Segredos do Mundo Segue o baile – Significado e usos dessa expressão popular

Segue o baile – Significado e usos dessa expressão popular

A expressão segue o baile significa seguir em frente, superar e deixar algo para trás. Além disso, pode ser usada em diferentes situações. Essa matéria Segue o baile – Significado e usos dessa expressão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

As novas gerações criam termos a todo o momento, mas as vezes é difícil acompanhar o que há de novo na forma de se comunicar. A expressão “segue o baile” é um dos exemplos das novas expressões que surgiram recentemente, e pode acabar confundindo alguns quanto ao significado.

Há quem pense que seguir o baile esteja relacionado ao Carnaval, em um sentido literal de seguir uma festa ou andar atrás de um bloco. No entanto, o significado é muito mais simples: “segue o baile” significa seguir em frente, superar e deixar algo para trás.

Além disso, a origem dessa expressão é um mistério. Por um lado, alguns dizem que pode ter surgido em uma festa onde algo deu errado, mas alguém eventualmente pediu para que ela continuasse em seguida. Entretanto, há quem diga que ela surgiu de modo natural na internet, como acontece com a maioria dos termos famosos e atuais.

Segue o baile - significado e usos dessa expressão popular

Segue o baile - significado e usos dessa expressão popular

Segredos do Mundo
Fonte: Dicionário Popular

Significado e exemplos

Resumidamente, seguir o baile significa seguir em frente. No geral, utiliza-se muito essa expressão quando alguém está insistindo em um assunto, com dificuldade de superar e deixar para lá. Entretanto, por ser uma expressão informal, pode ser usada para mostrar que algo não é tão sério ou eterno como se pensa.

Por exemplo, quando um amigo não consegue superar uma ex-namorada, ou quando alguém vê o time perdendo o jogo de futebol é natural ficar repetindo e sofrendo com isso. Nesses casos, a expressão segue o baile sintetiza o desejo de pedir para que a pessoa supere, mas também é um pedido para que se trate o assunto com mais leveza.

Dessa forma, é necessário sempre pensar no contexto em que a expressão está sendo usada, principalmente na forma com que é dita. Em outras palavras, é possível usar esse termo como um gesto de apoio, mas também de forma irônica e até para encerrar brigas.

Segue o baile - significado e usos dessa expressão popular

Segue o baile - significado e usos dessa expressão popular

Segredos do Mundo
Exemplo de usos publicitários dessa frase – Fonte: Elo7

Onde se usa o termo segue o baile?

Como fruto da internet, a expressão segue o baile é comum principalmente nas redes sociais. Entre memes, conversas em chats e publicações nas diferentes plataformas, esse termo se difundiu rapidamente, em especial entre os jovens.

Por ser uma expressão popular, é comum encontrá-la em produtos publicitários, como camisetas, canecas e até quadros decorativos. Além disso, “segue o baile” se tornou, de fato, um nome para algumas festas, festivais e blocos de Carnaval no Brasil.

Ainda que seja uma expressão de significado específico, “segue o baile” pode ser usada de diferentes formas e contextos. Ao contrário do que se pensa, esse não é um termo exclusivo da linguagem dos jovens, e pode ser adotado por todas as faixas etárias e diferentes ciclos sociais.

E ai, gostou de aprender sobre o que significa “segue o baile”? Então leia sobre O que é um desenho animado? Origem, artistas e principais personagens.

Fontes: Dicionário Informal | Significado Fácil | Qual é a Gíria

Imagens: Dicionário Popular | Elo7 | Catraca Livre

Essa matéria Segue o baile – Significado e usos dessa expressão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas