem para uma postura correta. Consequentemente, haverá melhoras na qualidade de vida. Além disso, existirão menos riscos de problemas de saúde.

Postura correta

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Revista Bless

Postura correta consiste na posição física dos indivíduos em variadas situações. Em suma, existe uma postura correta para andar, dormir, sentar, trabalhar, entre outros. Ademais, o posicionamento do corpo está diretamente ligado à coluna vertebral.

Cuja parte é responsável pela sustentação e distribuição de peso para nos manter em pé e permitir realizar movimentos. Com isso, a boa postura possibilita que a coluna vertebral continue funcionando perfeitamente, sem nenhum desvio ou dores.

Importância da postura correta

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Holos Saúde

Ter uma postura correta contribui para que a coluna vertebral se mantenha saudável e sem desvios. De tal forma que evita diversas consequências que a má postura pode causar.

Como, por exemplo, desvio na coluna que provocam dores musculares fadiga, dificuldade em se locomover e problemas em alguns órgãos.

Por que não mantemos a postura correta?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Clínica Vertebrata

Apesar da enorme importância de manter a postura correta, existe uma enorme dificuldade para mantê-la. Ou seja, por questões de costume ou situações do dia a dia, acabamos não nos atentando para o posicionamento da nossa coluna.

Ademais, ao longo do dia o organismo busca uma posição que é mais confortável para ele, que foge do alinhamento correto da coluna.

Inicialmente, manter a postura pode provocar desconfortos, mas com o passar do tempo e através de hábitos e exercícios o corpo se acostuma. Além disso, a tendência de curvar pode ser causada por outros fatores. Por exemplo, a sensação de alívio de tensão imediata. Ou também por timidez, vergonha e necessidade de proteção.

Consequências de uma má postura

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Salvapé

Uma má postura faz com que os ossos não se alinhem corretamente, ocasionando tensões nos músculos, ligamentos e nas juntas. Ademais, ainda provocam fatiga, e futuramente dores crônicas na coluna vertebral, que afetam alguns órgãos vitais, principalmente os próximos ao abdômen. Alguns desvios que podem ocorrer são: Escoliose, lordose e cifose.

Por outro lado, a postura incorreta pode causar também a gordura abdominal. Isto é, por manter a coluna curvada, a gordura da barriga se acumula no abdômen e culotes, gerando os conhecidos pneuzinhos.

Além disso, pode provocar também a baixo autoestima. Pois, quando há uma boa postura, hormônios como o cortisol e a testosterona são liberados, causando sentimentos de confiança e liderança. Entretanto, com uma má postura, esses hormônios diminuem e provocam uma baixa autoestima.

Como manter uma boa postura em situações diversas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: VEJA

Existe uma postura correta para andar, dormir, sentar, trabalhar, e entre outros. Logo, é preciso saber como ter a postura correta em cada ocasião, por exemplo:

Ao sentar: Deve manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira, os ombros relaxados e os pés no chão. Ao andar: É importante distribuir o peso do corpo entre as pernas, com os pés voltados para frente e o abdômen contraído. Por fim, a cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão. Ao dormir: A posição mais indicada para dormir é de lado, com dois travesseiros, um baixo para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para adequar à altura do quadril e não rodar a coluna. Ao carregar peso: É essencial evitar carregar coisas pesadas de um lado só do corpo. Sendo assim, a melhor forma de carregar é segurando o peso contra o peito.

Dicas para alcançar a postura correta

1 – Evitar sentar com o tronco inclinado para frente

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Pinterest

Quando estiver sentado, você deve encostar totalmente as costas no encosto da cadeira. Além disso, deve manter os dois pés apoiados no chão, evitando cruzar as pernas. Ademais, sentar sobre o ossinho do bumbum (cóccix) e posicionar os ombros levemente para trás também contribui.

2 – Dormir de lado

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: CEOT

Para ter uma postura correta, é indicado dormir de lado, e utilizando dois travesseiros. Logo, um dos travesseiros tem que ser baixo para apoiar a cabeça, e o outro deve ficar entre as pernas. Com isso, a altura do quadril ficará adequada e a coluna reta, consequentemente, proporcionando uma noite de sono mais agradável e saudável para a coluna vertebral.

3 – Apoiar o peso do corpo nos dois pés

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Dr. Hérnia

Para garantir a postura correta é fundamental apoiar o peso do corpo nos dois pés quando estiver em pé e ao andar. Assim, o peso do corpo fica igual para todas as partes do corpo e não pesa para a coluna vertebral.

4 – Evitar carregar coisas pesadas nos ombros

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: DDS Online

É essencial evitar carregar coisas pesadas nos ombros, principalmente em apenas um dos ombros. Pois, pode ocasionar alterações na coluna. Com o peso em um dos ombros, há um desequilíbrio no corpo, que empurra o ombro e o quadril para baixo, prejudicando e desalinhando a coluna vertebral.

5 – Praticar exercícios físicos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Holmes Place

Realizar exercícios físicos é essencial para manter os músculos fortalecidos e contribuir para se adquirir uma postura correta. Como a prática da Yoga, por exemplo, que é excelente para ajudar a manter a postura correta da coluna.

No entanto, outros exercícios como, pilates, ballet, musculação, também são muito eficazes, além de proporcionar um estilo de vida mais saudável. Em suma, o essencial é procurar manter uma postura correta, e assim garantir a boa saúde da coluna vertebral e de todo o corpo.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Essa é a melhor postura para trabalhar sentado [e não ter dor nas costas].

Fontes: Eu sem fronteiras, Info Escola, Reliza, Tua Saúde

Imagens: Bee Corp, Revista Bless, Holos Saúde, Clínica Vertebrata, Salvapé, Veja, Pinterest, CEOT, Dr. Hérnia, DDS Online, Holmes Place

Essa matéria Postura correta, como alcançar? Importância e consequências da má postura foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas