Segredos do Mundo Significado de Mandala – Origem, tipos, simbolismos e usos

Significado de Mandala – Origem, tipos, simbolismos e usos

Advindo da cultura oriental, o hábito de desenhar mandala é uma prática budista transformadora que visa restaurar a paz e a sabedoria interior. Essa matéria Significado de Mandala – Origem, tipos, simbolismos e usos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Você certamente, já deve ter visto uma mandala, mas você conhece o seu significado? A mandala, (do sânscrito “círculo”), é um desenho geométrico que contém uma grande quantidade de simbolismo nas culturas hindu e budista. Acredita-se que as mandalas representam diferentes aspectos do universo e são usadas como instrumentos de meditação e símbolos de oração, principalmente na China, no Japão e no Tibete.

As mandalas normalmente são produzidas em papel ou tecido, bordadas ou moldadas em bronze ou pedra embutida. Embora, as mandalas sejam extraordinárias como uma obra de arte, elas têm um significado simbólico e meditativo além de sua aparência vibrante e colorida.

Como lido acima, a mandala tem sua origem no hinduísmo e no budismo. Dessa forma, a crença é que, ao entrar na mandala e prosseguir em direção ao seu centro, você é guiado pelo processo cósmico de transformar o universo de sofrimento em alegria e felicidade.

A mandala se popularizou a partir da disseminação do budismo. Para esclarecer, o fundador dessa religião, Siddhartha Gautama, nasceu na região hoje conhecida como Nepal. Desse modo, entende-se que Gautama deixou o lugar depois de tomar consciência do sofrimento humano, onde buscou atingir a felicidade e a iluminação por meio do nirvana (estado de paz e tranquilidade).

Assim, desde que Gautama passou a pregar sua filosofia em partes da Índia, onde ganhou seguidores devotos, ele estabeleceu a primeira sangha (comunidade de monges budistas). Por conseguinte, os primeiros monges percorreram a Rota da Seda, uma antiga rede de rotas comerciais que conectava o Oriente e o Ocidente, levando a nova religião a outras terras. Com efeito, eles carregavam mandalas, espalhando assim, a prática de pintar essas composições espirituais para outras partes da Ásia.

Tipos de mandala

1. Mandala educativa

Significado de Mandala: origem, tipos, simbolismos e usos

Significado de Mandala: origem, tipos, simbolismos e usos

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

Mandalas educativas, são recursos de ensino onde cada forma, linha e cor representam um aspecto diferente de um sistema filosófico ou religioso. O aluno cria sua própria mandala com base em princípios de design e construção, projetando uma simbolização visual de tudo o que aprendeu. Portanto, mandalas educativas servem como mapas mentais coloridos para seus criadores.

2. Mandala de cura

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

Mandalas de cura são mais intuitivas do que mandalas educativas e são feitas com o propósito de meditação. Desse modo, as mandalas de cura têm como objetivo transmitir sabedoria, evocar sentimentos de paz e tranquilidade, e canalizar o foco e a concentração.

3. Mandala de areia

Significado de Mandala: origem, tipos, simbolismos e usos

Significado de Mandala: origem, tipos, simbolismos e usos

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

As mandalas de areia são um elemento religioso tradicional do budismo. Elas usam uma variedade de símbolos feitos de areia colorida que representam a impermanência da vida humana.

Simbolismos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

Tradicionalmente, a mandala representa a presença da mente de Buda de uma forma abstrata, mais comumente representada como um círculo, árvore, flor ou joias. Como resultado, o núcleo da mandala é rodeado por linhas e padrões geométricos que simbolizam o universo, circundado pelo círculo externo que representa a natureza cíclica da vida.

Alguns símbolos comuns dentro da mandala incluem:

Roda: a natureza circular de uma roda funciona como uma representação artística de um universo perfeito. Os oito raios representam o Caminho Óctuplo do Budismo, um resumo das práticas que levam à libertação e renascimento.

Sino: os sinos representam a abertura e o esvaziamento da mente para permitir a entrada de sabedoria e clareza.

Triângulo: quando voltados para cima, os triângulos representam ação e energia, e quando voltados para baixo, representam a criatividade e a busca pelo conhecimento.

Flor de lótus: esta flor, particularmente, é um símbolo sagrado no budismo. Além disso, sua simetria representa o equilíbrio. Assim como uma flor de lótus sobe debaixo d’água para a luz, o mesmo acontece com o ser humano que busca o despertar espiritual e a iluminação.

Sol: o sol é uma base popular para os padrões de mandala modernos, os sóis tendem a representar o universo, muitas vezes carregando significados relacionados à vida, à luz e à energia.

Usos mais comuns

Significado de Mandala: origem, tipos, simbolismos e usos

Significado de Mandala: origem, tipos, simbolismos e usos

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

No Ioga, as mandalas representam os mesmos antigos ideais; significando um espaço sagrado livre de influências externas. Por este motivo, mandalas são posicionadas ao redor do estúdio e às vezes até desenhadas em lugares destinados à meditação. Da mesma forma, esse desenho é usado em círculos de cura que estão associados à restauração do corpo, da mente e do coração.

Por fim, esse símbolo espiritual na arte asiática também se tornou um elemento popular e meditativo para inúmeras culturas diferentes. Em particular nas culturas hindu e budista, as mandalas servem como uma representação do universo e um guia no caminho para a iluminação. Por isso, é comum se deparar com esse desenho geométrico em estúdios de ioga, filtros dos sonhos, círculos de cura e outras práticas meditativas.

Ficou curioso(a) e quer conhecer outros símbolos budistas? Então, clique e leia: Flor de Lótus, o que é? O simbolismo por trás da planta

Fontes: Dicionário de Símbolos, Arte e Sintonia, Toda Matéria

Fotos: Unsplash

Essa matéria Significado de Mandala – Origem, tipos, simbolismos e usos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas