Segredos do Mundo Sintomas de resfriado – Identificação e diferenças para a gripe

Sintomas de resfriado – Identificação e diferenças para a gripe

Os sintomas de resfriado se manifestam de maneira similar aos da gripe, mas as duas condições possuem algumas diferenças básicas. Essa matéria Sintomas de resfriado – Identificação e diferenças para a gripe foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Os sintomas do resfriado comum são frequentemente associados e confundidos com os da gripe, mas as condições possuem algumas diferenças. O resfriado é um tipo de infecção viral benigna do trato respiratório superior, atingindo principalmente nariz e garganta.

Esse tipo de infecção está entre as doenças mais comuns do mundo, uma vez que existem mais de 200 vírus que causam a contaminação. Apesar da variedade, todos eles possuem transmissão respiratória e sintomas similares: congestão e secreção nasal, além de irritação no nariz e na garganta, gerando espirros e tosses.

Como são de contato respiratório, os vírus chegam ao corpo por meio da mucosa da boca e do nariz, mas também podem causar contaminação pelos olhos. Na maioria das vezes, isso acontece após o contato com a mão suja e contaminada levada ao rosto.

Por outro lado, também existem contaminações que acontecem diretamente pelo ar. Nesses casos, gotículas contaminadas suspensas no ar podem acabar sendo inaladas, após serem expelidas pelo espirro, tosse ou fala de alguém infectado.

Causas e fatores de risco

Sintomas de resfriado - como reconhecer e diferenças para a gripe

Sintomas de resfriado - como reconhecer e diferenças para a gripe

Segredos do Mundo
FluCamp

Idade: na maioria das vezes, as crianças são o maior foco de concentração dos vírus de resfriado. A princípio, isso acontece por conta da falta de informação sobre hábitos de higiene, bem como pelo contato frequente de crianças com outras crianças em ambientes de aglomeração. A partir daí, portanto, mesmo dos sintomas de resfriado se manifestarem, a criança leva o vírus para casa e contamina para outros membros da família.

Imunidade: aliado à baixa idade, é possível citar a baixa imunidade como fator agravante. Isso coloca as crianças mais uma vez como foco, uma vez que seu sistema imunológico ainda está em fase de desenvolvimento e fortalecimento. Além disso, mesmo que o corpo se fortalece contra um tipo de resfriado, ainda está suscetível a outros tipos de contaminação, já que há centenas de tipos diferentes conhecidos.

Época do ano: os sintomas de resfriado podem ser percebidos com maior frequência em épocas de frio. Isso porque nesse período é mais comum que as pessoas fiquem em lugares fechados, aglomeradas em ambientes sem ventilação. Além disso, esse período também favorece o corrimento nasal, que promove o trânsito do vírus com mais facilidade.

Sintomas de resfriado

Sintomas de resfriado - como reconhecer e diferenças para a gripe

Sintomas de resfriado - como reconhecer e diferenças para a gripe

Segredos do Mundo
Parents

A princípio, os sintomas de resfriado não são percebidos de maneira imediata após a contaminação. Em média, eles costumam ocorrer cerca de dois ou três dias após o contato com vírus. No entanto, esse período pode ser maior, chegando a até uma semana.

Na maioria das pessoas, a irritação no nariz e na garganta perdura por três a quatro dias, mas isso também pode perdurar. Principalmente em pacientes fumantes, os sintomas de um resfriado podem ser percebidos por mais de uma semana, por até dez dias.

Entre os principais sintomas, estão:

congestão e corrimento nasal frequentes; irritação e dor na garganta; crises de espirros e tosse; febre baixa (apenas em crianças pequenas, uma vez que as mais velhas e os adultos não apresentam esse sintoma); sono e mal-estar.

Diferenças entre gripe e resfriado

Sintomas de resfriado - como reconhecer e diferenças para a gripe

Sintomas de resfriado - como reconhecer e diferenças para a gripe

Segredos do Mundo
healthline

A principal diferença entre gripes e resfriados está na gravidade do problema e em suas consequências. Isso porque os vírus causadores de resfriados provocam sintomas mais leves, que passam em poucos dias e não provocam efeitos graves.

Por outro lado, as gripes (causadas pelos vírus do tipo influenza) possuem sintomas mais agressivos. Além dos sintomas semelhantes aos dos resfriados, acompanham dores de cabeça, dores musculares e febre alta. Os sintomas aparecem de forma mais repentina e duram por mais tempo, às vezes por semanas.

Quando evoluem para casos clínicos mais graves, as gripes podem causar pneumonia e, dependendo dos casos, até a morte.

Diagnóstico e tratamento

Sintomas de resfriado - como reconhecer e diferenças para a gripe

Sintomas de resfriado - como reconhecer e diferenças para a gripe

Segredos do Mundo
FabWomen

O diagnóstico de um resfriado é feito de maneira simples, a partir da observação dos sintomas. Em vários casos, por exemplo, é possível perceber a contaminação sem a necessidade de uma consulta médica. No entanto, quando os quadros incluem febre, podem indicar alguma preocupação e uma consulta.

Uma vez que não existem formas de tratar os vírus de forma direta, os tratamentos são feitos com foco no alívio dos sintomas. Para isso, são utilizados medicamentos analgésicos e antitérmicos, que melhoram a sensação de mal-estar e ajudam o paciente a lidar com a recuperação.

A manutenção de hábitos saudáveis no período também ajuda a reduzir os sintomas da gripe. Entre esses hábitos, estão hidratação frequente, repouso, proteção do rosto na hora de tossir e espirrar e higiene das mãos.

Fontes: Minha Vida, IstoÉ Dinheiro, Rede D’Or São Luiz, Omron Brasil

Imagens: Parents, FabWomen, FluCamp, healthline, Iowa Clinic

Essa matéria Sintomas de resfriado – Identificação e diferenças para a gripe foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas