Segredos do Mundo Remédios caseiros para dor de garganta – Opções para aliviar os sintomas

Remédios caseiros para dor de garganta – Opções para aliviar os sintomas

Vários fatores podem deixar a garganta inflamada. Usar alguns remédios caseiros para dor de garganta é suficiente para aliviar os sintomas. Essa matéria Remédios caseiros para dor de garganta – Opções para aliviar os sintomas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A dor de garganta, apesar de muito incômoda, é um sintoma comum que pode surgir devido a diversos motivos, como clima seco, poluição, alergias, entre outros. Geralmente está relacionada a um quadro de gripe ou resfriado, que pode ocorrer em adultos e crianças. No entanto, é importante saber diferenciar uma garganta inflamada causada por infecções virais de uma por infecções bacterianas. Pois, o tratamento é diferente para cada caso, por exemplo, quando se trata de infecções virais é importante não fazer uso de antibióticos. No entanto, para quadro viral, há remédios caseiros para dor de garganta que podem ajudar a aliviar e tratar os sintomas.

Eventualmente, quando a garganta está inflamada podem ocorrer sintomas como ardência na garganta, dor e dificuldade para engolir. No entanto, geralmente podem ser provocados pela exposição prolongada ao frio ou por doenças como amigdalite. Portanto, ao apresentar esses sintomas, o ideal é manter repouso, se alimentar bem, beber bastante líquido e fazer uso de remédios caseiros para dor de garganta. Por exemplo, chás, gargarejos, etc.

No entanto, caso a dor e o incômodo na garganta não melhore com os remédios naturais, ou apresente pus na garganta, é recomendado consultar um clínico geral. Pois ele irá avaliar se há a necessidade de um tratamento com medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos ou antibióticos. Mas antes, você pode tentar tratar a garganta inflamada de forma natural e com produtos e alimentos que você tem em casa. Desse modo, preparamos uma lista cheia de dicas naturais para você curar a dor de garganta mais rapidamente.

Sintomas da dor de garganta

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Dicas de Mulher

Portanto, entre os principais sintomas da garganta inflamada estão:

Desconforto na garganta Tosse seca e irritação Dor de garganta ao engolir ou falar Garganta muito vermelha e inchada Febre baixa Febre alta (quadro de infecção por bactérias) Mau hálito Ínguas no pescoço

Dessa forma, as principais causas de garganta inflamada são:

Gripe Resfriado Amigdalite Laringite Faringite Inalação de substâncias tóxicas Excesso de consumo de bebida alcoólica Refluxo Uso excessivo da voz Poluição

Em suma, auando a garganta está inflamada, o ideal é dar preferência a alimentos líquidos e pastosos para reduzir a dor e o desconforto ao engolir. Por exemplo, sopas, caldos, purê de frutas, chás, entre outros. Ademais, evite alimentos muito gelados ou quentes demais.

Como evitar inflamação na garganta

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Vix

De acordo com especialistas, é possível evitar a dor de garganta adotando alguns hábitos saudáveis, tais como:

Alimentação balanceada (consumir frutas, legumes e verduras) Não fumar Não beber Manter uma rotina de sono pelo menos 8 horas diárias Evitar situações estressantes Manter uma rotina de exercícios físicos Beber água

Remédios caseiros para dor de garganta: Gargarejos

1 – Gargarejo de Limão

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Primeiramente,  o limão é um alimento rico em vitamina C e antioxidantes. Além disso, possui uma forte ação anti-inflamatória, por isso, é muito usado no preparo de remédios caseiros para dor de garganta, gripes e resfriados. Portanto, o gargarejo de água e limão ajuda a diminuir o desconforto que a garganta inflamada proporciona. Dessa forma, coloque o suco de um limão em meia xícara de água morna, depois faça o gargarejo, repetindo por três vezes ao dia.

2 – Gargarejo com água morna e sal

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Ao misturar água morna e sal, você terá uma solução com propriedades antimicrobianas, que vão ajudar a eliminar os microrganismos presentes na garganta. Dessa forma, acaba aliviando os sintomas. Portanto, para preparar esse remédio caseiro para dor de garganta você vai precisar de:

1 colher de sopa de sal 1 copo de água morna

Por fim, misture tudo e faça o gargarejo 3 vezes ao dia, no entanto, vale lembrar que a cada gargarejo uma nova mistura deve ser preparada.

