Símbolo da farmácia – História, de onde surgiu e o significado

Já se perguntou de onde vem a taça e a cobra que representam farmácia? Então saiba o significado e a história do símbolo da farmácia.

A princípio, o símbolo da farmácia é formado por uma taça entrelaçada por uma serpente. Assim, a figura da cobra representando a área da saúde remonta a antiguidade. Da mesma forma, o símbolo da fisioterapia e da medicina também possuem a cobra como um dos componentes que simbolizam a profissão.

Assim, a explicação para a taça e a serpente como uma simbologia do curso de farmácia pode ser encontrada na mitologia grega. Parte dessa história também se relacionada com a do símbolo da medicina. Certamente, isso porque Asclépio – ou Esculápio, considerado o pai da medicina, era representado por um bastão e uma cobra.

Dessa forma, vamos conhecer a história por trás do símbolo da farmácia e o seu significado.

História do símbolo da farmácia

Símbolo da farmácia - História, de onde surgiu e o significado

Símbolo da farmácia - História, de onde surgiu e o significado

Segredos do Mundo
Wikpédia

Tudo começou com um centauro: Chiron. Ao contrário da maioria dos de sua raça, caracterizados pela selvageria e violência, Chiron se dedicou aos conhecimentos de cura. Teve como um dos seus discípulo o deus Asclépio (também denominado Esculápio), ao qual ensinou os segredos das ervas medicinais. Asclépio se tornou o deus da saúde e tinha como símbolo um cetro com duas serpentes nele enroladas. Contudo, ele não utilizava seu conhecimento somente para salvar vidas, mas usava seu poder para inclusive ressuscitar pessoas.

Todavia, Zeus, o deus dos deuses, não aceitou tamanha autoridade de Asclépio. Ele que, segundo a fama, era capaz de ressuscitar as pessoas. Zeus, então, mata o deus da Medicina com um raio com o intuito de reafirmar o seu poder.

Uma das filhas de Asclépio era a deusa da saúde e também da higiene. Hígia, como se chamava, tinha como símbolo uma taça e, ao assumir o legado do pai após a sua morte, aderiu também à serpente. Por esse motivo, o símbolo da farmácia é o resultado da junção dos símbolos de Asclépio (cobra) e Hígia (taça).

Uma letra R maiúscula cortada é um símbolo utilizado na medicina e na farmácia. Trata-se de uma abreviatura da palavra receita, em latim, e costuma ser utilizada pelos médicos para sinalizar a forma como os medicamentos deve ser administrados.

Ted Bundy – Quem é o serial killer que matou mais de 30 mulheres

×

Significado do símbolo da farmácia

Símbolo da farmácia - História, de onde surgiu e o significado

Símbolo da farmácia - História, de onde surgiu e o significado

Segredos do Mundo
Farmácia por Prazer

O cálice simboliza a cura. Já a serpente está relacionada ao poder, inteligência, sabedoria e ciência. Na antiguidade as cobras possuíam uma forte simbologia. Além disso, as cobras andavam com os deuses e os humanos e eram elementos comuns nas culturas antigas. Temos também o seguinte significado: enquanto o significado da taça é a cura, o significado da serpente é a ciência e o renascimento. A serpente também pode representar a cicatrização em oposição ao veneno.

E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Curiosidades sobre o universo – 21 fatos sobre o cosmos que valem saber.

Fontes: Dicionário de Símbolos; Educa Mais Brasil; PFarma.

Imagem de Destaque: Diário Farma.

Essa matéria Símbolo da farmácia – História, de onde surgiu e o significado foi criada pelo site Segredos do Mundo.