Símbolo da paz e do amor – Qual sua origem e seu verdadeiro significado?

Provavelmente, o símbolo da paz e do amor não é nenhuma novidade para você. Mas, afinal, o que ele realmente significa e como se originou? O post Símbolo da paz e do amor – Qual sua origem e seu verdadeiro significado? apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Provavelmente, você já deve ter visto por aí, em roupas, acessórios – normalmente hippies -, o símbolo da paz e do amor. Contudo, a verdade é que a origem do símbolo não tem nada a ver com o nome que ele recebe.

Basicamente, o suposto símbolo da paz e do amor não surgiu com fins tão pacíficos. Aliás, podemos afirmar que ele surgiu após transtornos de guerra. Porém, não foi com os hippies e seu movimento contracultura, como a grande maioria das pessoas acredita.

Contudo, mesmo assim, o símbolo da paz tem inúmeros significados. Como por exemplo, amor, paz, igualdade, união, harmonia, o fim da guerra, dos conflitos, dos preconceitos e vários outros significados.

Símbolo da paz- Sua origem e seu real significado

Símbolo da paz- Sua origem e seu real significado

Segredos do Mundo
Fonte: Vexels

Ou seja, por conta dessas características, nós sempre associamos esse símbolo com pensamentos positivos. Mas, nem sempre foi assim. E isso nós detalhamos a seguir.

Origem do símbolo da paz
Símbolo da paz- Sua origem e seu real significado

Símbolo da paz- Sua origem e seu real significado

Segredos do Mundo
Fonte: CNDUK

A priori, o símbolo da paz e do amor foi criado no ano de 1958, pelo designer britânico Gerald Holtom (1914-1985). Basicamente, ele criou esse símbolo para a “Campanha do Desarmamento” (Campaign for Nuclear Disarmament – CND). Mas, o seu intuito era representar seu desespero com relação à situação em que ele se encontrava.

Até porque, esse sinal foi criado para servir como protesto contra a construção de armas nucleares na Inglaterra. Já que eles estavam diante um momento de pós-Segunda Guerra Mundial, em que os países estavam planejando dar início a uma corrida armamentista.

Assim sendo, para criar o símbolo, o artista decidiu utilizar as letras N e D (do código homógrafo), que significavam “nuclear disarmament”, ou seja, desarmamento nuclear. Basicamente, era esse o pedido da população, de modo geral. Afinal, a sociedade estava se sentindo desprotegida e diante de mais uma guerra.

E, justamente, por ele acreditar que esse símbolo representava as ideias e os sentimentos da população, acabou não registrando direitos da imagem. Tanto é que você pode perceber que esse símbolo se popularizou e se alastrou em quase todos os manifestos depois.

Por exemplo, podemos citar o manifesto do movimento de contracultura que ocorreu nos estados Unidos, no ano de 1960. Após isso, podemos dizer que esse símbolo passou a ser sinônimo e símbolo dos direitos civis. Além de representar a luta contra a opressão e a tirania em outras partes do planeta.

Frases inspiradoras que têm o poder de melhorar o seu dia × Leitura da criação do símbolo
Símbolo da paz- Sua origem e seu real significado

Símbolo da paz- Sua origem e seu real significado

Segredos do Mundo
Fonte: Mega curioso

Além das letras – as quais possuíam um significado-, vale destacar também que os traços internos poderiam ser vistos como parte do corpo de um boneco de palito. Ou seja, a intenção era visualizar o boneco com os braços para baixo e as mãos espalmadas, em sinal de agonia e desespero.

Além do mais, o círculo em volta representaria o planeta. Inclusive, para fazer tal símbolo, Holtom se inspirou no quadro “Três de Maio de 1808”, de Goya.

Contudo, como você pode perceber nos dias atuais, o símbolo acabou ganhando outro significado. O que era para representar medo, euforia e desespero, passou a representar uma ideia de paz.

Aliás, esse novo significado não agradou, de certo modo, a Holton. Tanto é que ele sugeriu que a imagem fosse virada de ponta cabeça, para que exibisse uma pessoa com os braços erguidos em sinal de euforia.

Basicamente, ele queria que o símbolo se transformasse nas letras U e D, para simbolizar “unilateral disarmament”. Ou seja, desarmamento unilateral. O que, na verdade, seria muito mais apropriado, pelo menos na opinião do criador.

Nova repercussão para o símbolo
Símbolo da paz- Sua origem e seu real significado

Símbolo da paz- Sua origem e seu real significado

Segredos do Mundo
Fonte: De frente para o mar

Agora que você já sabe seu verdadeiro significado, vale abordar também sobre o segundo significado do símbolo da paz. Ou, pelo menos, o significado que ele acabou adquirindo desde o movimento de contracultura, nos anos 60, na Inglaterra: Paz e amor.

Basicamente, esse movimento prezava por um modo de vida mais comunitário. Além de aderir a um estilo de vida mais nômade, com uma ligação mais forte com a natureza, espírito livre e, acima de tudo, contra todo e qualquer tipo de guerra. Por isso, engajaram tanto no lema “Paz e Amor”.

Aliás, “Paz e Amor” é uma das frases idiomáticas associada ao movimento hippie. Contudo, eles são os responsáveis por imortalizar esse símbolo.

Assim sendo, esse símbolo representou a postura política dos hippies. Até porque eles eram responsáveis por inúmeros movimentos que buscavam os direitos civis, a igualdade e o anti-militarismo.

Vale destacar também que um dos objetivos desse movimento era promover manifestações a favor da campanha pelo Desarmamento Nuclear, para o qual o símbolo da paz e do amor realmente foi criado.

O que achou do verdadeiro significado do símbolo da paz?

Leia mais: Conheça o significado dos símbolos escondidos em logos famosas

Fontes: Significados, Mega curioso

Imagem de destaque: CNN.Style

O post Símbolo da paz e do amor – Qual sua origem e seu verdadeiro significado? apareceu primeiro em Segredos do Mundo.