3 – Gargarejo com bicarbonato de sódio

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Uma boa opção para ser usado como remédio caseiro para dor de garganta é o gargarejo com bicarbonato de sódio, devido suas propriedades antibacterianas. Além isso, possui um pH alcalino, que irá ajudar no alívio da garganta inflamada, reduzindo a irritação e inchaço na garganta. Portanto, para o seu preparo você vai precisar de:

1 xícara de água morna ½ colher de chá de sal ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Misture até dissolver por completo, faça dois gargarejos seguidos, por 3 vezes ao dia.

4 – Gargarejo com sálvia

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Ecycle

Antes de ser usada na culinária, a sálvia já foi bastante usada na medicina, pois possui propriedades antibactericida e adstringente. O que torna o gargarejo com a sálvia um ótimo remédio caseiro para dor de garganta, auxiliando no alívio dos sintomas. Por fim, para preparar o  gargarejo você vai precisar de:

1 xícara de água fervente 2 colheres de chá de folhas frescas ou secas de sálvia 7 gramas de sal

Misture os ingredientes e deixe repousar por 20 minutos, depois faça o gargarejo.

Remédios caseiros para dor de garganta: Chás

1 – Chá de hortelã

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages-

Um dos remédios caseiros para dor de garganta mais popular é o chá de hortelã, que é bastante utilizado no tratamento de gripes e resfriados. Pois, atua no alívio da inflamação, já que a hortelã contém grande concentração de mentol, substância que deixa o muco mais fluído. Além de possuir propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas, que vão acelerar o processo de cura. Portanto, para prepara o chá você vai precisar de:

1 talo de hortelã 1 xícara de água fervida ainda quente

Modo de preparo

Adicionar as folhas de hortelã na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar e tomar quando estiver morno, pode ser consumido até 3 vezes por dia.

2 – Chá de limão com mel e gengibre

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Um dos melhores remédios caseiros para dor de garganta, o chá de limão, mel e gengibre possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Além disso, é rico em vitamina C, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Portanto, para preparar o chá você vai precisar de:

1 xícara de água fervente  limão fatiado (uma unidade) 1 cm de gengibre picado

Após 15 minutos, coar e adoçar a gosto com o mel. Ademais, o ideal é tomar esse chá duas vezes ao dia.

3 – Chá de malva, sálvia ou alteia

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Um ótimo remédio caseiro para dor de garganta, pois possui propriedades anti-inflamatórias, além de lubrificar a garganta, o que ajudará no alívio dos sintomas. Por fim, para fazer o chá, basta adicionar:

1 colher de sopa da erva escolhida (malva, sálvia, alteia) 1 xícara de água fervente

Após 15 minutos coar e beber.

4 – Chá de camomila com mel

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

O chá de camomila com mel é uma opção muito eficaz de remédio caseiro para dor de garganta, acalmando a inflamação. Pois o mel ajuda na hidratação do tecido inflamado e a camomila possui propriedades anti-inflamatórias e adstringentes. Ademais, ajuda a aumentar a imunidade do corpo e a combater gripes e resfriados. Para preparar, é preciso:

1 colher de chá de flores secas de camomila Mesma medida de mel 1 xícara de água fervente

Deixe repousar de 5 a 10 minutos, coe e beba ainda morno, de 2 a 3 vezes por dia.

5 – Chá de gengibre

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Devido sua forte ação anti-inflamatória natural, o gengibre é um remédio caseiro para dor de garganta muito eficaz. Além de possuir compostos bioativos (gingerol e shogaol) que ajudam a reduzir a inflamação e a eliminar microrganismos que podem piorar a dor e a inflamação. Ademais, para preparar o chá você vai precisar de:

1 cm de raiz de gengibre descascada e picada 1 xícara de água fervente

Após repousar por 10 minutos, coe e tome ainda morno 3 vezes ao dia.

6 – Chá de mel com limão

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Entre os remédios caseiros para dor de garganta destacamos o chá de mel com limão, que ajuda aliviar a dor quando a garganta está inflamada, o cansaço e a fadiga. Ademais, o mel possui propriedades microbianas e o limão é um anti-inflamatório natural, além de ser rico em vitamina C que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Para preparar o chá você vai precisar de:

1 colher de chá de mel 1/2 xícara de água quente 1 fatia de limão

Dissolva o mel na água quente, esprema o limão e misture bem e beba ainda morno.

7 -Chá com orégano e limão

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Dicas de Mulher

O orégano é um ótimo antisséptico que ajuda a limpar o sistema respiratório e o limão é rico em vitamina C e em antioxidantes, além de sua ação anti-inflamatória. Dessa forma, o chá de orégano e limão é uma opção eficaz para aliviar os sintomas da garganta inflamada. Para preparar o chá, misture:

3 colheres de sopa de orégano ½ limão 1 xícara de chá de água quente

Junte o orégano e a água, coe e acrescente o limão e tome.

8 – Chá de raiz de alcaçuz

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Dicas de Mulher

O chá de raiz de alcaçuz alivia a dor de garganta, graças a suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias que atuam reduzindo o inchaço e a irritação na garganta. Para preparar o chá é necessário:

1 xícara de raiz de alcaçuz seco e picado ½ xícara de lascas de canela 2 colheres de sopa de cravos ½ xícara de flores de camomila 2 e ½ de água

Leve tudo ao fogo e deixe ferver por 10 minutos, deixe esfriar coe e beba ainda morno.

9 – Chá de madressilva

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Minhas Plantas

Um dos remédios caseiros para dor de garganta mais eficaz é o chá de madressilva, que alivia a tosse e os sintomas da garganta inflamada. Pois, a madressilva funciona como anti-inflamatório, que atua na redução do inchaço e ainda na eliminação de toxinas do sangue. Para o preparo, é preciso de:

2 xícaras de flores e folhas frescas de madressilva ¼ de água

Ferva as flores e folhas na água por 10 minutos, coe e se quiser adicione limão e beba ainda morno.

10 – Chá de canela

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

A canela ajuda na diminuição da produção de muco e na melhora da respiração, além de aliviar os sintomas da garganta inflamada. Isso, graças a suas propriedades antioxidantes e seu aroma que atua abrindo as cavidades. Ademais, para preparar o chá você vai precisar de:

1 canela em pau 1 xícara de água

Deixe ferver por 5 minutos, adoce a gosto e beba.

Remédios caseiros para dor de garganta: sucos e vitaminas

1 – Vitamina de morango com mel

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Dicas de Mulher

A vitamina de morango com mel é usado para lubrificar a garganta e ajuda a reduzir a dor e a inflamação na garganta, pois é rico em vitamina C. Portanto, bata no liquidificador:

1 copo de leite 6 morangos 1 colher de mel

2 – Suco de toranja

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Gettyimages

Outra opção de remédio caseiro para dor de garganta é o suco de toranja, por ser rico em vitamina C e possuir propriedades anti-inflamatórias. Dessa forma, ajuda no alívio da dor e do desconforto na garganta inflamada, além de aliviar outros sintomas de gripes e resfriados. Ademais, é muito fácil de preparar, basta espremer 3 toranjas e beber o suco 3 vezes ao dia.

No entanto, não é indicado o uso desse suco caso esteja fazendo uso de algum medicamento, pois ele poderá interferir o funcionamento do medicamento. Portanto, antes de fazer uso do suco, consulte o médico.

3 – Suco de laranja

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Ótimo para repor a vitamina C do organismo, o suco de laranja ajuda a aumentar a imunidade do corpo. Da mesma forma, o suco de acerola e de outras frutas cítricas, que também proporcionam o mesmo resultado. No entanto, não deve ser consumido em excesso, para evitar problemas de gastrite ou de refluxo. Ademais, a laranja é fonte de potássio, magnésio, betacaroteno e antioxidantes. Que ajudam a aliviar os sintomas da garganta inflamada e ainda na prevenção de outras doenças.

Outros remédios caseiros para dor de garganta

1 – Remédios caseiros para dor de garganta: Própolis

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Vix

O própolis é um dos remédios caseiros para dor de garganta mais eficaz para reduzir a inflamação e dor na garganta. No entanto, ele não cura o problema, apenas ameniza os sintomas. Por isso, ele deve ser usado como um complemento ao tratamento e não como substituto. Ademais, o própolis pode ser encontrado de diversas formas, como em extrato, tintura, pó, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, cápsulas e em gotas. Portanto, para manter a imunidade do corpo, o ideal é tomar de 30 a 40 gotas dissolvidas na água ou no mel por dia.

2 – Remédios caseiros para dor de garganta: Chocolate 70% cacau

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

Pode não parecer, mas o chocolate 70% cacau é uma boa opção de remédio caseiro para dor de garganta, devido ser riquíssimo e flavonoides (propriedades anti-inflamatórias). Da mesma forma, a manteiga de cacau ajuda na hidratação da garganta, aliviando a dor e o desconforto. No entanto, o ideal é derreter o chocolate, acrescentar hortelã fresca picada, quando esfriar, chupe como se fosse uma bala.

3 – Remédios caseiros para dor de garganta: Vinagre de maçã

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

O vinagre de maçã possui altos níveis de acidez, por isso, ajuda a eliminar bactérias e ainda no alívio dos sintomas de dor de garganta. No entanto, dependendo da causa da garganta inflamada, pode ser que o vinagre não seja muito eficaz. Ademais, basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água morna e beber. Mas, vale lembrar que não se deve usar o vinagre em excesso, pois sua acidez pode causar irritações e alterar o pH da garganta.

4 – Remédios caseiros para dor de garganta: Alho

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

A alicina presente no alho tem a capacidade de matar germes e bactérias que causam a dor e irritação na garganta. Portanto, pegue um dente de alho, parta ao meio e coloque um em cada lado da bochecha. Por fim, chupe-os como se fosse pastilha para tosse, o ideal é fazer isso pelo menos uma vez ao dia.

5 – Remédios caseiros para dor de garganta: Vapor

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

É muito comum quando o clima está muito seco, a garganta ficar irritada e doer. Nesses casos, o vapor pode ser uma boa opção de remédio caseiro para aliviar a dor de garganta. Ademais, atua na desobstrução das vias nasais, facilitando a respiração. Para preparar o vapor é necessário:

1 bacia média com água quente até a metade 1 toalha de banho seca Óleo de eucalipto (opcional)

Ferva a água e coloque na bacia, adicione o óleo, depois abaixe a cabeça acima da bacia e coloque a toalha na cabeça formando uma espécie de tenda. Por fim, inale o vapor até que esfrie.

6 – Remédios caseiros para dor de garganta: Pimenta Caiena

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Vix

A pimenta caiena possui capsaicina, que auxilia no alívio temporário da dor de garganta. Ademais, para usa-la pegue meia colher de chá de pimenta caiena e adicione em uma xícara de água fervente, deixe esfriar.

7 – Remédios caseiros para dor de garganta: Cravo da índia

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Gettyimages

O cravo possui propriedades analgésicas e antissépticas naturais, graças ao eugenol (óleo de cravo) que também atua como antibactericida. Por isso, mastigar o cravo vai anestesiar a dor de garganta e aliviar a irritação. Ademais, coloque dois cravos na boca e chupe-os até que eles fiquem macios, então mastigue como se fosse goma de mascar.

Por fim, para aliviar a dor e a irritação causadas pela garganta inflamada, você pode fazer uso de alguns desses remédios caseiros para dor de garganta que apresentamos. Da mesma forma, pode até mesmo combinar um com outro. No entanto, caso os sintomas persistam, procure por orientação médica.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Bolinhas brancas na garganta, o que são? Origem e como tratar.

Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, Ecycle

Imagens: Nutrativa, Dicas de Mulher, Vix, Gettyimages, Minhas Plantas

Essa matéria Remédios caseiros para dor de garganta – Opções para aliviar os sintomas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas