Primeira Classe – Diferença entre as classes econômica e executiva

Criada para oferecer luxo e exclusividade aos passageiros, a Primeira Classe tem suítes que fazem o avião parecer um quarto de hotel.

Primeiramente, ao comprar passagem para uma viagem de avião, as opções mais comuns são a Classe Econômica, também chamada de Turística, e a Classe Executiva, ou Business Class. Além dessas, entretanto, algumas empresas também oferecem uma opção de mais luxo: a Primeira Classe.

Além dos nomes diferentes, cada uma delas também possui características próprias, além de, é claro, preços diferentes. A Classe Econômica é a mais simples, com oferta de serviços mínimos para a viagem. Já a Classe Executiva oferece mais conforto e algumas regalias de serviço, antes e depois do embarque. A Primeira Classe oferece os benefícios da Executiva, com muito mais luxo e exclusividade. No Brasil, entretanto, não existe mais o serviço de Primeira Classe para voos domésticos.

Vamos entender as peculiaridades de cada uma das classes.

Primeira Classe
Primeira Classe - qual a diferença para as classes econômica e executiva

Primeira Classe - qual a diferença para as classes econômica e executiva

Segredos do Mundo
The Upsider

Essa tem se tornado cada vez mais rara nas companhias aéreas de todo mundo. Isso porque ela tem perdido espaço para cabines da Classe Executiva, que estão se tornando cada vez mais exclusivas e confortáveis. Apesar da perda de espaço, o espaço privativo não deve deixar de existir, mas sim ficar reservado a um número reduzido, ainda mais exclusivo.

A prioridade é oferecer um serviço único e de excelência. Além de um espaço generoso, com suítes que podem contar com camas de verdade, ainda há mordomias que não são encontradas em outras classes.

As refeições fazem parte de menus exclusivos assinados por chefes premiados, com ingredientes da alta gastronomia. Já as opções de pedidas, vão de espumantes e vinhos renomados a drinks especiais feitos na hora, por comissionários treinados.

O preço de uma passagem de primeira classe depende da rota e do nível de serviços oferecidos, mas pode custar 5 vezes ou mais do que um voo de Classe Executiva.

Premium Economy – O que é e quais as principais vantagens × Classe Executiva
Primeira Classe - qual a diferença para as classes econômica e executiva

Primeira Classe - qual a diferença para as classes econômica e executiva

Segredos do Mundo
Insider

A Classe Executiva, ou Business, tem esse nome pois é focada em passageiros executivos. Isso significa que ela oferece mais conforto aos passageiros que viajam a negócio e pretendem descansar durante a viagem para chegarem mais dispostos em seus destinos.

As vantagens já começam no aeroporto, com guichês exclusivos para check-in e franquia de bagagem diferenciada. Além disso, os passageiros podem aguardar o embarque em salas VIP com comidas, bebidas e até mesmo espaço para banhos, em alguns aeroportos.

Dentro da aeronave, os passageiros encontram assentos que reclinam 180 graus, praticamente se transformando em camas. Além disso, as poltronas são bem maiores do as comuns na classe econômica. Os monitores e fones para serviços de entretenimento também são diferentes, já que possuem mais qualidade.

O serviço de bordo também é diferenciado, pois oferece de 3 a 5 opções de prato principal. Além disso, entrada e sobremesa também estão disponíveis. As louças são mais luxuosas, talheres de metal e copos de vidro ou cristal. Para acompanhar a refeição, há opções variadas de refrigerantes, sucos, chás e até mesmo bebidas alcoólicas.

Classe Econômica
Primeira Classe - qual a diferença para as classes econômica e executiva

Primeira Classe - qual a diferença para as classes econômica e executiva

Segredos do Mundo
Upgraded Points

Essa é a classe mais simples e popular, onde estão a maioria das pessoas. Os assentos tem espaços limitados e são dispostos de maneira que nem todos tem acesso aos lugares mais desejados, como janelas e corredores.

Apesar disso, as companhias ainda oferecem opções de conforto. Os passageiros recebem fones de ouvido e podem acompanhar filmes, séries e músicas em monitores individuais em voos mais longos. Travesseiros e cobertores também podem ser oferecidos, principalmente em voos noturnos. Na falta de opções no voo, você pode apostar em hacks com seu próprio smartphone.

O oferecimento de refeições depende da distância e duração dos voos. Nas viagens internacionais, pelo menos um lanche, café, almoço ou jantar está disponível. Em viagens que duram mais de 7 horas, como para EUA e Europa, é servida uma refeição logo após a decolagem e uma pouco antes do pouso. Já em viagens mais loucas, como para o Oriente Médio, podem haver até três refeições.

Algumas companhias oferecem uma opção uma pouco mais incrementada, chamada de Classe Econômica Premium. Os benefícios não chegam a igualar ao da Executiva, mas são mais completos do que os da econômica.

Fontes: Skyscanner, Melhores Destinos, Estevam Pelo Mundo

Imagem de destaque: The Upsider

Essa matéria Primeira Classe – Diferença entre as classes econômica e executiva foi criada pelo site Segredos do Mundo.