Segredos do Mundo Xixi escuro – Como identificar, sintomas, causas e tratamentos

Xixi escuro – Como identificar, sintomas, causas e tratamentos

A urina consiste principalmente em resíduos filtrados pelos rins. Por isso, a cor do xixi pode dizer muito sobre sua saúde. Essa matéria Xixi escuro – Como identificar, sintomas, causas e tratamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Você sabia que toda vez que você faz xixi, a urina fornece pistas importantes sobre sua saúde geral? Para esclarecer, a urina é o resíduo líquido do seu corpo, principalmente constituído por água, mas também inclui sal e produtos químicos como ureia e ácido úrico. Na maioria das situações, a cor depende da diluição do pigmento de urocromo. Este pigmento é produzido quando decompõe a hemoglobina.

Como resultado, a urina normal é límpida e tem cor geralmente amarela. A cor do xixi, entretanto, pode variar quando certos tipos de alimentos são consumidos ou quando certos medicamentos são tomados. Ou seja, algumas substâncias que podem deixar o xixi escuro são caroteno, corantes alimentares, beterraba, amoras, laxantes, bem como vitaminas do complexo B e certos tipos de remédios.

Além disso, a urina também pode parecer mais escura quando há sangramento, que pode ocorrer devido a várias causas como por exemplo, infecções, pedras, câncer, trauma, doenças renais, entre outras. Dessa forma, se houver presença de uma infecção do trato urinário, a urina também pode ficar turva e o xixi pode parecer mais escuro. A icterícia, que é caracterizada por níveis anormalmente elevados de bilirrubina na corrente sanguínea, é causada por doenças do fígado ou obstruções ao fluxo do pigmento biliar, como por exemplo doenças do pâncreas, doenças dos dutos biliares ou a presença de pedras. Como resultado, essa condição de saúde também pode estar associada ao escurecimento da urina.

Sintomas que podem acompanhar o xixi escuro

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A urina escurecida pode acompanhar outros sintomas que afetam o sistema urinário, incluindo:

Urina com sangue Urina turva Dificuldade para urinar e retenção urinária Urina com cheiro forte Micção frequente que geralmente produz apenas uma pequena quantidade de urina Dor intensa abdominal, pélvica ou lombar Hematomas Diarreia Febre e calafrios Perda de apetite Mal-estar Náusea Vômitos Fezes pálidas Perda de peso Amarelamento da pele e da parte branca dos olhos

O que a cor da urina diz sobre sua saúde?

Xixi sem cor ou urina transparente

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Xixi claro ou transparente significa que você está bebendo muita água. Aliás, claro que isso não parece um sinal ruim, porém cortar a ingestão de líquidos também reduzirá o número de idas ao banheiro.

Urina turva ou espumosa

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Mudanças na consistência do líquido, inclusive se estiver turvo ou espumoso, podem ser um sinal de infecção do trato urinário, bem como excesso de certos minerais, um sintoma de uma doença crônica ou um sinal de doença renal. Por outro lado, se a secreção for turva com espuma ou bolhas, pode ser um sintoma de doença de Chron ou diverticulite. Em alguns casos, também é um sinal de desidratação.

Urina amarelo claro ou dourada

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A urina em tons de amarelo claro a dourado indica que tudo está saudável. Desse modo, é muito importante prestar atenção regularmente à sua micção para ver qual é a sua cor normal, inclusive, para que você possa saber quando ela está com coloração diferente.

Xixi amarelo brilhante

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A urina amarela brilhante é inofensiva à saúde, e é apenas um sinal de que você está tomando mais vitaminas do que o necessário.

Urina marrom

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A cor marrom ao urinar pode significar que você tem desidratação grave ou um problema de fígado. Se você tem câncer de pele com melanoma, seu corpo pode estar adicionando pigmento de pele em circulação que está se transformando em resíduos líquidos. Além disso, a urina marrom pode ser mal interpretada como um vermelho muito escuro, o que pode ser causado por sangue. A coloração marrom também pode ser causada pelo grande consumo de certas substâncias como caroteno e certos tipos de medicamentos.

Urina vermelha

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A urina vermelha ou rosa pode significar que você tem sangue na urina (hematúria) ou pode ser um sinal de doença renal, infecção do trato urinário, tumores ou um problema de próstata. Por outro lado, também pode ser causada por comer mirtilos, beterrabas, ou ainda ser resultado de atividades pesadas e extenuantes.

Xixi laranja

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Xixi laranja pode significar que você está desidratado e precisa de água. Também pode significar que você pode ter um problema de fígado ou na vesícula biliar, por exemplo. Além disso, alimentos como cenoura e certos medicamentos também podem tornar a urina laranja.

Xixi na cor verde ou azul

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Uma coloração verde ou azulada na urina não é muito comum. Isto é, pode ser causada por uma doença genética rara ou uma bactéria que causa uma infecção do trato urinário.

Urina roxa

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Roxo é a única cor que apresenta uma síndrome com o seu nome, síndrome da bolsa de urina roxa. Isso ocorre em casos raros ao usar um cateter urinário, ou ainda, quando o paciente também tem uma infecção do trato urinário coexistente.

Exames e diagnóstico

Além de solicitar um histórico médico completo e realizar um exame físico, seu médico pode recomendar certos testes de diagnóstico, incluindo:

Urinálise: exame de urina para procurar glóbulos vermelhos, níveis elevados de proteína e minerais excretados na urina que podem indicar problemas renais ou do trato urinário. Nesse sentido, ainda é provável que uma amostra de sua urina seja examinada em busca de bactérias que causam infecções.

Exames de sangue: certos exames de sangue medem o nível de creatinina e nitrogênio ureico no sangue, ou seja, produtos residuais que se acumulam na corrente sanguínea quando os rins estão danificados e não são filtrados adequadamente. Assim, o médico também pode verificar uma amostra de sangue para verificar se há níveis elevados de enzimas hepáticas e doenças como diabetes.

Tratamento para o xixi escuro

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Se a causa do xixi escuro for comida, bebida ou medicamento, a urina escura normalmente não é uma grande preocupação, pois ela voltará à sua cor normal quando esses produtos deixarem de ser consumidos. Em casos mais graves de infecção ou outro problema de saúde, será necessário um tratamento mais longo com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos por exemplo.

Logo, para aqueles que estão passando por desidratação severa, deverá ser feita uma terapia de reidratação. Para esclarecer, este é um processo em que o indivíduo receberá sais de reidratação oral ou fluidos e eletrólitos prescritos pelo médico.

Por fim, se a sua urina escura for um sinal de preocupação, especialmente se houver outros sintomas presentes, procure atendimento médico imediatamente. Em conclusão, o mais importante é procurar investigar o quanto antes as causas, para não ter complicações graves de saúde.

Então, que saber mais sobre este assunto? Pois, leia a seguir: Mau cheiro na urina: 8 fatores que podem explicar o problema

Fontes: Metrópoles, TuaSaúde, Imeb

Fotos: Pinterest

Essa matéria Xixi escuro – Como identificar, sintomas, causas e tratamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas