Ra’s Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Ra's Al Ghul é um personagem da DC Comics que possui poderes mágicos, além de usar o Poco de Lázaro como meio de imortalidade.

Ra’s Al Ghul é m ais um personagem emblemático criado pela DC Comics, que estampou as histórias em quadrinhos do icônico Batman. Com o nome peculiar, cujo significado é “Cabeça do Demônio” em árabe, também faz menção à estrela Algol. Em síntese, o vilão foi criado por Denny O’Neil e Neal Adams. 

Certamente, o personagem também foi para as telas do cinema sendo interpretado por Liam Neeson, no filme Batman Begins, dirigido por Christopher Nolan em 2005.  Ra’s Al Ghul foi um líder enigmático de uma organização criminosa internacional, ou seja, a Liga das Sombras).

Com isso, o vilão já foi descrito em vários embates com o Cavaleiro das Trevas. Logo, esses confrontos envolviam a filha Talia Al Ghul ), já que ela, considerada uma anti-heroína, era apaixonada por Batman. 

A primeira vez que o personagem apareceu nos quadrinhos foi em “Batman: A Série Animada”.  Entretanto, num episódio escrito pelo roteirista Denny O’Neil. Assim, a história teve como base os gibis diante do primeiro confronto com Batman. Posteriormente, surgiu no desenho do Superman, tentando retirar os poderdes do super-herói e sobreviver.  

Ra's Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Ra's Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Segredos do Mundo
Imagem: Comic Basics

História de Ra’s Al Ghul  

Primeiramente, a história de Ra’s al Ghul traz que ele nasceu há 700 anos atrás, em uma tribo de árabes nômades. Assim, ainda jovem ele tinha interesse por ciência, porém não foi à escola. A partir disso, deixou a tribo e foi para a cidade com objetivo de estudar sobre ciência.  

Ra’s al Ghul, sobretudo, era dotado de inteligência, e ficou conhecido como um físico de renome. Além disso, ele também se casou com Sora. Ra’s Al Ghul, entretanto, tem ao lado um segurança, chamado Ubu, que o acompanha por séculos. Os Ubus, basicamente, são altos, fortes e com grande devoção a quem presta serviço. 

Ademais, o vilão possui o Poço de Lázaro, um banho químico que o ressuscita todas as vezes que morre, porém, é letal para os demais. 

Ra's Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Ra's Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Segredos do Mundo
Imagem: Fandom

Duas Caras, quem é? Origem e história do vilão icônico do Batman

×

Do bem ao mal  

Antes de ser caracterizado como um vilão, Ra’s Al Ghul tinha desenvolvido o lado bom. Isso, no entanto, se perdeu quando conheceu um príncipe que estava morrendo. Diante da situação, ele o ajudou, porém, não sabia que o príncipe era um tirano. Assim, Ra’s  Al Ghul o levou ao Poço de Lázaro, mas ele ficou desatinado. 

Como resultado disso, o príncipe matou Sora e prendeu Ra’s al Ghul. Após isso, ele ainda colocou o corpo de Sora dentro da cela de Ra’s Al Ghul. Logo, ele conseguiu fugir e voltou para a tribo em que nasceu para pensar em formar de se vingar do príncipe. Junto com o tio começou a construir um plano de vingança.  

Com o conhecimento sobre química, ele criou um vírus que foi colocado em tecidos e enviados ao rei e ao príncipe. Assim, que receberam o conteúdo, ficaram doentes e, consequentemente, procuram ajuda a Ra’s Al Ghul, porém ele negou e os matou. 

Ra's Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Ra's Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Segredos do Mundo
Imagem: Reddit

Após a vingança, ele utilizou o Poço de Lázaro para se recompor, assim, expandindo sua vida. Em viagens, aprendeu sobre artes marciais, juntou riqueza e criou organizações secretas, cuja primeira deu o nome de “Demônio”. Depois, se tornou a Liga dos Assassinos, que tinha o intuito de suprimir o mal.

Com isso, ele acreditava que teria que recomeçar para eliminar a maldade do mundo. Durante anos, desenvolveu planos para destruir o mundo, e entre eles, lançar um vírus chamado Elbola em Gotham City. 

Ra’s Al Ghul X Batman  

Inicialmente, o vilão considerou que o Batman poderia ser um herdeiro para a organização, porém, os planos mudaram quando sua filha se apaixonou por ele. Com isso, Ra’s  Al Ghul investigou a identidade secreta do Batman e descobriu que precisaria ser rico para ter acesso a tantas armas e veículos especiais. Sendo assim, também descobriu na Batcaverna que Bruce Wayne era quem estava por trás do Cavaleiro das Trevas.  

A partir disso, o vilão criou um plano solicitando ajuda ao Batman. Assim, ele contou uma história sobre um suposto rato da filha. Em contrapartida, não caiu na história e, com isso, Ra’s Al Ghul lhe ofereceu a liderança da Liga dos Assassinos.  Batman, basicamente, passou a ser seu inimigo ao rejeitar a proposta. Segundo o vilão, Batman protegia criminosos.  

Ra's Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Ra's Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman

Segredos do Mundo
Imagem: YouTube

Imortalidade

Após séculos de treino, o vilão se tornou um dos melhores e, muitas vezes, superior ao Batman. Além disso, o Poço de Lázaro o tornou praticamente imortal, ou seja, era possível recuperar hematomas do corpo e, inclusive, retardar o envelhecimento. Com as águas do poço conseguiu aumentar a força, agilidade e resistência.

Além da inteligências, Ra’s Al Ghul  fala várias línguas e tem conhecimentos avançados de ciência e outros campos de estudos.  Ainda assim, possui poderes mágicos, conseguindo colocar a alma no corpo de outras pessoas, por meio de rituais místicos antigos. 

Curiosidades 

O personagem possui 1,95 m de altura e pesa 98 quilos.  Nasceu no Egito, no século XII, porém não há uma data definida.  Possui habilidades de alquimista   Em “Batman: nascimento do demônio” fala-se que ele possui 500 anos, aproximadamente.  Quando foi mantido no asilo Arkham sua identidade assumida foi americana e não egípicia.  Já apareceu na história “Liga da Justiça Vs  Jovens Titãs”  No filme “Batman – O Cavalheiro da Travas Ressurge” foi interpretado por Josh Pence   Em outro filme Ra’s Al Ghul não possui poderes e nem o Poço de Lázaro  

Por fim, você acompanha o universo da DC Comics? Então veja sobre Pinguim, quem é? História e habilidades do inimigo do Batman

Fontes: Aficionados Guia dos Quadrinhos YouTube

Imagens: The Comic Vault YouTube Comic Basics Fandom Reddit

Essa matéria Ra’s Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman foi criada pelo site Segredos do Mundo.