Rainha Elizabeth – Alimentação, hábitos e rotina da monarca de 94 anos

A Rainha Elizabeth mantém uma rotina regrada e disciplinada para manter a longevidade do reinado mais duradouro da história da Grã-Bretanha.

Em 2020, a Rainha Elizabeth II completou 94 anos de idade. Com mais de 60 anos de reinado, a rainha é o símbolo máximo da família real e sempre protagoniza boas histórias nos tabloides.

O reinado de Elizabeth começou em 1953, um ano após a morte de seu pai. Na ocasião, o Rei George VI morrera durante o sono. Sendo assim, a Rainha Elizabeth é a monarca que mais tempo reinou na Grã-Bretanha. Antes dela, a Rainha Victória havia tido um governo de 23.226 dias e 16 horas.

Além de manter um recorde na monarquia, a rainha chama atenção por outros motivos. Entre eles, está a sua vitalidade e força, mesmo aos 94 anos de idade.

Alimentação

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos

Segredos do Mundo
Harper’s Bazaar

Um dos segredos da rainha está na sua alimentação. Segundo o chef responsável pelas refeições da monarca, ela tem um gosto peculiar. Isso porque a Rainha Elizabeth consome apenas alimentos da estação vigente. No verão, por exemplo, sua fruta preferida é o morango.

Além disso, ela pega leve nos carboidratos. Principalmente durante o jantar, passa longe de batatas, arroz e macarrão. O cardápio também deixa de fora todas as massas e temperos como alho. Para garantir o equilíbrio, a rainha aposta em alimentos leves, assim como saladas e frangos grelhados.

Para a sobremesa, ama chocolate. Além disso, derivados do doce, como mousses, não deixam de marcar presença após o almoço.

Por outro lado, há uma peculiaridade curiosa. Ao longo do dia, a rainha costuma beber quatro tipos de drinks diferentes.  Um gin antes do almoço, um vinho durante e um martini seco depois. Antes de dormir, ainda bebe uma taça de champanhe.

Nefertiti – Quem foi a rainha do Egito Antigo e curiosidades

×

Hábitos e rotina

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos

Segredos do Mundo
Harper’s Bazaar

Entre os vários privilégios da rainha, ela pode escolher a hora em que acorda. Dessa maneira, segundo ela, é possível ter mais energia para cumprir todos os compromissos da agenda. Quando soube que Meghan Markle – duquesa de Sussex e esposa do príncipe Harry – acordava às 4h30, a rainha decidiu sugerir que ela acordasse mais tarde.

Para começar o dia, a monarca recebe a visita de sua camareira às 8h30. Nesse momento ela começa a ouvir as notícias pelo rádio e toma seu primeiro chá do dia. Em seguida, parte para seu banho que segue regras específicas. A água não pode estar quente nem fria e deve estar a exatos 18 cm de altura.

Logo após o banho, a Rainha Elizabeth tem um espaço livre na agenda. Isso porque seus compromissos oficiais só começam a partir das 10h. Com sete horas de expediente diário, ela encerra as atividades às 17h.

Curiosidades sobre a Rainha Elizabeth

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos

Segredos do Mundo
Harper’s Bazaar

Apelido: como não consegua pronunciar corretamente seu nome quando era criança, Elizabeth se chamava de Lilibet. Assim, todos os parentes mais próximos se referiam a ela por esse apelido.

Educação dos filhos: ao invés de seguir a tradição da família real britânica e contratar tutores particulares para educação dos filhos, a rainha decidiu enviá-los para internatos.

Nove tronos: assim como todo monarca, a Rainha Elizabeth também é digna de seu trono. Entretanto, ela não possui apenas um, mas nove deles. Um na Câmara dos Lordes, dois na Abadia de Westminster e seis na Sala dos Tronos do Palácio de Buckingham.

Redes sociais: aos 94 anos, a rainha não se intimida com tecnologia. Ela utiliza seu celular para conversar com os netos e mantém um canal no YouTube e contas no Facebook e no Twitter. Seu primeiro e-mail foi enviado em uma base militar, ainda em 1976.

Direção: a rainha é uma pessoa de toda a Grã-Bretanha que pode conduzir um veículo sem placa. Ela ainda gosta de dirigir, mas só faz isso em sua propriedade privada. A decisão foi tomada como precaução depois que seu marido Philip provocou um acidente de trânsito na Inglaterra.

Passaporte: além da permissão especial na direção, a rainha também não precisa de passaporte. Uma vez que todos os documentos da Grã-Bretanha possuem seu nome, ela está livre da obrigação.

Amante de corgis: a Rainha Elizabeth ama cães da raça corgi. Em toda sua vida, ela já teve mais de 30 deles, que se alimentam de carnes de primeira e inclusive fazem viagens internacionais.

Comemoração de aniversário: apesar de ter nascido no dia 21 de abril de 1926, a rainha só comemora o seu aniversário no mês de junho.

Fontes: Aventuras na História, Metrópoles, Forbes

Imagens: Harper’s Bazaar

Essa matéria Rainha Elizabeth – Alimentação, hábitos e rotina da monarca de 94 anos foi criada pelo site Segredos do Mundo.