Segredos do Mundo Vulcão mais antigo do mundo – Descoberto e onde está localizado

Vulcão mais antigo do mundo – Descoberto e onde está localizado

Foi descoberto por geólogos brasileiros, que o vulcão mais antigo do mundo está no Brasil. Sendo que a estrutura geológica data de 1,9 bilhões de anos. Essa matéria Vulcão mais antigo do mundo – Descoberto e onde está localizado foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Muitas pessoas não sabem, mas o vulcão mais antigo do mundo está localizado no Brasil, mais precisamente no Amazonas. Além disso, foi nomeado como Vulcão Amazonas e foi descoberto no ano de 2002, possuindo 22 km de diâmetro. De acordo com especialista, a estrutura geológica possui 1,9 bilhões de anos, sendo que foi ativo num passado remoto. Mas, atualmente os riscos de voltar à ativa são praticamente nulos.

Portanto, ao contrário do que era ensinado nas escolas, o Brasil possui sim um vulcão adormecido, na verdade, dois vulcões camuflados. Recentemente, geólogos encontraram um possível vulcão em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Porém, ainda estão analisando para confirmar se trata ou não de um vulcão, apesar de que muitos especialistas já o tratam como se fosse. Inclusive, já foi nomeado como Vulcão Nova Iguaçu.

Por fim, atualmente existem em torno de 550 vulcões ativos no mundo todo, onde o maior deles está localizado no Havaí. Chamado de Mauna Loa, a estrutura geológica mede cerca de 5,2 mil km² de extensão e é monitorado constantemente pelo Observatório Havaiano. Ademais, sua última erupção foi em 11 de março de 1984. No entanto, para a sorte dos brasileiros, o vulcão mais antigo do mundo não corre o risco de voltar a ativa.

O que são vulcões

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Medium

Os vulcões são estruturas geológicas constituídas por massa de rocha fundida. Que devido às altas temperaturas em seu interior são criados quando o magma, gases e partículas quentes escapam para a superfície, causando as erupções vulcânicas. Por exemplo, o vulcão mais antigo do mundo, que apesar de inativo, já foi responsável por erupções poderosas. Apesar de ser um evento natural, muitas vezes as erupções causam muita destruição, por isso, é motivo de preocupação para inúmeros territórios ao redor do mundo. No entanto, a lava das erupções também podem ser benéficas para o solo. Pois ao entrar em contato com a superfície fria, a lava quente se solidifica, formando novas rochas conhecidas como basalto.

Quando foi descoberto vulcão mais antigo do mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Le blog do Perol

Em 2002, os geólogos da Universidade de São Paulo (USP), descobriram a existência de um vulcão quando realizavam pesquisas de campo na Amazônia. Enquanto procuravam por resquícios de mineral entre os rios Tapajós e Jamanxim. Pois, é um trabalho que apesar de difícil acesso e exaustivo, segue sem interrupções desde 1990.

De acordo com os geólogos, em um passado geologicamente distante, havia muitos vulcões ativos no território brasileiro, inclusive o considerado como o vulcão mais antigo do mundo. Localizado na região norte do país, o vulcão Amazonas foi confirmado como o primeiro no Brasil. Ademais, é datado de 1,9 bilhões de anos atrás e seu cone já chegou a medir 400 metros de altura no auge de suas erupções. Atualmente, possui uma cratera de aproximadamente 22 km de diâmetro.

Localização do vulcão mais antigo do mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Portal no Amazonas

O vulcão mais antigo do mundo está localizado entre os rios Jamanxin e Tapajós, cuja região é conhecida como Uatumã, sendo que a cidade mais próxima é Itaituba, no Pará. No entanto, a estrutura geológica do vulcão Amazonas se estendia sobre o Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, até a Venezuela e Suriname.

Ademais, se trata de uma região formada por rochas vulcânicas, local que serviu de palco para grandes erupções vulcânicas no passado. Que viviam em constantes erupções. Atualmente, os geólogos garantem que não há chances do vulcão Amazonas voltar à ativa.

Outro possível vulcão?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Reddit

De acordo com especialistas, há uma real possibilidade de que haja outra estrutura geológica adormecida no Brasil, além do vulcão mais antigo do mundo. Dessa forma, ainda estão sendo avaliadas na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, evidências de composição de rocha vulcânica presente no solo da região. Apesar de ainda não ter sido confirmado e reconhecido cientificamente como um vulcão, muitos especialistas já consideram o vulcão Nova Iguaçu como tal.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Krakatoa – História do vulcão que destruiu uma ilha na Indonésia.

Fontes: Fala Rio, O Povo, Fatos Desconhecidos

Imagens: Suporte Geográfico, Medium, Le blog do Perol, Reddit

Essa matéria Vulcão mais antigo do mundo – Descoberto e onde está localizado foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas