Segredos do Mundo Sangue de barata – Origem da expressão popular e o que significa

Sangue de barata – Origem da expressão popular e o que significa

A expressão popular sangue de barata se refere a pessoas que conseguem manter a calma mesmo em meio ao caos, ou seja, não reagem como outras pessoas. Essa matéria Sangue de barata – Origem da expressão popular e o que significa foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Você já deve ter ouvido a expressão popular sangue de barata em algum momento, provavelmente se referindo à atitude ou reação de uma pessoa. Pois bem, quando uma pessoa não reage a provocações ou situações que não são agradáveis, e quando não importam com o que os outros falam sobre ela. Ou sempre consegue manter a calma, mesmo nos momentos mais difíceis, é comum nos referirmos a esse tipo de pessoa como tendo sangue de barata.

Portanto, quando nos referimos a alguém como tendo sangue de barata, é o mesmo que dizer que a pessoa tem o sangue frio.  Ou que é muito tranquila e não se importa com o que acontece a sua volta. Mas, afinal de onde surgiu essa expressão popular? A barata, assim como a maioria dos insetos não possui sangue, apenas um fluído chamado de hemolinfa que é transparente. Então, como o sangue é considerado o condutor de sensibilidade e sentimentos até o coração, uma pessoa que não demonstra seus sentimentos, seria nomeada com essa expressão.

Ou seja, está ligado à insensibilidade e frieza. Afinal, as baratas são animais pecilotérmicos (animais de sangue frio), portanto, a expressão se trata de uma analogia da hemolinfa, com o sangue do ser humano. Mesmo que não desemprenhe as mesmas funções.

Origem da expressão sangue de barata

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Correio Brasiliense

Assim como a maioria dos insetos, a barata não tem sangue, apenas um fluido, a hemolinfa que não possui pigmentos em sua constituição. E como costumam relacionar o sangue a sentimentos e emoções. Então, quando uma pessoa não reage como o esperado pelas pessoas, dizem que ela tem sangue de barata por aguentar tudo sem reagir. Outra explicação seria o fato de que quando estamos nervosos ficamos com o sangue quente. Consequentemente, reagimos de inúmeras formas, por exemplo, discutindo ou brigando. Já a barata é considerada como um animal de sangue frio. Portanto, quem tem sangue de barata não se abalaria com nada. Ademais, foi daí que surgiu essa expressão popular.

O que significa ter sangue de barata?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Blog Marcus Marques

A relação da expressão popular sangue de barata com uma pessoa é a falta de atitude ou reação dela diante acontecimentos ou situações difíceis. Por exemplo, quando a pessoa aceita sem questionar, mesmo que seja contra sua vontade. Ou seja, não demonstra sua vontade ou sentimento e mantem a calma e tranquilidade, mesmo diante desaforos. Diante disso, dizemos que a pessoa tem sangue de barata, caso contrário não aguentaria os insultos ou desaforos.

Em suma, pessoas com sangue de barata parecem que não se importam com ofensas ou qualquer tipo de expectativas alheias. Ou sofrem sozinhas ou simplesmente são imperturbáveis diante qualquer tipo de situação. No entanto, pessoa que se comportam o oposto, costumam justificar suas reações exageradas dizendo que não tem sangue de barata para aturar tal situação. Portanto, a expressão popular pode ser usada tanto para definir uma pessoa apática, quanto uma que não consegue se controlar.

Vantagens

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
A Mente é Maravilhosa

Por fim, podemos dizer que para aqueles que têm o sangue frio, eles possuem um caráter evoluído e livre. Geralmente, são capazes de parar e ouvir as opiniões, sentimentos ou posições dos outros. Além de possuir a habilidade de compreender as pessoas ao seu redor e se sensibilizar com elas. Entretanto, para o oposto temos aqueles considerados com o pavio curto, que são capazes de descarregar sua intolerância, mau humor e violência em quem os provoca.

Dessa forma, analisando os dois tipos de humores, tão distintos, talvez não seja tão ruim ter um pouquinho de sangue de barata. Provavelmente, pode ajudar em uma convivência diária mais pacífica, seja com a família, no trabalho ou qualquer situação do convívio social.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Medo de barata – O que pode causar, tratamentos e curiosidades.

Fontes: Só Português, Blog Roberto Tranjan, O Que Significa

Imagens: Aspectum, Correio Brasiliense, A Mente é Maravilhosa, Blog Marcus Marques

Essa matéria Sangue de barata – Origem da expressão popular e o que significa foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas