Quarentena – O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus

A quarentena, séculos atrás, era utilizado para se referir ao tempo de 40 dias em que navios esperavam ao mar antes de desembargar pessoas.

Certamente com o coronavírus, você escutou muito se falar sobre isolamento e quarentena, mas afinal, qual o significado desses termos?

Quarentena, nome criado em tempos de peste bubônica. Era utilizado para se referir ao tempo de 40 dias em que navios esperavam ao mar antes de desembargar pessoas. Hoje em dia, as coisas estão diferentes, quarentena agora se refere ao período em que as pessoas devem permanecer em casa durante algum surto de vírus. Dessa forma, o tempo já não precisa ser o mesmo de antigamente, hoje sabemos que depende do período de desenvolvimento de sintomas da doença.

Mas então, o que se deve fazer durante uma quarentena? Certamente, o mais adequado é manter a higiene pessoal, se alimentar bem, e evitar ao máximo sair de sua residência. Além disso, temos medidas governamentais, por exemplo, o controle de aeroportos, rodoviárias, portos e fronteiras. Os governos podem também solicitar o cancelamento de aulas e eventos com grande quantidade de pessoas.

Portanto, a quarentena visa manter o funcionamento de serviços de saúde. Contudo, caso alguém possua os sintomas, os testes devem ser feitos e pode ocorrer a necessidade de isolamento, que será discutida em seguida.

Quarentena x Isolamento

Quarentena - O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus

Quarentena - O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus

Segredos do Mundo
Pleno News

Agora no caso do isolamento, ele é totalmente voluntário, os governos não podem forçar uma pessoa a entrar em isolamento, é uma questão de civilidade. Essas medidas de precaução, servem para separar os diferentes tipos de casos, os prováveis, os confirmados, e os suspeitos, do restante da sociedade. Dessa maneira, os isolamentos podem ser feitos em casa, ou em hospitais, dependendo da gravidade do caso.

Diante disso, aproveitar a situação de quarentena para realizar passeios em shoppings, parques e afins, não é uma atitude muito civilizada. Em casos de pandemia, o mundo todo adota essas medidas para combate ao vírus, é importante respeita-lá.

A tomada dessas medidas visa conter ao máximo a proliferação de um vírus. Tanto a quarentena quanto o isolamento tem suas importâncias, e em crises como a da novo coronavírus (COVID-19), medidas pessoais também devem ser tomadas.

Cumprimentos alternativos – Soluções para se prevenir do coronavírus

×

Coronavírus

Quarentena - O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus

Quarentena - O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus

Segredos do Mundo
Caracas Chronicles

No momento, o mundo já conta com mais de 180 mil casos de coronavírus e cerca de 7.500 mortes. No Brasil, os casos passam de 300, com uma morte contabilizada. Basicamente, este é um exemplo de pandemia, ou seja, um vírus conseguiu se espalhar no mundo todo.

Mas não há motivo para pânico, as medidas de quarentena e isolamento, citadas anteriormente, já estão sendo aplicadas em todos países. Além disso, a taxa de mortalidade fica perto de 2,4%, porém nos grupos de risco (idosos, doentes crônicos, hipertensos e diabéticos), a taxa tende a ser maior.

Os sintomas incluem: tosse, dificuldade ao respirar, febre, dor de cabeça e de garganta.

Regras para coronavírus

Quarentena - O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus

Quarentena - O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus

Segredos do Mundo
CDC

A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda, para os casos leves, que o paciente se recupere em casa. Alguns cuidados como, lavar as mãos; não compartilhar utensílios; se cobrir ao tossir; evitar contatos próximos e permanecer em casa, devem ser tomados.

As recomendações continuam quanto ao período de quarentena, nessa caso são 14 dias. Dessa forma, em casos leves, é o suficiente para se recuperar. Porém, em situações de falta de ar e febre, recomenda-se que procure um hospital.

Não há uma necessidade de utilizar máscara caso você não possua os sintomas. Portanto, as máscaras devem ser utilizadas por aqueles que já tem, e com ela, pretendem minimizar a transmissão. Porém, caso você seja um profissional da saúde, a medida é válida, devido ao grande tempo de exposição.

Além disso, a OMS não recomenda a utilização de ibuprofeno, devido a capacidade de potencializar o efeito do coronavírus. Dessa maneira, outros remédios como dipirona e paracetamol, podem ser administrados.

E aí, curtiu aprender mais? Confira também: Analgésicos – O que são, tipos e qual usar em cada situação

Fontes: Correio Braziliense, Saúde e Sempre Família

Imagem destacada: Ao Vivo de Brasília

Essa matéria Quarentena – O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus foi criada pelo site Segredos do Mundo.