Segredos do Mundo Santo do pau oco, o que é? Origem da expressão popular

Santo do pau oco, o que é? Origem da expressão popular

A expressão popular santo do pau oco é usada há séculos, e é usada para indicar uma pessoa que age de má fé ou com hipocrisia. Essa matéria Santo do pau oco, o que é? Origem da expressão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A expressão popular Santo do pau oco é conhecida e utilizada por todo o Brasil durante muitos séculos. Ademais, esse termo faz referência às pessoas que possuem um caráter duvidoso. Isto é, indivíduos que praticam atos fraudulentos, e com falsidade e hipocrisia.

Assim sendo, representa pessoas que aparentam ser o que não são, cheias de ilusão e falsidades. Em suma, essa expressão popular surgiu em meados do século 17, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Logo, o Brasil estava passando por um período de grande mineração.

Por isso, a coroa portuguesa, em busca de um retorno financeiro, obrigava os mineiros a pagarem um imposto, chamado o quinto. Ou seja, em cada mineração, 20% eram destinadas a coroa portuguesa. Por isso, os mineiros buscaram uma forma de não pagar esses impostos, escondendo ouro em pó em esculturas de santos de madeira oca.

O que é santo do pau oco?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Tese Jurídica

A expressão popular santo do pau oco é destinada às pessoas que possuem um caráter duvidoso, ou seja, é uma pessoa que age de má fé. Ademais, também pode representar indivíduos com atitudes fraudulentas, cheias de mentiras, falsidade e hipocrisia. Além disso, essa expressão popular é bastante utilizada por todo o Brasil faz bastante tempo. Por outro lado, o santo do pau oco denomina alguém que aparente ser algo que não é. Por exemplo, um indivíduo que finge ser um bom cidadão e a escondida pratica crimes e atos ilegais visando interesse próprio.

Origem da expressão popular

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
São Paulo Accueil

O termo santo do pau oco tem origem em meados do século 17, quando o Brasil era uma colônia de Portugal. Ademais, o Brasil passava pelo seu ciclo de ouro nas capitanias de São Paulo e Minas Gerais. Isto é, o país estava em seu auge da mineração, onde o ouro era um dos minerais mais explorados. No entanto, os mineiros eram obrigados a pagar um imposto chamado “o quinto”, onde eram obrigados a pagar 20% de todos os minerais adquiridos para a Coroa Portuguesa.

Por isso, os mineiros tentava driblar essas cobranças, esculpiam imagens de santos em madeira oca, e enchiam de ouro em pó. Dessa forma, faziam com que o ouro passasse despercebido pelas casas de fiscalização, não tendo que pagar altos impostos a coroa portuguesa.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Blog Juarez Ribeiro

Além disso, era proibido a circulação de metais preciosos que não estavam registrados junto ao governo. Então, os santos de pau oco também eram usados como forma de contrabandear moedas de ouro, pedras preciosas e outros tesouros. Por outro lado, outra teoria do surgimento da expressão popular santo do pau oco provém das imagens de santos, que vinham de Portugal recheados de dinheiro falso. Assim sendo, o termo santo do pau oco se popularizou, ultrapassando gerações e sendo utilizada até os dias de hoje.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: O que é um santo? Santo existe em outras religiões além do catolicismo?

Fontes: Abramp, Prefeitura de Paulista, Significados

Imagens: Reddit, Tese Jurídica, Blog Juarez Ribeiro, São Paulo Accueil

Essa matéria Santo do pau oco, o que é? Origem da expressão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas