Segredos do Mundo Reflexologia, o que é? Como funciona e benefícios para a saúde

Reflexologia, o que é? Como funciona e benefícios para a saúde

A reflexologia é uma massagem terapêutica que auxilia no alívio de dores, proporciona relaxamento e melhora o funcionamento do corpo. Essa matéria Reflexologia, o que é? Como funciona e benefícios para a saúde foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A Reflexologia é uma técnica milenar de origem chinesa que proporciona benefícios à saúde daqueles que a pratica. Ou seja, é um tipo de massagem terapêutica simples feita nos pés, mas que vem trazendo muitos benefícios para o corpo. Ademais, ajuda a aliviar dores, auxilia no relaxamento, melhora o sono e a melhorar o sistema imunológico. Por fim, você pode praticá-la em casa mesmo, sem ter que gastar nada. Portanto, basta tirar o calçado e começar a massagem apertando todo o pé e tornozelo por alguns minutos.

Essa técnica suave, porém eficaz, vem alcançando cada vez mais destaque na medicina complementar. Pois, além do alívio de dores, também auxilia na prevenção e tratamento de doenças e disfunções do organismo. No entanto, é bom lembrar que cada ponto do pé corresponde a um determinado órgão do corpo, que ao mesmo tempo, está relacionado aos sentimentos. Portanto, encontre o ponto que deseja e pressione com o polegar em movimentos circulares até obter o resultado desejado, que é o alívio de uma dor ou o relaxamento.

Em suma, a Reflexologia é uma boa opção para amenizar o estresse, ansiedade e dores em geral. Pois estimula de forma precisa as terminações nervosas, o que proporciona um maior equilíbrio do bem-estar físico e emocional daqueles que praticam a técnica milenar.

O que é Reflexologia?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Clínica do tratamento dos pés Tijuca

De acordo com especialistas, a Reflexologia é o estudo dos reflexos, ou seja, é uma técnica curativa holística, cujo método é pautado na anatomia e fisiologia do corpo humano. Ademais, a Reflexologia tem como objetivo identificar, prevenir e tratar distúrbios fisiológicos e desequilíbrios emocionais. Dessa forma, a técnica aplicada nos pés, ou em alguns casos nas mãos, deverá ser estimulada por pressão nas terminações nervosas. No entanto, há pontos específicos nos pés para cada parte do corpo, cada um com sua própria função. Por isso, quando for fazer a massagem terapêutica é necessário utilizar um gráfico para se orientar e para saber a região específica e sua correspondência.

A Reflexologia é indicada para todas as pessoas, porém, vale lembrar que não se trata de uma massagem básica. Mas, uma massagem que tem a função de procurar desequilíbrios de energia que se manifestam por sensibilidade no ponto específico. No entanto, é considerada como uma forma simples, natural e não invasiva de estimular forças de cura no organismo. Consequentemente, irá proporcionar o bem-estar físico e emocional do paciente.

Origem da técnica

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Ashitsubo

De acordo com registros históricos, a Reflexologia tem sua origem na época da Antiguidade, quando as terapias eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Segundo as evidências, essa técnica de massagem terapêutica nos pés vem sendo praticada por diversas culturas ao longo de toda a história. Ademais, o documento mais antigo sobre o assunto foi encontrado em escavações no Egito Antigo (2500 e 2300 a.C.) dentro da tumba de um médico egípcio chamado Ankmahor, em Saqqara.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Terapia Reflexo Facial

No entanto, há outra teoria fundamentada que diz que a Reflexologia teve sua origem na China há 5000 anos. No entanto, há certa ambuiguidade, já que as culturas Egípcia e Babilônia se desenvolveram antes da Chinesa. Entretanto, na Índia há 5000 anos a.C. também foram encontrados símbolos sânscritos nos pés de uma estátua do deus Vishnu. O que indica que eles também praticavam a massagem terapêutica nos pés.

Apesar de não haver evidências específicas, estudiosos acreditam que a Reflexologia foi transmitidas aos índios da América do Norte. Pois, há muitas gerações eles têm usado a técnica como forma de terapia curativa. Por exemplo, os índios Cherokees, da Carolina do Norte, acreditam que os pés possuem uma função importante na manutenção do equilíbrio físico, mental e espiritual do ser humano.

Benefícios

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
M Dicas

Entre os principais benefícios da Reflexologia podemos destacar:

Auxilia no desenvolvimento e melhora do autoconhecimento. Age sobre o sistema nervoso eliminando acúmulos de sangue localizados nos plexos nervosos dos pés. Dessa forma, restabelece a comunicação entre o cérebro e o restante de todo o corpo. Ajuda a equilibrar os sistemas, seja estimulando ou atenuando uma determinada área. Através do toque é possível promover a consciência do estado de saúde do paciente, tanto física como emocional. Proporciona uma melhora na saúde do corpo e no bem-estar geral. Por exemplo, qualidade do sono, alívio do estresse, atividade intestinal, aumento da imunidade, entre outros.

Pontos de Reflexologia

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Instituto Espaço de Vida

A técnica milenar de Reflexologia é dividida em três pontos, onde cada um corresponde a uma determinada região onde a massagem terapêutica será feita. Ou seja, cada ponto está ligado a uma parte do corpo ou órgão, que funciona como um mapa de todo o corpo. Sendo eles:

Reflexologia podal – tem como objetivo estimular pontos específicos das plantas dos pés. O que proporcionará alívio de dores, relaxamento e melhora na circulação sanguínea. Reflexologia quirodal – aplicada nas mãos, tem como objetivo promover o relaxamento físico e mental. Reflexologia facial – tem a função de tonificar os músculos da face e contribuir no funcionamento de órgãos e articulações. Ademais, durante a massagem pode incluir as orelhas também.

No entanto, entre os três, a Reflexologia podal é a mais conhecida e praticada, pois, apresenta uma maior amplitude de pontos de pressão. De acordo com especialistas, são indicadas cerca de 10 sessões, aplicadas semanalmente, para atingir seus benefícios. Apesar de que é possível sentir efeitos positivos nas primeiras sessões da massagem.

Utilização da Reflexologia na medicina integrativa

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fernando Hashimoto Massoterapeuta

A medicina integrativa busca a interdisciplinaridade com práticas meditativas e de Reflexologia. Cujo objetivo é colocar o paciente como o responsável por seus cuidados. Mas, buscando integrar outros profissionais e métodos para compor todo o tratamento juntamente com a medicina tradicional. Portanto, é importante lembrar que a reflexologia não deve substituir nenhum tratamento, mas sim, como um auxilio no tratamento.

Pois, juntamente com a medicina tradicional, a reflexologia auxilia na diminuição de dores corporais, ajuda a eliminar inflamações, controla problemas gastrointestinais, melhora sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Ademais, a reflexologia pode ser praticada por qualquer pessoa, com exceção pessoas que utilizam marca-passo. Pois, ao estimular alguns pontos pode fazer com que os batimentos cardíacos acelerem, ocasionando possíveis complicações ao paciente.

Em suma, a reflexologia não cura, mas, ajuda a equilibrar o funcionamento das funções corporais. Seja estimulando uma área pouco ativa, ou relaxando uma hiperativa, sem prejudicar áreas do corpo que funcionam corretamente.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Dor no pescoço, como aliviá-la com esses 4 passos simples. 

Fontes: Instituto Espaço de Vida, Djalma Reflexologia, Saúde da Saúde, Derma Club

Imagens: Espaço Lótus, Clínica de Tratamento dos Pés Tijuca, Terapia Reflexo Facial, Ashitsubo, M Dicas, Fernando Hashimoto

Essa matéria Reflexologia, o que é? Como funciona e benefícios para a saúde foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas