Emprego

Segredos do Mundo Profissões promissoras – 21 possibilidades no mundo pós-pandemia

Profissões promissoras – 21 possibilidades no mundo pós-pandemia

Existem profissões promissores em algumas áreas, como por exemplo, engenharia e saúde, que estão ganhando espaço neste cenário pandêmico. Essa matéria Profissões promissoras – 21 possibilidades no mundo pós-pandemia foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Você sabe quais são as profissões promissoras que prometem ascender no mercado após a pandemia de Covid-19? Elas são de diversas áreas, como por exemplo, engenharia e saúde. Muitas delas estão ganhando espaço neste cenário pandêmico.

Quando na escola, os professores citavam os episódios pandêmicos como o da Peste Negra e o da Gripe Espanhola. Ninguém imaginava o que estava por vir: uma nova ameaça global. Mas, 2020 chegou! Aliás, este ano já mudou o presente e começou a ditar, até mesmo, as profissões do futuro.

Certamente, 2020 entrará para os livros de história como aquele da pandemia de Covid-19, doença altamente contagiosa, causada pelo vírus SARS-Cov-2. Atualmente, já são mais de 44 milhões de casos e mais de 1 milhão de mortes em todo o mundo.

Origem do coronavírus

covid 19

covid 19

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O pioneiro na identificação do coronavírus foi Li Wenliang, médico residente na província de Wuhan, na China. Com intuito de entender a doença, ele realizou alguns estudos, mas também foi um dos primeiros profissionais da saúde a falecer em decorrência da infecção por Covid-19.

A princípio, surgiram boatos de que o coronavírus teria sido criado intencionalmente em laboratório. Contudo, as evidências científicas publicadas até o momento apontam outra hipótese, isto é,  o SARS-CoV-2 tem origem natural. Apesar dos rumores, para a ciência, o coronavírus é resultado da evolução de um vírus que circula em espécies animais, como morcegos e pangolins.

Nesse sentido, para tentar frear a propagação do vírus por meio do distanciamento das pessoas, muitas empresas foram fechadas temporariamente e as pessoas ficaram confinadas em suas casas. Como consequência, a crise sanitária afetou fortemente o presente e o futuro da economia e do mercado de trabalho.

Mercado de trabalho antes da pandemia

profissões após a pandemia

profissões após a pandemia

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2019 revelam que os postos de trabalho com carteira assinada fechou o ano em alta, ou seja, alcançou seu maior nível desde 2015. Entretanto, segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a tendência de crescimento dos empregos formais no Brasil foi interrompida pela pandemia de covid-19.

Sobre isso, muitos especialistas concordam, que as mudanças sofridas pelo mercado de trabalho na pandemia, já vinham acontecendo e foram acentuadas primordialmente com o cenário imposto pelo surto. Como resultado, o futuro mercado de trabalho foi afetado mais fortemente nas relações de trabalho e na segurança sanitária propiciada pelas empresas.

Então, tendências como flexibilização da jornada de trabalho, home office e seleções completamente online, passaram a integrar o ‘novo normal’ das empresas e já estão abrindo caminho para as profissões promissoras.

Mercado de trabalho do futuro: quais são as profissões promissoras?

Ao passo que esse ‘novo normal’ se instala, o mercado de trabalho passa a ser cada vez mais exigente. Com efeito, haverá demanda crescente por uma série de profissões não apenas inovadoras, mas com trabalhadores com novas competências, superqualificados e especializados.

Mapa de profissões após a pandemia

Mapa de profissões após a pandemia

Segredos do Mundo
Mapeamento macrotendência de profissões do futuro – Divulgação/Cognizant

Segundo a Multinacional de Tecnologia Cognizant, a Covid-19 está transformando rapidamente o futuro no presente. Por isso, a empresa fez uma lista com 21 profissões promissoras, que deverão ser bastante demandadas e bem valorizadas no futuro.

A publicação tem revisão periódica e elenca profissões promissoras para o mercado até 2028. Confira:

1 – Detetive de dados

carreira do futuro

carreira do futuro

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Esta é uma carreira ideal para quem curte tecnologia, matemática e finanças. Este profissional do futuro investigará os mistérios da Big Data. Em resumo, ‘big data’ é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados diversos.

2 – Facilitador de TI (profissão remota)

carreiras promissoras

carreiras promissoras

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Em segundo lugar está o Facilitador de TI. Em suma, a função deste profissional no futuro é criar plataformas automatizadas para que os usuários construam seus próprios ambientes colaborativos, além de assistentes virtuais.

3 – Oficial de ética de sourcing

trabalho do futuro

trabalho do futuro

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Esse profissional irá investigar, acompanhar, e negociar acordos de bens e serviços. Acima de tudo, ele deverá garantir que os gastos da empresa estejam alinhados com os padrões de ética de seus stakeholders.

4 – Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

profissional do futuro

profissional do futuro

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Esse gestor define, desenvolve e implementa programas capazes de acelerar as vendas e negócios de inteligência artificial (IA). Além disso, ele deverá ter formação nas áreas de engenharia robótica e áreas semelhantes.

5 – Mestre de Edge Computing

profissão pós pandemia

profissão pós pandemia

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O profissional dessa área cria, mantém e protege o ambiente de edge computing ou computação na “borda”. Em resumo, trata-se do limite da rede de computação em nuvem, perto da fonte de dados. 

6 – Walker/Talker

walkie talker

walkie talker

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

De modo geral, o profissional irá simplesmente falar e ouvir. Por exemplo, ele poderá atender clientes idosos através de uma plataforma online para escutá-los e conversar com eles.

7 – Conselheiro de compromisso de saúde (profissão remota)

profissão remota

profissão remota

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Carreira destinada a quem tem formação em Educação Física ou Nutrição. Dessa maneira, o profissional do futuro trabalhará remotamente com o fim de oferecer treinamento individual e conselhos de bem-estar e saúde para os usuários.

8 – Técnico de saúde assistida por inteligência artificial (profissão remota)

técnicos do futuro

técnicos do futuro

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Também de forma remota, esse profissional examina e diagnostica tratamentos apropriados para pacientes. De fato, a profissão exige conhecimentos de enfermagem, além de habilidades com ferramentas digitais.

9 – Analista de cybercidade

analista de cybercidade

analista de cybercidade

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Esse profissional será responsável pela segurança da cidade por meio de um sistema informatizado. Por conseguinte, é preciso formação em engenharia digital, conhecimentos em circuitos eletrônicos e metodologias de startup, assim como impressão 3D são alguns dos requisitos para o cargo.

10 – Diretor de portfólio genômico

diretor de portfolio

diretor de portfolio

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O profissional desta área irá formular estratégias para um portfólio de produtos biotecnológicos. Portanto é necessária graduação em campo relacionado à genômica, como também habilidades como liderança e negociação.

11 – Gerente de equipe humanos-máquinas

gerente do futuro

gerente do futuro

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Nesta função, o profissional será responsável por criar um sistema de interação entre seres humanos e máquinas conversem melhor. A saber, a formação deste profissional envolve sobretudo, psicologia ou neurociência. Também é exigida qualificação em ciência da computação, engenharia ou recursos humanos. Outros diferenciais são conhecimentos em machine learning, ou seja, interação entre humanos e robôs.

12 – Coach de bem-estar financeiro (profissão remota)

coach de bem estar

coach de bem estar

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O coaching deverá atender pessoas que desejam entender e monitorar suas atividades financeiras. Por isso, este profissional precisará de formação em finanças ou negócios, além de conhecimento sobre indústria financeira.

13 – Alfaiate digital (profissão remota)

alfaiate digital

alfaiate digital

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O Alfaiate digital terá basicamente a mesma função do profissional em lugar físico. Aliás, ele será responsável por obter medidas precisas dos clientes para garantir a boa escolha das peças. Além disso, ele deverá ter experiência em moda, artes ou design de interiores, e ainda familiaridade com tecnologia.

14 – Chief Trust

chief profissão remota

chief profissão remota

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Quem tem perfil analítico se dará bem nesta área. Afinal, a função desse profissional é trabalhar com equipes de relações públicas e finanças. Aliás, ele deverá construir relações de confiança e transparência no setor financeiro, especialmente no mercado de criptomoedas.

15 – Curador de Memórias (profissão remota)

curador de memorias

curador de memorias

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Será responsável por recriar experiências vividas por clientes, com fim de auxiliar aqueles que perderam suas memórias. Contudo, os requisitos são: perfil criativo, alta capacidade de desenvolver inteligência emocional, empatia, narrativa e habilidades de comunicação.

16 – Analista de quantum machine learning

analistas do futuro

analistas do futuro

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O analista de quantum machine leaning também é uma das profissões promissoras. Da mesma forma, o profissional deverá pesquisar e desenvolver soluções para aumentar a produtividade e performance de algoritmos e sistemas. Por fim, conhecimento em computação quântica e data Science são alguns requisitos para esta profissão.

17 – Guia de loja virtual (profissão remota)

Guia de loja virtual

Guia de loja virtual

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O profissional desta área fará atendimentos ao cliente em realidade aumentada. Portanto, para esta vaga, é preciso ter experiência com vendas, capacidades interpessoais e um bom ambiente para o trabalho remoto.

18 – Corretor de dados pessoais (profissão remota)

profissionais

profissionais

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O corretor irá monitorar e comercializar dados pessoais de um cliente. Além disso,  ele deve aperfeiçoar os ganhos em bolsa de dados nacionais e internacionais.

19 – Construtor de jornadas de realidade aumentada

construtor

construtor

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

A função deste profissional é projetar, construir e personalizar jornadas de realidade aumentada. Desse modo, é necessário ter perfil criativo, experiência com jogos competitivos multiplayer, facilidade com tecnologias e plataformas específicas.

20 – Controlador de estradas

controlador de estradas

controlador de estradas

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O profissional deverá ser capaz de planejar, monitorar e manipular espaços aéreos e estradas através de plataformas automatizadas. Além disso, ele terá que gerenciar as inteligências artificiais usadas para organizar espaços de carros e drones autônomos.

21 – Oficial de diversidade genética

profissão do futuro

profissão do futuro

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Por fim, quem escolher esta área terá que criar um ambiente de inclusão genética. Dessa forma, são necessários estudos em biologia ou genômica, boa experiência em igualdade genética ou relacionados.

Conforme a Cognizant, as profissões promissoras foram baseadas em macrotendências distribuídas em diversas áreas, como saúde, biotecnologia, meio ambiente entre outras.

E então, gostou dessa lista de profissões promissoras? Então, leia a seguir: 5 profissões estranhas que você não sabia que existiam

Fontes: Estadão, Microsoft Bing, Revista News e Jornal DCI

Fotos e imagens: Cognizant, Pexels

Essa matéria Profissões promissoras – 21 possibilidades no mundo pós-pandemia foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas