Segredos do Mundo Vício em séries – Consequências do distúrbio e como lidar com o problema

Vício em séries – Consequências do distúrbio e como lidar com o problema

Especialistas em saúde alertam que assistir excessivamente à séries e programas de TV pode resultar no desenvolvimento de várias doenças. Essa matéria Vício em séries – Consequências do distúrbio e como lidar com o problema foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Atualmente, os serviços de streaming são uma máquina global e serviço obrigatório para milhões de pessoas em todo o mundo que preferem ficar em casa e assistir seu programa de TV ou filme favorito no conforto de sua casa. Mas quando esse hábito se torna um vício em séries, isso pode ser um grande problema.

Antes de saber quais malefícios a saúde essa compulsão pode causar, precisamos entender o que significa ‘estar viciado’. Para esclarecer, vício é a “incapacidade psicológica e física de parar de consumir um produto químico, droga, atividade ou substância, mesmo que esteja causando danos psicológicos e físicos”.

A partir dessa definição, podemos perceber que, por um lado, o vício é mais do que apenas um hábito. Ou seja, o vício torna suas vítimas psicológica e fisicamente incapazes de parar de realizar uma determinada atividade compulsivamente. Além disso, também vemos que o vício se estende além das substâncias, o que significa que atividades e ações também podem ser viciantes, como ver séries em excesso.

O que o vício em séries pode causar?

Os efeitos do vício em séries sobre a saúde mental são numerosos. Alguns deles incluem:

Qualidade reduzida do sono

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Pelo menos um estudo descobriu que pessoas que assistem compulsivamente têm mais insônia e má qualidade do sono. Biologicamente, estas pesquisas descobriram que a luz brilhante das telas, especialmente no espectro azul, imita a luz do dia. Portanto, a exposição a esse tipo de luz antes de dormir, pode atrapalhar seu ritmo circadiano, dificultando o sono. Como resultado, essa interrupção do sono pode afetar a saúde mental.

Por outro lado, especialistas descobriram que um déficit crônico de sono pode prejudicar as faculdades mentais, como atenção, memória de trabalho e regulação emocional. Além disso, em longo prazo, a insônia tem sido associada a um risco maior de depressão grave e transtornos de ansiedade.

Aumento do risco de AVC e doenças cardíacas devido ao sedentarismo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O vício em séries também pode desencadear problemas de coração e até mesmo Acidente Vascular Cerebral (AVC), devido à condição sedentária do indivíduo. Ou seja, cada hora que você passa assistindo TV é uma hora que você não gasta fazendo outra coisa, e isso afeta tanto a saúde física como a saúde mental. Ficar sentado demais – e muitas vezes comendo – aumenta o risco de obesidade e doenças relacionadas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.

Efeitos mentais e físicos, como depressão, insônia, ansiedade e obesidade

Vício em séries pode ser mais grave que você pensa

Vício em séries pode ser mais grave que você pensa

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Como o vício em séries é um fenômeno relativamente novo, ou seja, que cresceu muito nos últimos 10 anos ou mais, não houve muitas pesquisas sobre como isso afeta a saúde mental. No entanto, as pesquisas existentes apontam um correlação entre o vício em séries, depressão e solidão. Ademais, outros estudos encontraram efeitos negativos, incluindo aumento da fadiga, distúrbios do humor e insônia. Todavia, existem diversas outras razões para acreditar que o vício em séries pode afetar negativamente a saúde mental.

Declínio cognitivo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Algumas pesquisas apontam que assistir TV em excesso pode levar a um cérebro mais alerta, mas menos focado. Assistir à televisão é estressante, e o estresse também está associado a deficiências cognitivas, segundo especialistas. Além disso, ficar horas vendo vários episódios de séries por dia também pode ocupar um tempo que poderia ser gasto em outras atividades cognitivamente benéficas, como jogos de tabuleiro e leitura, por exemplo.

O que fazer para tratar o vício em séries?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Algumas dicas podem ajudá-lo a parar de assistir TV excessivamente e recuperar o controle do seu tempo, como:

Limite o tempo que você passa assistindo TV. Tente definir uma rotina para se manter disciplinado ou definir um determinado dia da semana para assistir a um determinado programa; Use seus programas favoritos para relaxar depois de concluir uma tarefa exaustiva ou após um dia de trabalho estressante; Assista um episódio por vez, isto é, evite maratonar séries completas em um único dia. Alguns estudos demonstraram que a frustração após o final de um seriado pode causar momentos de tristeza e solidão; Evite usar aplicativos de streaming em seus dispositivos móveis;
Dedique o tempo que você gastaria vendo séries para praticar exercícios físicos e outras atividades esportivas.

Se curtiu este artigo, não deixe de ler também: 4 formas científicas para deixar de amar alguém

Fontes: Vix, El País, Catraca Livre, Comunicare

Fotos: Pexels

Essa matéria Vício em séries – Consequências do distúrbio e como lidar com o problema foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas