Segredos do Mundo Simbologia da Coruja – Características, interpretações e significados

Simbologia da Coruja – Características, interpretações e significados

A coruja é um pássaro noturno e um animal fascinante ao qual, ao longo dos séculos, foi associado um rico simbolismo em diferentes culturas. Essa matéria Simbologia da Coruja – Características, interpretações e significados foi criada pelo site Segredos do Mundo.

As corujas são aves de rapina solitárias e noturnas. Além da excelente visão noturna e audição, suas penas são especialmente adaptadas para o voo silencioso. Desse modo, elas se alimentam de pequenos mamíferos, outras aves e insetos. As corujas estão amplamente espalhadas por todo o mundo, exceto em algumas ilhas remotas e na Antártica.

O tamanho da coruja varia de acordo com a espécie, ou seja, em algumas espécies de coruja, as fêmeas são significativamente maiores do que os machos. Entre as suas características estão olhos grandes e orifícios para as orelhas, rosto achatado e bico curvo. Com relação aos seus olhos, eles estão voltados para a frente, o que lhes permite caçar em condições de pouca luz.

Nesse sentido, as corujas têm visão binocular e hipermetropia, de modo que não podem ver claramente algo próximo a seus olhos. Ademais, uma outra habilidade extraordinária que esse animal possui, é girar sua cabeça e pescoço até 270 graus. Para esclarecer, essas aves possuem pescoços muito flexíveis.

Em todas as culturas e em todos os tempos históricos, esse pássaro foi frequentemente associado ao esoterismo, mas, embora no uso cotidiano atual ele tenha significados exclusivamente negativos, em muitas tradições ele assumiu e ainda assume valores positivos.

Simbologia da coruja em diferentes culturas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

A simbologia da coruja remonta a tempos muito distantes e a culturas distintas. Os sumérios acreditavam que a coruja estava associada à morte. Já, no Egito, a alma que deixava o corpo era representada por uma coruja, e até mesmo na representação do deus Hórus uma coruja foi usada. Os antigos gregos e romanos consideravam-na um símbolo de má sorte e portador de infortúnios.

A tradição afirma que, quando uma coruja apareceu no Capitólio em Roma, o local teve que ser limpo com água e enxofre para afastar as energias negativas que a coruja havia trazido com ela. Não é segredo que os romanos usavam imagens de corujas para combater e repelir o mau-olhado.

Por outro lado, a coruja como símbolo da ciência e do conhecimento, aparece frequentemente estampando livrarias e editoras científicas, o que também se deve ao fato de a deusa Atena ou Minerva ser considerada a personificação da sabedoria e ser representada por este animal.

Na tradição dos nativos americanos, a simbologia da coruja representava o criador da noite e, portanto, um símbolo de sabedoria, visão e projeção astral. Na Índia, para evitar pesadelos, eram colocadas penas de coruja sob o travesseiro, acreditava-se que desta forma seu poder de poder perscrutar a noite e ver o invisível era transmitido a quem as usava com a intenção de compreender os próprios sonhos.

Agora, na Alsácia, pensa-se que uma coruja é um mensageiro da morte e se seu verso for ouvido perto do quarto de um doente, certamente morrerá. Por fim, na Escócia, o folclore afirma que ver uma coruja durante o dia significa infortúnio, e se você olhar para o ninho de uma coruja, ficará melancólico e triste para o resto de sua vida.

Significados do animal espiritual

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

A coruja como um animal espiritual além da simbologia, pode ter muitos significados diferentes. Confira alguns deles:

Visibilidade e intuição: como lido acima, as corujas têm uma excelente visão noturna, mas enxergam mal de perto. Portanto, este animal dá a você a habilidade de ver além das mentiras e enganos. Você também tem a capacidade de ver através das ilusões e ver as verdadeiras intenções das outras pessoas e até mesmo sentir seus verdadeiros sentimentos.

Mistério: as corujas são símbolos do mistério e do desconhecido. Por isso, este pássaro instiga em você o desejo de descobrir o desconhecido. Você é fascinado pelos mistérios e pela magia e costuma ter grande conhecimento no assunto.

Discrição e silêncio: as corujas têm uma habilidade especial de voar pelo ar quase sem fazer barulho. Elas se adaptaram de maneira que pudessem se aproximar de suas presas o mais próximo possível sem assustá-las. Por isso, esse pássaro transmite a habilidade de ser um observador invisível e silencioso, o que lhe permite coletar informações de forma estratégica.

Flexibilidade: as corujas têm pescoços muito flexíveis, portanto, ela ensina a necessidade de ser flexível na maioria das situações da vida e evitar ser rígido.

Sabedoria: este pássaro é um símbolo de sabedoria e conhecimento ancestrais. O espírito animal da coruja ajuda a obter sabedoria e aplicá-la em sua vida.

Grande observador: estes animais são conhecidos por suas habilidades de observação afiadas em condições extremas de pouca luz. Eles localizam suas presas com excelente precisão. Por isso, a coruja transmite o dom de perceber detalhes e usá-los a seu favor.

Interpretações de sonhos com a coruja

Simbologia da Coruja: características, interpretações e significados

Simbologia da Coruja: características, interpretações e significados

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Se uma coruja aparecer em seu sonho, pode ser um possível aviso sobre algum perigo iminente se aproximando. Ou seja, este sonho pode alertá-lo para prestar atenção às ameaças potenciais ao seu redor.

Os sonhos com estes pássaros costumam nos levar a confiar mais em nossas percepções intuitivas. Talvez sua intuição queira lhe dizer algo e você tenha ignorado seus sinais. O sonho é um lembrete para começar a prestar atenção aos sinais que o Universo está enviando a você sobre o caminho certo e as ações ou decisões que você precisa tomar.

Todavia, sonhar com coruja também pode ser um anúncio de transformação pela qual você está prestes a passar ou está passando atualmente. Ela ainda pode ser um sinal de seu subconsciente de que você precisa liberar algumas coisas do passado que estão bloqueando seu progresso. Talvez esse sonho seja um sinal de que você precisa se livrar de algum mau hábito ou mudar uma atitude negativa.

Se a coruja estava piando em seu sonho, isso pode ser um mau sinal, e um anúncio de dificuldades, decepções e às vezes pode ser um presságio de doença ou morte de alguém. Uma coruja morta também simboliza morte e doença. Mas, as vezes, a morte pode ter uma interpretação simbólica.

E por fim, se a coruja bicou você, esse sonho pode indicar a necessidade de se atentar a alguns problemas da vida. Ou seja, a simbologia do pássaro nesse contexto, representa um problema com o qual você tenta evitar, mas deve aprender a lidar com ele.

Agora que você conhece a simbologia da coruja, leia também: Significado de Águia – Simbolismos culturais e espirituais associados a ave

Fontes: Astrocentro, O diário, Greenme, Significados

Fotos: Pexels

Essa matéria Simbologia da Coruja – Características, interpretações e significados foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas