Segredos do Mundo Tremores no corpo – Causas, tipos, sintomas e como tratar

Tremores no corpo – Causas, tipos, sintomas e como tratar

Os tremores no corpo podem ter inúmeras causas, desde estado emocional, bebidas e medicamentos, até mesmo doenças neurológicas. Essa matéria Tremores no corpo – Causas, tipos, sintomas e como tratar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame (NINDS), tremores no corpo ou distúrbios do movimento, são contrações musculares rítmicas involuntárias e repetitivas.

Ou seja, é um distúrbio de movimento comum no corpo, que leva a movimentos agitados em algumas áreas do corpo. Como nas mãos, braços, pernas, cabeça e tronco, em casos mais avançados, também causam tremores nas cordas vocais.

Geralmente, os tremores no corpo são mais comuns em adultos de meia idade e idosos, tanto em homens, quanto em mulheres. No entanto, há a possibilidade de ocorrer em qualquer idade.

Dependendo da causa, os tremores podem ser esporádicos ou constantes. Basicamente, os tremores no corpo não são fatais, porém, podem se tornar um empecilho na hora de realizar atividades diárias, por mais simples que sejam.

O que são?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Dr. Victor Barbosa

Os tremores no corpo são contrações musculares, que podem variar de grau e intensidade, dependendo da causa. Como resultado, os tremores causam a sensação de estar balançando ou chocalhando partes do corpo.

Sendo que, nas mãos são mais frequentes do outras partes do corpo.

Entre os sintomas dos tremores estão, tremor rítmico nas mãos, nos braços, nas pernas, na cabeça e no trinco.

Ademais, apresenta voz trêmula, dificuldade de realizar atividades diárias como, desenhar, escrever, segurar copo ou xícara, talheres, etc.

No entanto, nem todos os tremores são causados por doenças neurológicas, ou seja, podem ocorrer como resultado de alguma situação estressante.

Ou até mesmo, como resultado de algum efeito colateral de medicamentos.

Causas e sintomas dos tremores no corpo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Hcor

Os tremores são causados quando há algum problema afetando a parte do cérebro responsável pelo controle dos movimentos.

Inúmeras podem ser as causas dos tremores no corpo, desde a mais simples, como frio, que causa a contração dos músculos para se aquecer, resultando no corpo trêmulo.

Ou tremores causados por momentos de estresse ou ansiedade, consumir bebidas estimulantes de forma exagerada, além do uso de certos tipos de medicamentos ou drogas.

Igualmente, pode ser causado por abuso ou abstinência de álcool, falta de açúcar no sangue, envenenamento por mercúrio, tireoide hiperativa, insuficiência hepática ou renal, pânico. Nesses casos, os tremores são definidos como tremor fisiológico exacerbado, que não é considerado como uma doença.

Por fim, tremores no corpo causados por doenças neurológicas ou musculares como, esclerose múltipla, derrame, traumatismo craniano, AVC, doenças neurodegenerativas, por exemplo, a doença de Parkinson e tumor cerebral.

Despendendo da causa, pode desencadear outros sintomas como, desequilíbrio, rigidez dos músculos e lentidão dos movimentos.

No entanto, para um melhor diagnóstico da causa dos tremores, há a necessidade de uma avaliação médica com um neurologista. Onde irá analisar as características do tremor, e assim chegar à verdadeira causa e possível tratamento.

Classificação dos tremores no corpo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: SOS Parkinson

Os tremores podem ser classificados como:

De Repouso- ocorre quando o músculo está relaxado ou em repouso, comum em casos de doença de Parkinson. De Ação- a maiorias dos tremores são considerados como de ação. Postural- ocorre quando se mantém uma posição que desafia a gravidade. Cinético- ocorre em qualquer tipo de movimento involuntário. Intenção- ocorre durante um movimento proposital como, levar a mão aos olhos. Específico da tarefa- ocorre quando tarefas como escrever ou falar. Isométrico- ocorre quando há uma contração voluntária, sem que aja movimento.

Tipos de tremores no corpo

Tremor Essencial

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Hcor

É o tipo de tremor mais comum, geralmente percebido quando a pessoa está executando alguma tarefa como, escrever ou levantar objetos. Onde nem sempre está relacionado á doença, e sua causa pode ser hereditária.

O tremor essencial pode ser detectado tanto em mulheres jovens, quanto em idosos. Embora possa afetar várias partes do corpo, ocorre principalmente nas mãos. No entanto, o tremor essencial acontece quando se assume uma determinada posição ou quando se finaliza um movimento, por exemplo, exercício físico.

Tremor Psicogênico

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Conexão saúde

O tremor psicogênico é mais complexo, e pode resultar de algum estresse emocional como, trauma, perda, depressão, ansiedade ou pânico. E como característica, o tremor pode ocorrer estando em repouso ou em movimento.

Nesse caso, o tremor pode variar de intensidade e periodicidade, o que vai depender do estado emocional da pessoa. Portanto, nem sempre medicação é indicada, sendo a psicoterapia mais indicada.

Tremor Cerebelar

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Jornal de Brasília

No caso do tremor cerebelar, ocorre quando há lesões nos núcleos cerebelares, sendo que, o tremor ocorre no lado do corpo onde houve a lesão.

Diferentemente do psicogênico, o cerebelar só ocorre quando se realiza um movimento do corpo. E é considerado como grave, pois afeta a forma como a pessoa anda, a fala e os movimentos oculares.

Portanto, o tremor cerebelar pode ser resultado de doenças como, AVC, tumor cerebral, esclerose múltipla, além da degeneração de células nervosas no cerebelo.

Tremor Distônico

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Diário do litoral

É considerado como um tremor mais raro, causado quando há distonia (distúrbio que causa contrações involuntárias e movimentos repetitivos e hiperativos).

O tremor distônico, é um distúrbio do movimento, que está associado à postura corporal, devido a câimbras ou espasmo muscular. Apesar de sua similaridade com o tremor essencial, o distônico ocorre com maior frequência na cabeça, sem movimentar braços e mãos, mesmo estando em repouso.

É um tremor que tende a ser lento, porém pode ser associado à dor, com movimentos de torção e deformidades articulares.

Doença de Parkinson

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Hospital Santa Mônica

No caso da doença de Parkinson, os tremores podem ser graves, pois os sintomas tendem a piorar com o tempo, o que o torna debilitante. Apesar de afetar principalmente as mãos, o tremor pode afetar a cabeça, o tronco, a mandíbula e os lábios.

É um tremor assimétrico, de repouso, que causam lentidão e rigidez dos músculos.

Contudo, não é um tipo de tremor exclusivo do mal de Parkinson. Também pode ser causado por paralisia supranuclear progressiva e atrofia de múltiplos sistemas, porém, nesses casos, os tremores no corpo são simétricos e menos proeminentes.

Como tratar tremores no corpo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Alto Astral

Um diagnóstico correto é essencial para a eficácia de seu tratamento. Afinal, o tratamento pode variar de acordo com a classificação, causa ou tipo de tremor. Portanto, se o tremor for intenso, prejudicar atividades rotineiras, e permanecer por um período maior de tempo, procure orientação médica.

Para isso, uma consulta com um neurologista especialista em distúrbios do movimento, é primordial. Portanto o exame será feito com base no histórico médico do paciente, através de exame físico e neurológico.

Embora nem todos os tipos de tremores possuam cura, há medicamentos que ajudam a controlar os sintomas.

Segundo o Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame (NINDS), pesquisas estão sendo realizadas para entender melhor as funções cerebrais que causam o tremor.

Por fim, identificar os fatores genéticos que tornam as pessoas mais suscetíveis ao distúrbio, e assim desenvolver opções de tratamento mais eficazes.

Então, se você gostou do nosso post, veja também: Você já teve tremores nos olhos? Descubra o que significam.

Fontes: NINDS, Minha vida, Tua saúde

Imagens: Dr. Victor Barbosa, Hcor, SOS Parkinson, Alto astral, Conexão saúde, Jornal de Brasília, Diário do litoral, Hospital Santa Mônica, Dra. Tissiane Haes, Dr. William Rezende

Essa matéria Tremores no corpo – Causas, tipos, sintomas e como tratar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas