Segredos do Mundo Pragas urbanas, o que são? Quais perigos oferecem e como evitar

Pragas urbanas, o que são? Quais perigos oferecem e como evitar

Quanto mais as cidades crescem, mais aparecem as pragas urbanas, que são animais ou insetos que causam prejuízos e transmitem doenças. Essa matéria Pragas urbanas, o que são? Quais perigos oferecem e como evitar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Atualmente, o crescimento acelerado de cidades afetam drasticamente a natureza, como consequência, ocorre um desiquilíbrio ecológico. Portanto, proporcionando a proliferação de pragas urbanas em meio ao habitat humano. Mas, o que seria essas pragas urbanas? São animais chamados de sinantrópicos, que vivem próximas às casas humanas e possuem alta capacidade de adaptação, sobrevivência e proliferação.

Como exemplo de pragas urbanas temos os ratos, baratas, carrapato, morcegos, mosquitos, aranhas, escorpiões, pombos, entre outros.

No entanto, as pragas urbanas são nocivas ao ser humano, pois transmitem doenças, além de causar prejuízos ao destruir alimentos, sujar e danificar utensílios de uma habitação.

Apesar de serem chamados de pragas urbanas, esses animais fazem parte da cadeia alimentar, por isso, quando estão em equilíbrio com o meio ambiente, não causam mal ao ser humano.

Porém, quando sua proliferação começa causar problemas à saúde dos seres humanos e prejuízos, é necessário tomar medidas para a erradicação desses aninais. Já para evitar o aparecimento das pragas nas residências, existem algumas precauções que podem ser tomadas no dia a dia.

O que são pragas urbanas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: O Defensor

As pragas urbanas são animais ou insetos que invadem o habitat do ser humano, provocando danos e risco à saúde, transmitindo doenças. Portanto, são considerados como pragas urbanas, baratas, ratos, mosquitos, morcegos, pombos, carrapatos, formigas, aranhas, escorpiões, lacraias, etc.

Geralmente, durante a época do verão, quando as temperaturas são mais altas, é quando há uma maior incidência desses animais no ambiente urbano. Pois, apesar dos filhotes serem gerados durante o inverno, é no verão que as pragas urbanas mais se proliferam.

E o que causa essa proliferação de pragas urbanas é justamente o estilo de vida nas cidades. Por exemplo, com o crescimento acelerado das grandes cidades, nem sempre o sistema de saneamento, esgoto e gerenciamento de resíduos são suficientes. Como consequência, favorece o aparecimento das pragas urbano.

Outro fator que colabora para o aparecimento e proliferação de animais sinantrópicos, é a forma errada que as pessoas armazenam alimentos e o lixo da residência. Além da maneira como mantém a higiene do local.

Em suma, todas essas práticas erradas servem como um atrativo para esses animais, que buscam por abrigo e alimentação nos centros urbanos.

Tipos de pragas urbanas mais perigosas

1- Ratos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Exame

Entre os animais sinantrópicos mais perigosos para à saúde do ser humano está o rato. Pois é o que mais se adaptou ao estilo de vida humana, possuindo maior facilidade em sobreviver e se multiplicar no meio urbano.

Mas, o que o torna mais perigoso é o fato de ser capaz de transmitir doenças graves, por exemplo, tifo, febre de mordida, triquinose e leptospirose.

Todavia, os ratos possuem hábitos noturnos, quando saem de seus esconderijos em busca de comida, como no lixo doméstico ou em alimentos armazenados.

Sendo que os principais locais habitados por ratos são, lixões, forros, sótãos, armários, etc.

2- Barata

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Impacta RP

Assim como o rato, a barata também é uma espécie de praga urbana que se adaptou muito bem à vida humana. Pois são muito resistentes, podendo viver por até mais de três anos.

Essas pragas urbanas podem contaminar alimentos e objetos de uso pessoal, provocando intoxicação alimentar, infecções, diarreia, entre outras contaminações. Já que transitam por esgotos, lixões e locais contaminados.

As baratas tem hábito onívoro, com alta capacidade de reprodução e facilidade em ocupar diferentes tipos de locais. Por exemplo, em bueiros, galerias de esgoto, caixa de gordura, armários, gavetas e até mesmo em dutos de fiação elétrica.

Também com hábitos noturnos, as baratas buscam por alimento à noite, deixando excrementos e um odor característico e desagradável por onde passam.

3- Pombos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: BR Control

Os pombos também são considerados como pragas urbanas, pois, assim como ratos e baratas, também transmite doenças ao ser humano.

São animais que se reproduzem rapidamente e se adaptam ao meio urbano muito bem, vivendo em locais altos, como forros de telhados, torres de igrejas, etc.

Sua alimentação é basicamente insetos, alguns tipos de frutos e restos de comidas encontrados nas ruas, inclusive, há pessoas que tem o costume de alimenta-los nas praças públicas.

Porém, os pombos são transmissores de doenças, através da inalação de suas fezes secas ou por meio dos piolhos. Entre as doenças mais comuns estão, a Criptococose, Histoplasmose, Ornitose, Salmonelose, Dermatites e alergias em geral.

4- Mosquitos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Biomax

Uma das pragas urbanas mais difíceis de controlar são os mosquitos, pois se proliferam muito rapidamente e com muita facilidade.

Da mesma forma, são responsáveis pela transmissão de doenças, por exemplo, filariose, malária, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, leishmaniose e as encefalites.

O principal fator que colabora para a proliferação de mosquitos é a água parada, sendo que os mosquitos podem viver por até três meses.

Como evitar o aparecimento das pragas urbanas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Consultora de alimentos

Ações preventivas são as mais eficazes para o controle de pragas urbanas. Sendo que, a principal ação é manter a higiene dos locais mais propícios ao aparecimento dos animais sinantrópicos. Por isso:

Faça o acondicionamento e descarte correto do lixo doméstico, nunca deixe ao céu aberto Faça limpeza periódica do local Mantenha caixas de gordura vedadas Não acumule entulhos Armazene de forma correta os alimentos Vedar frestas e aberturas nas paredes ou armários Manter limpos e fechados poços e caixa-d’água
Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Itapuã Saneamento

Contudo, há outras medidas que podem ajudar a evitar o aparecimento das pragas urbanas, como armadilhas ou alguns venenos que não prejudiquem a saúde. Mas, caso nenhuma dessas precauções resolva o problema, pode ser necessário procurar por empresas especializadas na manipulação de inseticidas e outros produtos para eliminar pragas urbanas. Que poderão resolver o problema de forma eficiente e segura.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Você nunca mais vai matar aranhas dentro de casa depois de ler isso.

Fontes: Info Escola, Higitec

Imagens: Youtube, O Defensor, Exame, Impacta RP, BR Control, Biomax, Consultora de alimentos, Itapuã Saneamento e Diário de Mucuri.

Essa matéria Pragas urbanas, o que são? Quais perigos oferecem e como evitar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas