Sinusite, o que é? Sintomas, tipos, causas, tratamento, diferenças da rinite

A sinusite é um mal que acomete milhares de pessoas. Conheça seus sintomas, suas causas e as melhores maneiras de tratar a inflamação.

Você já deve ter ouvido falar ou ter sentido a famosa sinusite. Ela maltrata muitas pessoas impedindo que ocorra uma respiração normal.

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, ou seja, da área ao redor do nariz. Ela compromete as maçãs do rosto, os olhos e regiões próximas. Basicamente, a doença é causada pela forma incorreta do corpo de separar as secreções dos seios da face, que no caso são os mesmo seios paranasais.

Em seguida confira como identificar os sintomas, o que ela é e como tratá-la.

 O que é a sinusite ?
Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Segredos do Mundo
Fonte: Interligado Online 2019

Como falado anteriormente, a sinusite é uma inflamação dos seios da face. Ou seja, ela afeta a região em torno do nariz, como as maçãs do rosto e os olhos.

Esses seios contém ar, e ficam no interior dos ossos que ficam do lado do nariz, perto das maçãs do rosto. Ele serve, sobretudo, para controlar o ar que entra para os pulmões, medindo temperatura e umidade.

Essa doença pode ocorrer por conta de uma infecção secundária, por meio de vírus ou bacteria, como também por alergia. Ou seja, ela acontece quando algo atrapalha o funcionaento correto da drenagem de secreções feitas no seios da face.

Dessa forma, a sinusite se divide, basicamente, em dois tipos, a aguda e a crônica. Por tanto a diferença entre elas é que a aguda os sintomas vão persistirem por até 12 semanas. E a crônica por mais de 12 semanas.

Berne ou Miíase humana – O que é, causas, sintomas, tipos e tratamento × Sintomas
Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Segredos do Mundo
Fonte: Noticias ao minuto Aguda

Basicamente, os sintomas dos dois tipos da doença são diferentes. A aguda consiste em, geralmente, fortes dores de cabeças na área acometida, que é a parte dos seios da face (Maxilar, seio frontal, etmoidal e esfenoidal). Deste modo, as dores podem ser de forma pulsada, pontada ou até mesmo uma pressão na cabeça.

Aliás em muitos casos, essas dores vem acompanhadas também de secreções esverdeadas ou amareladas e chegando até mesmo ocorrer sangramentos.

Outros sintomas que ainda podem ser sentidos são febre, congestão nasal, ou seja, dificuldade para respirar,coriza, cansaço, dores musculares e perda de apetite.

Crônica

Os sintomas basicamente são os mesmo, o que vai mudar de fato será somente a intensidade. Alguns deles que foram falados anteriormente, como a dor de cabeça e as dores nos seios nasais, região em torno do nariz, que pode ser que não tenha nesse caso em específico.

Embora não haja tais dores, geralmente, a sinusite vem acompanhada de uma tosse que aumenta frequentemente durante a noite, pois quando a pessoa deita as secreções escorrem pela parte de trás das fossas nasais, levando irritação para as vias áreas. Deste modo, a tosse potencializa.

Logo, durante o período do dia as tosses passam a diminuir chegando, praticamente, a serem inexistentes.

Causas da sinusite
Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Segredos do Mundo
Fonte: Alergoderme

As causas dessa doença podem variar entre bacterias, vírus, fungos ou alergias. Com isso, existe alguns fatores que são bm conhecidos e frequentes no desencandeamento da sinusite. Eles são choques térmicos, sobetudo, poeira e cheiros ativos, ou seja, fortes.

Outros responsáveis pela doença são a exposição a certos tipos de produtos químicos ou até mesmo transformações nos seios nasais ou na estrutura. Em casos mais raros, é causada por tumores.

Fatores que podem aumentá-la
Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Segredos do Mundo
Fonte: VIX

Os fatores que podem prejudicar ainda mais a sinusite são basicamente, alergias ou doenças alergicas como a rinite ou asma, pólipos nasais, que são tecidos que se formam na área nasal podendo interferir nos tubos de secreções nasais, são um perigo também as reações alérgicas.

São outros agravantes, o desvio de septo que é o não alinhamento das paredes nasais, traumas na face, infecções respiratórias, doenças que afetam a imunidade como a AIDS, células do sitema imunológico, que podem causar inflamções no seio nasal.

Inclusive alterações de altitude como voar ou mergulhar. O tabagismo também pode ser um agravante.

Como tratá-la
Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Segredos do Mundo
Fonte: Dra. Keilla Freitas

Acima de tudo é preciso saber que o mais importante é diluir as secreções, para assim sairem com facilidade. Por tanto as dicas serão voltadas para esse objetivo.

O primeiro passo é beber muita água, beba pelo menos 2L por dia. Dessa forma ajuda na diluição da secreção. Inclusive, goteje no nariz 2 a 3 gotas de solução salina ao longo do dia, por muitas vezes. Essa solução é caseira e fácil de fazê-la.

Você irá precisar de 1L de água fervida, nessa água você irá acrescentar 1 colher de sopa (20g) de açúcar e, também, uma colher de café de sal (3,5g). Misture, espere esfriar e pingue no nariz.

Faça bastante inalações com solução salina, pode ser também com soro fisiológico ou até mesmo água quente. Pois o vapor ajuda na dessolução das secreções.

Evite o ar condicionado, pois ele seca a secreção e espalha bacterias, ou seja, elementos infecciosos, que podem prejudicar ainda mais. Outra dica boa é você inclinar a cabeça para trás, pois ajuda na saída das secreções.

Caso os sintomas persistirem você deverá buscar um médico.

Rinite x Sinusite
Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Sinusite - O que é? Quais sintomas? Como tratá-la?

Segredos do Mundo
Fonte: ASSEBRASP

A diferença é bem simplea: a rinite, basicamente, ataca apenas o nariz. A sinusite, por outro lado, prejudica os seios nasais, que é toda a área ao redor do nariz.

Gostou de saber um pouco mais sobre a sinusite? Confira também Síndrome de Burnout – O que é, causas, principais sintomas e tratamento

Fonte: Minha vida, Drauzio Varella, BVS – Biblioteca Virtual em Saúde

Fonte imagem de destaque: Dephosit Photos

Essa matéria Sinusite, o que é? Sintomas, tipos, causas, tratamento, diferenças da rinite foi criada pelo site Segredos do Mundo.