Segredos do Mundo Tangram, o que é? Origem e como montar o quebra-cabeça chinês

Tangram, o que é? Origem e como montar o quebra-cabeça chinês

Os tangrams são os mais populares de todos os quebra-cabeças da China. Ele é composto por sete formas planas conhecidas como "tans". Essa matéria Tangram, o que é? Origem e como montar o quebra-cabeça chinês foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Certamente, o tangram é mais famoso de todos os quebra-cabeças chineses. A história sobre sua origem possui muitas versões. A principal delas é que ele foi inventado na China, durante a Dinastia Song por um mestre vidreiro que foi contratado para construir um painel de vidro para o palácio real.

Este painel era significativo não só por ser a primeira janela do palácio real, mas também por ser um quadrado perfeito, minunciosamente trabalhado pelas mãos hábeis do mestre. Transportar a vidraça foi uma grande responsabilidade, como tal ela foi envolvida em camadas protetoras das melhores sedas, couro e tela, supostamente garantindo a chegada das vidraças intactas ao palácio.

Assim, o artesão viajou levando o painel cuidadosamente para o glorioso palácio real. Depois de muitos dias de viagem, o artesão finalmente chegou à beira de uma montanha, e já conseguiu avistar o castelo a uma certa distância. Todavia, a medida que ele se aproximava seu foco diminuiu por um instante.

Enquanto olhava para longe admirando o castelo, ele não percebeu uma rocha, sobre a qual tropeçou e caiu. Antes que o artesão percebesse, a vidraça embrulhada estilhaçou no chão. Preocupado, ele desembrulhou o painel com urgência, descobrindo, para seu espanto, que o vidro havia se quebrado magicamente em 7 pedaços. Havia um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos.

Tangram ou Tábuas das sete sabedorias

Fonte: Pinterest

Então, o sábio tentou encaixar as peças de volta no formato do quadrado original. No início, ele fez um retângulo. Em seguida, ele apresentou um paralelogramo. Finalmente, depois de muitas tentativas, ele conseguiu encaixar as peças no quadrado perfeito. Como resultado, ele percebeu a quantidade infinita de combinações e formas interessantes que poderiam ser feitas organizando as peças.

Ao chegar ao palácio, o sábio entregou a vidraça, mas não como a peça quadrada perfeita que havia sido encomendada, mas sim utilizou os cacos de vidro, e suas infinitas possibilidades, para ilustrar sua jornada.

O rei ficou tão surpreso com a criação e passou os dias seguintes tentando montar o vidro de volta em um quadrado perfeito, sem nunca colocar o painel como a primeira janela de seu castelo. Logo o quebra-cabeça foi reproduzido em madeira, plástico e metal e se espalhou por todo o país, e batizado como as ‘tábuas das sete sabedorias’ ou ‘tábuas das sete sutilezas’. Ademais, sua popularidade cresceu até ser conhecido como o quebra-cabeça mais popular do país.

Como o tangram se popularizou?

Fonte: Pinterest

Como lido acima, o quebra-cabeça tangram originou-se na China e foi levado para a Europa e América por meio de navios mercantes durante o início do século XIX. No entanto, ele começou a ganhar popularidade durante a Primeira Guerra Mundial. Este quebra-cabeça tangram desafia adultos e crianças, a organizar peças de formas múltiplas, e formar uma única figura. Portanto, as formas do tangram consiste em vários tamanhos de triângulos, quadrados e paralelogramos.

Além disso, as figuras feitas a partir dessas peças podem ser geométricas, como um quadrado ou triângulo, ou algo mais representativo, como animais, objetos ou pessoas. Desse modo, existem infinitas figuras diferentes que podem ser feitas a partir dessas peças, bem como várias maneiras diferentes de interagir com essas formas.

Peças e formatos geométricos

Fonte: Pinterest

As sete peças do tangram sempre têm as mesmas formas, mas o quebra-cabeça pode ser feito de qualquer tamanho. As formas são:

2 triângulos grandes 1 triângulo médio 2 triângulos pequenos 1 quadrado 1 paralelogramo

O objetivo do jogo é pegar as formas e encaixá-las para formar imagens ou silhuetas específicas.

Regras do jogo

Fonte: Pinterest

Como todos os jogos e quebra-cabeças, existem algumas regras que você deve seguir. Portanto, as regras do jogo do tangram chinês são:

Para resolver cada quebra-cabeça, você deve usar todas as sete formas; Cada forma deve tocar pelo menos uma outra forma; As formas não devem se sobrepor As peças devem formar necessariamente uma imagem ou figura conhecida.

Como fazer um tangram?

Um tangram pode ser feito de papelão grosso, E.V.A, cartolina, madeira e muito mais, a escolha é sua. Você precisa de uma folha quadrada do material que escolher para usar, de tamanho 12 x 12 cm, um marcador e uma tesoura. Este é apenas um dos padrões para impressão, pois existem várias maneiras de criar um tangram:

Fonte: Pinterest

Outros modelos de tangram:

Fonte: Clipartmax Modelo 1 Fonte: Clipartmax Molde 2 Fonte: Clipartmax Fonte: Clipartmax Molde 3 Fonte: Clipartmax Molde 4 Fonte: Clipartmax

Então, curtiu saber a história do Tangram? Pois, você também vai gostar de: Jogo da Velha – Origem e como jogar o jogo de estratégia secular

Fontes: Leiturinha, Quindim, Brasil Escola, Primeira página

Fotos: Pinterest, Clipartmax

Essa matéria Tangram, o que é? Origem e como montar o quebra-cabeça chinês foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas