Segredos do Mundo Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

O Prêmio Nobel é uma ação de reconhecimento mundial, cujas categorias premiam pessoas com atividades notórias para a sociedade. Essa matéria Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O Prêmio Nobel é uma premiação de reconhecimento mundial, principalmente quanto as ações em benefício da humanidade. Nesse sentido, envolve pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas com resultados notórios à sociedade. Por isso, abarca cinco categorias: Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz.

Além disso, é uma cerimônia anual, cuja entrega do título ocorre no dia 10 de dezembro. Mais ainda, costuma acontecer em Estocolmo, na Suécia e em Oslo, na Noruega. Desse modo, está sob responsabilidade da Fundação Nobel, que entrega a cada vencedor das categorias um diploma honroso, uma medalha de ouro de 18 quilates e uma quantia de 8 milhões de coroas suecas.

Em outras palavras, os vencedores ganham o equivalente a 800 milhões de dólares. Ainda que seja uma premiação de divisões específicas, é comum que outros eventos notórios sejam apelidados de Nobel. Como exemplo, pode-se citar a Medalha Fields, conhecida como “Nobel da Matemática”.

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Segredos do Mundo
Retrato de Alfred Nobel – Fonte: Conhecimento Científico

Origem e história do Prêmio Nobel

Em primeiro lugar, o químico e inventor Alfred Nobel é o rosto que emoldura a moeda do Prêmio Nobel. Sendo assim, conhecer sua história permite entender melhor como essa premiação surgiu no mundo.

Resumidamente, Alfred Nobel foi um químico e inventor que desenvolveu a dinamite, e tornou-se milionário a partir com o patenteamento desse produto. Entretanto, a recepção de sua criação para o mundo foi lida como algo que causaria a morte de inúmeras pessoas em guerras.

Como consequência. Nobel decidiu que não gostaria de ser lembrado dessa forma, o que o levou a uma série de reflexões sobre o uso dos explosivos em guerra. Eventualmente, o químico decidiu deixar sua fortuna para pessoas que lutassem pelo bem-estar da humanidade. Desse modo, assinou um testamento onde deixou 94% da sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel.

Nesse sentido, após seu falecimento em 1896, a família ficou encarregada de executar o desejo final do químico e inventor. Porém, a Fundação surgiu somente em 1900, com a primeira edição do prêmio no ano seguinte. Além disso, Alfred Nobel determinou quais seriam as categorias da premiação e selecionou um grupo de pessoas para escolher os melhores candidatos dessa primeira edição.

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Segredos do Mundo
Fonte: Revista Galileu

Como são escolhidos os vencedores do Prêmio Nobel?

Primeiramente, a escolha do Nobel começa com comitês específicos de cada categoria. Em seguida, cada comitê envia cartas para cientistas, acadêmicos e professores de diversos países solicitando indicações para a edição do Prêmio Nobel. Desse modo, os comitês costuma receber entre 200 e 300 indicações, mas não se pode indicar a si mesmo.

Além disso, é demandado o reconhecimento de até três pessoas em cada categoria, e não há mais possibilidade de fazer indicações póstumas. Contudo, a Fundação Nobel permite que pessoas que vem a falecer antes da cerimônia sejam premiadas normalmente.

Por fim, os vencedores são anunciados publicamente após a decisão final de cada categoria. Por essa perspectiva, vale ressaltar que as pessoas indicadas costumam ter os nomes revelados oficialmente após 50 anos, a fim de não comprometer a cerimônia.

No que diz respeito ao cronograma do evento, costuma-se receber as indicações do comitê a partir de janeiro. Entretanto, o anúncio dos vencedores é feito em outubro e o Prêmio Nobel acontece em dezembro.

Apesar disso, existe a possibilidade de que alguma categoria fique sem premiação, caso o comitê responsável considere que não há uma ou mais pessoas aptas a receber o reconhecimento. Como exemplo dessa situação pode-se citar a categoria Nobel da Paz, que ficou sem vencedores durante a Segunda Guerra Mundial.

Principais vencedores do Prêmio Nobel

Como citado anteriormente, o Prêmio Nobel possui cinco categorias: Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz. Conheça os principais vencedores entre as 120 edições desse evento:

Física

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Segredos do Mundo
Fonte: Hypeness

Em primeiro lugar, Albert Einstein está entre os mais notórios ganhadores do Prêmio Nobel, tendo recebido o prêmio em 1921. Entretanto, pessoas costumam associar sua vitória com a Teoria da Relatividade,. Na realidade, Einstein recebeu a laureação devido aos estudos sobre o efeito fotoelétrico.

Além dele, cabe citar James Chadwick, que ganhou em 1935, pela descoberta do nêutron. Mais ainda, Maria Goeppert-Mayer e J. Hand D. Jensen ganharam o Nobel da Física em 1963, devido ao trabalho relacionado com a estrutura das camadas nucleares.

Por fim, William Alfred Fowler é o notório ganhador mais antigo entre os destaques dessa categoria. Resumidamente, recebeu o prêmio em 1983 por conta de seus estudos com as reações nucleares que participam da formação do Universo.

Química

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Segredos do Mundo
Marie Curie – Fonte: Mundo Educação

Primeiramente, o destaque dessa categoria fica por conta de Marie Curie, considerada a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel na história do evento. Nesse sentido, recebeu o título em 1911, pela descoberta envolvendo o elemento rádio.

Por outro lado, existem importantes nomes, como Alfred Werner, ganhador de 1913, que contribuiu para o desenvolvimento da chamada estereoquímica. Ademais, Irème Joliot-Cuei e Jean-Frédéric Joliot-Curie, levaram juntos o prêmio em 1935, por desenvolver o processo da radioatividade artificial.

Além disso, Linus Pauling recebeu o prêmio em 1954, por causa do trabalho realizado com ligações químicas. Mais recentemente, John Bannister Goodenough, Michael Stanley Whittingham e Akira Yoshino receberam o Nobel de Química em 2019, pelo desenvolvimento de baterias de íons de lítio.

Fisiologia ou Medicina

Fotografia de Alexander Flaming trabalhando para ilustração do item

Fotografia de Alexander Flaming trabalhando para ilustração do item

Segredos do Mundo
Alexander Flaming – Fonte: Bom Retiro

Sobretudo, Alexander Fleming se destaca na premiação de 1945 pela descoberta da penicilina, responsável por atuar positivamente em diversas doenças infecciosas. Entretanto, não é o único nome importante. Como exemplo de destaques nessa categoria, vale trazer o nome de Robert Koch, ganhador de 1905 com seu trabalho de aprofundamento a respeito da tuberculose.

Além dele, Barba McClintock ganhou o Nobel da Fisiologia em 1983, pois descobriu a respeito dos elementos genético móveis. Por outro lado, Elizabeth H. Blackburn ganhou em 2009, quando estudou a estrutura de proteção dos cromossomos.

Literatura

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores

Segredos do Mundo
Gabriel García Márquez – Fonte: Toda Matéria

A princípio, Gabriel García Márquez destaca-se na categoria de Literatura por ter sido um dos poucos latino-americanos a receber o título. Nesse sentido, foi premiado pelo trabalho em relatar a realidade do seu país através do realismo fantástico.

Além dele, cabe citar outros nomes, como Ernest Miller Hemingway, que ganhou o prêmio em 1954 pela influência na narrativa contemporânea. Também Toni Morrison, vencedora no ano de 1993, devido seus romances influenciados pela força visionária e presença poética.

Paz

Fotografia da Malala para exemplificação do item

Fotografia da Malala para exemplificação do item

Segredos do Mundo
Malala – Fonte: Carol Vayda

Por fim, a categoria Paz premiou importantes personalidades cujas ações humanitárias trouxeram benefícios à coletividade. Desse modo, cabe citar Malala Yousafzai, ganhadora na edição de 2019 por sua luta contra a repressão de crianças e jovens. Além disso, atuou na defesa do direito de todas as crianças à educação.

Mais ainda, Martin Luther King Jr levou o prêmio em 1964, por conta das suas ações de combate à desigualdade racial. Ademais, Madre Teresa de Cacultá também está entre as premiadas, tendo vencido em 1979 devido ao seu trabalho com os pobres e doentes.

E ai, gostou de aprender sobre o Prêmio Nobel? Então leia sobre Personalidades importantes – 40 figuras mais influentes da história.

Fontes: Mundo Educação | Brasil Escola

Imagens: Hypeness | Conhecimento Científico | Revista Galileu | Metrópoles | Mundo Educação | Bom Retiro | Toda Matéria | Carol Vayda

Essa matéria Prêmio Nobel, o que é? Origem, categorias e principais ganhadores foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas